Empreendendo

4 erros que impedem o crescimento da sua franquia

Na jornada empreendedora, a busca pelo sucesso é constante e nem sempre uma tarefa fácil. Em qualquer modelo de negócio ou mercado avaliar os caminhos que a empresa está seguindo e, especialmente, reconhecer erros que possam estar sendo cometidos pode ser determinante para reverter cenários rapidamente e aumentar as chances de uma gestão bem sucedida.

Alguns erros básicos podem ser reconhecidos rapidamente, outras falhas demoram um pouco mais para serem identificadas e podem precisar de uma visão externa e/ou de um especialista. Mas, de todo modo, você enquanto empreendedor precisa ficar sempre atento a alguns dos principais erros que acabam sendo comuns e impedem o crescimento da sua franquia. 

Pensando em te ajudar nessa missão fundamental, reunimos aqui alguns destes. Então, continue lendo e  confira!

  1. Falta de plano de negócios

Um dos maiores fatores citados como erros que contribuem com a estagnação de diversos negócios é a falta de um plano de negócios ou ter um que não foi feito adequadamente. Visto que o plano de negócios abrange pontos de grande relevância para todas as frentes da empresa, focar nele logo no começo é algo a ser prioridade número 1. 

Este documento indicará, dentre outras coisas, os objetivos gerais traçados, e com isso claro, será possível desenvolver uma trajetória que reflita, ao mesmo tempo, a atual situação da empresa e as metas traçadas pelo plano. Questões de investimento, gestão e contratação de funcionários, estrutura, fornecedores, dentre outras, são cruciais para o sucesso do negócio nos primeiros anos e depende muito de um plano de negócios bem produzido e dentro da realidade.

  1. Desorganização financeira

Sendo o planejamento financeiro um fator de grande importância nas nossas vidas de maneira geral, você já deve imaginar o impacto que isso tem em um negócio, não é mesmo? No caso de uma franquia, nosso enfoque aqui é essencial manter as finanças na ponta do lápis (ou na planilha, programa, onde preferir gerenciar os números) e revisar o planejamento financeiro sempre que necessário.

O controle das finanças da sua franquia deve ser observado e gerenciado a partir de várias vias a depender também do seu modelo de negócio, mas em geral são estes: caixa, vendas, estoque e notas fiscais. Conforme citamos rapidamente acima, documentar os números é importante e para isso você pode contar com programas ou até mesmo as nossas conhecidas planilhas, o que importa é manter os dados apurados para se obter a visão atual da situação financeira da franquia de forma realista. 

Essa relevância se reforça quando entendemos que uma desorganização financeira pode impactar amplamente na tomada de decisão e assim, embasar de forma equivocada as suas decisões comerciais futuras. Imagine se envolver em um empréstimo ou investimento sem ter uma visão total do balanço financeiro atual da franquia. Seria um desastre a médio prazo! Por isso, mantenha o controle financeiro eficiente e preciso, e quando necessário busque ajuda especializada para isso.

  1. Atendimento ruim ao cliente

A satisfação do cliente não é mais, e talvez nunca deveria ter sido considerado um “diferencial”, e sim um item essencial em qualquer negócio. Quando falamos em fatores que podem impedir o crescimento da franquia, infelizmente o atendimento ao cliente ainda é um dos grandes vilões, pois muitos negócios ainda não dão a devida atenção aos seus consumidores, especialmente, por ter uma certa confiança excessiva nos clientes já conhecerem a marca por meio da franqueadora.

Contudo, nós não podemos perder de vista o fato de que cada empreendedor franqueado é responsável por manter o padrão de qualidade da empresa franqueadora, e o atendimento ao cliente entra nesse fator padrão. Por isso, ao ser atendido pela sua franquia a experiência do consumidor deve ser tão boa quanto em qualquer outra franquia da mesma marca. Se isso não ocorrer pode ser um grande problema, levando a uma má reputação, perda de clientes, cancelamento de contratos de compra, prestação de serviços até mesmo, em casos extremos, chamar atenção da empresa franqueadora de forma negativa.

Por isso, manter o bom atendimento é um fator primordial na conquista e retenção de clientes, além de evitar problemas no crescimento da sua franquia, pois manter clientes satisfeitos significa ter defensores da marca e vender mais.

  1. Não investir em comunicação e marketing

Podemos costurar esse ponto com todos os anteriores, mas especialmente com o anterior sobre satisfação dos clientes. Afinal, se o produto/serviço é excelente e não atendermos bem os clientes isso será um problema, mas e se os clientes sequer souberem disso? Sem comunicação e divulgação adequada e/ou mal uso das diversas ferramentas, inclusive, facilitadas pela empresa franqueadora, o problema será ainda maior e representará uma grande ameaça ao crescimento da sua franquia.

A internet, certamente, é uma ferramenta poderosa para consulta dos consumidores e busca por informações diversas, não apenas para consumo direto. Por isso, é fundamental que as empresas não apenas enxerguem o potencial que o marketing, principalmente, digital traz para as vendas, como também para evidenciar a sua marca e a retenção de clientes localmente, visto que a percepção da marca de maneira geral, se deve muito ao trabalho da empresa franqueadora.

Quer saber mais sobre marketing em franquias? Continue aprendendo com a Hey Peppers!

Hey Peppers!

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