Que os brasileiros são um povo muito empreendedor você já deve saber, com um a cada três pessoas no país com desejo de abrir o próprio negócio, segundo dados do Sebrae. Assim, imaginando que você seja uma dessas pessoas querendo ser o próprio patrão e investir em um empreendimento com grandes potenciais de sucesso trouxemos este conteúdo focado no mercado de franquias.
Com as inúmeras vantagens garantidas diretamente pelo modelo de negócio, as franquias saem na frente como melhores investimentos em comparação com a criação de um negócio “tradicional” do zero. Uma operação já testada e validada pelo mercado, devemos considerar aqui que uma franquia trata-se de um negócio que já sofreu diversas melhorias e foi aperfeiçoado ao longo do tempo de forma a conquistar um público fixo e tornar-se, efetivamente, lucrativo.
Assim, com tudo isso já tendo ocorrido, o fato de ser replicado em outros locais torna-se ainda mais vantajoso para quem irá investir em cada negócio. Obviamente são considerados diversos fatores, com uma série de estudos de viabilidade e adaptações de acordo com local, público, e demais especificidades para garantir a padronização e sucesso da franquia.
As baixas taxas de mortalidade, principalmente nos primeiros anos, possibilidade de retorno do capital investido mais rápido, e alto potencial de mercado, embasado por dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), firmam o mercado de franquias a partir de suas entregas positivas ao longo dos últimos anos e perspectivas otimistas de futuro.
Então, se você está pensando em iniciar sua jornada empreendedora abrindo o próprio negócio ou mesmo em diversificar seus investimentos atuais com baixos riscos e grandes chances de sucesso, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre o mercado de franquias, uma opção estável, segura e promissora. Continue lendo e confira!
Conforme introduzimos anteriormente, ao optar por investir no mercado de franquias você sai com ótimos benefícios particulares ao modelo de negócio. Se considerarmos que ao abrir um negócio próprio é necessário realizar ações como desenvolvimento, aperfeiçoamento, validação e divulgação dos seus produtos ou serviços, conquistar o público-alvo para, então, conseguir fidelizá-los, as franquias disparam na frente com um público consumidor já predefinido, análise de mercado, técnicas já validadas e aprovadas.
Para além disso tudo, contar com o peso da marca já conhecida auxilia nesse processo e pode trazer ainda mais ganhos ao longo do tempo que o negócio se firma no segmento. Fatores dessa natureza são de grande importância para otimizar o tempo de retorno, que normalmente seria demandado para que um novo negócio “tradicional” ser criado, validado, conquistar os consumidores e assim gerar retorno financeiro.
Em geral, os contratos dentro do mercado de franquias preveem que o franqueador deverá ser responsável por todo um programa de capacitação para o franqueado e sua equipe, seja direcionado às questões práticas do negócio, como gestão, escolha do ponto, conduta e boas práticas no segmento, comunicação e marketing, especificações sobre o público, custos, lucros, questões comerciais, dentre outras.
Dessa forma, o empreendedor que está iniciando sua jornada investindo em uma franquia já vai estar muito melhor preparado quando ao mercado e suas particularidades, justamente pela oportunidade de estar munido de informações estratégicas fundamentais para o sucesso do empreendimento.
Tendo em vista a grande importância estratégica que é ter uma boa rede de fornecedores, dentro do mercado de franquias o empreendedor pode ter a chance de cortar as etapas de identificar, negociar e captar esses fornecedores justamente por receber também suporte nesse sentido da franqueadora.
Contando com uma lista confiável de fornecedores diversos e qualificados, esse desafio é superado sem grandes esforços, otimizando tempo e esforços do empreendedor e de sua equipe. Isso ocorre porque, na maior parte dos contratos, as franqueadoras possuem fornecedores homologados para atender as franquias e manter assim um padrão de qualidade.
Você sabe o que é Circular de Oferta de Franquia? Trata-se de um documento obrigatório fornecido pelo franqueador para aqueles que estão interessados em abrir uma franquia de sua marca, no caso, os possíveis franqueados, durante a negociação. Seu fornecimento é dado apenas para quem está em fases mais avançadas, prestes a fechar de fato, por demonstrarem interesse real e legítimo em comprar uma franquia da marca.
Mas, afinal, o que contém nesse documento? Bom, na COF é possível encontrar basicamente todas as regras do negócio que você estará querendo investir, tornando a sua leitura atenciosa, fundamental. Em um prazo mínimo de 10 dias você deverá analisar o documento e, a partir daí, prosseguir com a assinatura do contrato com o franqueador.
A Lei das Franquias é quem determina que os franqueadores tenham uma Circular de Oferta de Franquias (COF) com informações o mais detalhadas possíveis sobre deveres e contrapartidas tanto do franqueado quanto de si mesmo, enquanto franqueador. Então, é imprescindível exigir a COF, tirar dúvidas sempre que surgirem, avaliar o documento com calma e atenção.
Nós sabemos que, a princípio, pode parecer assustador e os receios podem atrapalhar o sonho de muitos empreendedores iniciantes. Por isso, esperamos que as informações aqui consigam esclarecer um pouco mais sobre o mercado de franquias e o potencial que esse segmento reserva para pessoas assim como você!Somos a franquia que mais cresce no interior do RS, conte conosco para realizar o seu sonho. Tire suas dúvidas sobre o processo e torne-se um de nossos franqueados!
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Ótimo conteúdo, penso em abrir uma franquia do meu curso bolos de sucesso!
Adorei!
Gratidão