Aprendendo

5 aplicativos para organizar sua rotina em home office

O atual cenário enfrentado no mundo inteiro tem testado cada vez mais a evolução tecnológica, nossa capacidade de adaptação, e muitos outros fatores. A pandemia do Coronavírus (COVID-19) possibilitou a um considerável número de pessoas a execução de suas atividades profissionais diretamente de sua casa. Um dos termos mais citados nas últimas semanas, o “home office” representa uma grande bênção para diversos negócios e profissionais, mas exige disciplina, organização, visto que o colaborador acaba sendo responsável por tudo que executa e entrega.

Segundo um levantamento recente do ibope, mostra que o número de pessoas trabalhando remotamente, seja parcialmente ou integralmente, teve crescimento nos últimos 3 anos e já representa 20% dos profissionais brasileiros.

Em pesquisa divulgada pela Valor Econômico em 2020, já dentro do cenário do COVID-19, mostrava que cerca de 43% das empresas já haviam adotado o home office, o que provavelmente aumentou gradativamente após a publicação, em virtude de novas medidas governamentais.

Com tudo isso, pesar prós e contras desse tipo de regime de trabalho remoto foi algo a ser feito rapidamente por empresas e colaboradores. Os locais da residência escolhidos para exercer a rotina em tempos de isolamento social foi apenas um dos diversos aspectos a serem adaptados por profissionais de vários segmentos. Com uma perspectiva de crescimento de 30% na atividade home office mesmo após o cenário atual de pandemia, toda ajuda para facilitar essa realidade é bem vinda.

Pensando no que pode fazer toda a diferença na sua rotina, separamos aqui alguns aplicativos de extrema valia para profissionais que estão neste momento em isolamento mas ainda mantendo a produtividade. Para controlar carga horária, entregas, manter a comunicação afiada, acessar arquivos remotamente, enfim… tudo isso pode ser facilmente possível graças às maravilhas tecnológicas. Por isso, continue lendo e confira cinco aplicativos para organizar sua rotina de home office!

#1 Trello

Já que falamos sobre manter a produtividade em tempos tão difíceis, é imprescindível ter controle sobre status de demandas e entregas. Com toda uma equipe trabalhando remotamente tudo isso pode ser um desafio, mas nada que a ferramenta Trello não consiga ajudar com eficácia total. A plataforma se trata de uma ferramenta totalmente colaborativa que permite a visualização de todos os projetos sendo executados ou a serem iniciados dentro de um projeto.

Vários status dentro do fluxo de trabalho podem ser adicionados ou excluídos de acordo com as necessidades da empresa ou do time. Com isso, o gestor pode organizar os projetos conforme o status em que eles estão, seja a serem feitos, em produção ou os já finalizados, padrões pré-definidos. Em cada card aberto para determinada tarefa é possível atribuir responsáveis, incluir links, arquivos anexos, data de entrega e diversos outros recursos. 

A interface é bastante intuitiva e dinâmica, e há quem compare com o Kanban e quem diga que, de fato, é baseado no método, devido à configuração de um quadro com cartões dentro de colunas. Além de ser uma ferramenta gratuita, o Trello oferece muitos recursos de personalização e integração com o Google Chrome, o Gmail e o Google Calendar. Um dos recursos mais úteis é que caso sua conexão com a internet caia, a ferramenta continua funcionando e depois sincroniza quando você se conectar novamente. É compatível com IOS e Android, caso queira fazer download para smartphone.

#2 Microsoft Teams

Plataforma unificada de comunicação e colaboração o “Teams” combina os recursos de bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração destes arquivos) e integração de aplicativos no local de trabalho. Tudo isso dentro da suíte da Microsoft integrado ao pacote de produtividade Office 365 com extensões que podem ser integradas a produtos que não são da gigante de Bill Gates.

A solução é um dos aplicativos mais cotados para organizar a rotina de empresas com regime home office, especialmente por sua excelência na comunicação em tempo real de todos os funcionários. O Teams viabiliza também possui integração com o calendário do Office para facilitar o agendamento de compromissos. Além de sua versão online, há um aplicativo para download em smartphones. 

#3 Google Hangouts Meet

Ao utilizar os serviços do Google através do pacote G Suite as empresas e profissionais têm à disposição a ferramenta Hangouts Meet. Este é um popular aplicativo para reuniões online cujo grande diferencial é o fato de suportar até 250 usuários simultâneos. Em geral, 100 pessoas poderiam se conectar por vez, mas devido ao atual contexto, a empresa decidiu liberar gratuitamente esse recurso de expansão para todos os usuários até o dia 1º de julho. 

Outra vantagem da plataforma é o fato de ela suportar até 100 mil espectadores por canal, extremamente útil para grandes reuniões ou apresentações para um número grande de pessoas. As reuniões/conferências podem ser feitas por meio do app em dispositivos mobile ou em desktops/notebooks. O aplicativo está disponível tanto para o Android quanto para o sistema IOS, por isso, não há restrição entre os usuários desses dois sistemas e já é um dos mais aplicativos mais utilizados para organizar a rotina home office. 

É uma opção gratuita para que os profissionais otimizem a comunicação e acompanhamento de demandas por meio de reuniões periódicas. A plataforma possibilita ainda a conexão da sua conta do Google Voice para integrar chamadas telefônicas, SMS e correio de voz. 

#4 Evernote

Conhecido como uma das soluções de produtividade mais utilizadas do mercado, o Evernote possui um considerável número de opções para organizar sua rotina em home office. A ferramenta reúne funções para a criação de notas, lembretes e gerenciamento documentos, sejam eles arquivos de texto, imagens ou demais conteúdos da web.

Todas as informações e documentos são centralizados e armazenados em uma só conta do aplicativo, o que também também permite manter tudo sincronizado em todos os seus dispositivos, sendo possível acessá-los de onde estiver. Apesar de concorrer diretamente com nomes de peso como o Google Keep e o Microsoft OneNote, a ferramenta permanece como a melhor opção por seus recursos e vantagens não encontradas nos demais aplicativos. 

O app está disponível em todos os sistemas operacionais mais utilizados, como Windows, Mac, Linux, Android, iOS e Windows Phone. Além disso, o software continua funcionando offline, em caso de desconexão com a internet, e sincroniza suas anotações com a nuvem logo que a conexão for restabelecida.

#5 DropBox e Google Drive (dica dupla!)

Quem nunca precisou de um local para armazenar arquivos com uma boa capacidade e segurança? Isso mesmo, todos nós! E com a rotina home office a demanda por essas soluções só cresce, em virtude da necessidade de acesso à arquivos comuns às equipes e organizações também crescer. 

Assim, soluções amplamente conhecidas por profissionais e estudantes como o DropBox e o Google Drive já são uma realidade muito mais presente atualmente. As ferramentas permitem que qualquer pessoa faça uma conta e coloque os seus arquivos, documentos e imagens em nuvem, dispensando assim o uso de memórias físicas, como HDs e Pen Drives.

Contando com total garantia contra ataque de vírus e perdas de dados, os backups constantes e altíssima segurança em rede são um dos principais diferenciais de soluções como estas para organizar uma rotina home office. Com a interface estruturada em pastas, a localização é facilitada, tornando tudo mais intuitivo ao usuário, independente se o acesso é de um computador, de um tablet ou até smartphone. 

No caso da ferramenta DropBox são disponibilizados 2GB de memória gratuitamente. Já no Google Drive o número aumenta para 15GB gratuitos, a serem utilizados como o usuário quiser. Após ultrapassados os limites, é possível pagar para ter mais espaço. As soluções também permitem funcionalidades específicas como o envio de um link, para que o destinatário possa baixar o arquivo em seu computador ou celular.

As ferramentas são diversas e surgem novas funcionalidades diariamente. O importante é não perder a produtividade e manter uma rotina saudável mesmo no atual contexto, certo? Vamos seguir nessa corrente de dicas produtivas? Confira mais um super conteúdo e conheça 5 dicas de como estimular sua criatividade!

Hey Peppers!

View Comments

Recent Posts

Hey Peppers! celebra o Pride Month promovendo uma educação inclusiva e respeitosa

Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…

1 ano ago

Hey Peppers! realiza visitas pedagógicas nas unidades dos três estados do sul do Brasil

O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…

1 ano ago

Convenção celebra 10 anos da marca Hey Peppers! com presença do renomado palestrante Marcos Piangers

A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…

1 ano ago

Hey Peppers! participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de Congresso Internacional de Vendas em Porto Alegre

As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de evento da Associação Brasileira de Fraschising

A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…

1 ano ago