A leitura é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores e mais antigas ferramentas de aprendizagem. Seja no ensino tradicional, para os estudantes que buscam estar em constante aprendizado por conta própria ou independente do perfil, ler bons livros é de grande ajuda na aquisição de vocabulário e uma importante referência para aperfeiçoamento da escrita.
Contudo, se você já está minimamente familiarizado com o inglês, sabe que fazer isso em um outro idioma pode ser desafiador e até mesmo assustador, não é mesmo? Entendendo que incluir essa atividade como rotineira nos estudos do inglês pode ser determinante para acelerar e melhorar sua performance rumo à fluência, não dá para ignorar o desafio. Assim, com essa tão importante em mente, preparamos mais um conteúdo para te ajudar a dominar o idioma e começar imediatamente a ler em inglês. Continue lendo e confira!
É bastante comum que haja bastante dificuldade das pessoas entenderem qual o seu nível real de compreensão em inglês. Porém, para iniciar qualquer método de estudo é imprescindível descobrir o seu nível de domínio sobre as competências dentro do idioma. A dica aqui é importante para que você não se frustre ao sentir que não está compreendendo absolutamente nada em suas primeiras leituras em inglês. É óbvio que, a princípio, a compreensão não será total durante a leitura, mas ao saber seu nível, todas as expectativas estarão melhor alinhadas com os livros e os métodos escolhidos.
Caso você tenha contato com um professor de inglês ou alguém com um nível de compreensão avançado é possível pedir que essa pessoa faça uma breve avaliação. Há também a possibilidade de fazer um teste online, identificando em que grau estão os seus conhecimentos e vendo até onde sua compreensão textual pode chegar naquele momento.
Mesmo que você tenha o hábito da leitura em português, ler em inglês pode se tornar uma tarefa desgastante e mais complexa do que deveria se você não seguir boas técnicas de leitura. Isso se estende caso você já não seja um leitor muito assíduo em obras no idioma nativo, mas está buscando melhorias nesse sentido.
Nossa dica aqui reforça a importância da escolha de livros ou qualquer outro conteúdo escrito cujo tema realmente atraia o seu interesse. Isso acaba sendo básico, principalmente para aumentar sua motivação e não te fazer desistir no meio do processo por questões que sequer se relacionam com a gramática.
Além disso, busque conhecer e testar boas técnicas de leitura para entender quais fazem mais sentido e podem, de fato, te ajudar nesse processo. Hoje algumas das mais conhecidas são a skimming, scanning e a leitura em voz alta. Existem diversas informações sobre todas estas e várias outras disponíveis na web e recomendamos fortemente que você as conheça e busque adotá-las em sua rotina de leitura em inglês.
Aqui entra uma das dicas mais comuns e eficientes na hora de ler em inglês e melhorar essa competência. O hábito de fazer anotações deve se tornar uma atividade comum durante todos os tipos de leituras, não apenas as mais complexas. Isso porque podem surgir diversas dúvidas independente do tamanho ou tema do texto lido. Dessa forma, será possível consultar tudo no dicionário depois, sem interromper sua mente durante o momento da leitura em si.
A ideia é que você evite ao máximo interromper a leitura a todo momento para fazer isso. Porém, também não deixe de pesquisar sobre as palavras que você não conhece imediatamente após finalizar o parágrafo que está lendo ou um determinado ponto que conclua o raciocínio da leitura. Este pode ser um importante indicador que você pode (ou não) estar em uma leitura muito avançada para seu nível de compreensão, caso a atividade seja travada a todo momento por esse motivo.
Conforme destacamos constantemente aqui, a busca por obras que estão dentro da sua capacidade de compreensão é fundamental para garantir maior fluidez na leitura, motivação e aperfeiçoar de forma efetiva seu reading. Há, certamente, uma leitura que você quer muito fazer nesse momento, mas que, a depender do nível, só irá te atrapalhar pelas constantes dúvidas de compreensão geral.
Portanto, não pule etapas e comece pelo que pode te garantir uma boa leitura no momento atual, com um aprendizado gradual mas que funcione. Não há nenhum problema em iniciar com livros mais curtos e linguagem simples, você pode inclusive optar por extensões das obras para reforçar a compreensão, como audiobooks, etc.
Busque medir sua evolução colocando checkpoints com uma determinada frequência, e a medida que for progredindo, passe para conteúdos mais complexos, evitando ficar estagnado. Para te ajudar ainda mais nessa missão, confira agora alguns dos melhores livros para começar a ler em inglês!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…