Certamente você já deve ter assistido filmes ou seriados norte-americanos em que os personagens estão celebrando um feriado chamado: Dia de Ação de Graças, ou para os avançadíssimos no inglês: Thanksgiving. A data, que é celebrada nos EUA e Canadá, é uma parte de grande importância historicamente e também culturalmente para esses dois países.
Se você assim como nós é viciado em filmes e séries, mas também quer aquela forcinha para praticar o english vendo uma produção bacana, reunimos aqui 5 filmes de Ação de Graças para você comemorar a data, que é HOJE!
O Dia de Ação de Graças que foi declarado feriado nacional nos EUA em 1939 pelo presidente Roosevelt, é, em geral, comemorado na última quinta-feira de Novembro. Tudo começou em 1620 a partir de uma típica comemoração dos imigrantes ingleses da farta colheita em Plymouth, Massachusetts.
Durante a festa os imigrantes convidaram os índios nativos americanos para celebrar junto com eles, e também dividir os alimentos. A partir disso, a data tornou-se um grande símbolo da gratidão e da solidariedade que abre a temporada de festas de fim de ano, por estar há poucas semanas do Natal e do Ano Novo.
A data é celebrada como uma ceia de Natal, onde as pessoas optam por estar em família ou amigos próximos, desfrutando de uma grande refeição caseira. As semelhanças com o Natal seguem com a tradição de alguns aproveitarem a data também para participar de projetos de caridade e ajudar os menos afortunados.
Conhecemos amplamente a tradição do Thanksgiving a partir da visão norte-americana graças à hegemonia do cinema do país ser nosso grande referencial. Porém, no Canadá, onde também é celebrado, o Dia de Ação de Graças é bastante ligado às tradições europeias de festejar as boas colheitas após um inverno rigoroso.
A data no país da Maple Leaf, é comemorado em uma data diferente, normalmente na segunda-feira da segunda semana de Outubro. As celebrações são similares às que ocorrem na terra do Uncle Sam, voltadas para a família e agradecimentos.
Alguns desses ponto são muito claros para nós por meio dos diversos filmes que abordam essa temática. Quem não consegue citar um filme ou episódio de seriado onde os personagens estão em volta de uma farta mesa, ou preparando o jantar de Thanksgiving?
Para aumentar ainda mais seu repertório, confira nossa lista esperta de filmes de Ação de Graças para se sentir um verdadeiro norte-americano comendo peru com a família toda! (Ps: Está permitido dar risada de algumas das traduções dos nomes). Você vai perceber que selecionamos algumas indicações um pouco “antigonas”, mas sem soar saudosista, de excelente qualidade dentro de seus gêneros.
A maior parte dos itens dessa lista saíram de uma super lista publicada pela Forbes de melhores filmes de ação de graças. Então, pedimos que não julguem o filme pelo ano de lançamento e se joga nas produções sem medo!
Este talvez seja um dos filmes de ação de graças mais “vovôs” citados aqui. Trata-se de uma típica comédia americana para te fazer dar boas risadas com a temática. A tradução livre do título, que seria algo como “Aviões, trens e automóveis”, passa longe disso e no Brasil chega como “Antes Só do que Mal Acompanhado”, em referência ao roteiro.
A história mostra uma série de desventuras de três dias de Neal Page e Del Griffith (protagonistas) – que juntos tentam fazer com que Neal chegue em casa, em Chicago, de Nova York. A saga se dá para que o personagem consiga acompanhar o Dia de Ação de Graças com sua família.
Porém, o que não se esperava é que eles fosse enfrentar diversas confusões, tendo em vista que o personagem Del Griffith fará da viagem um verdadeiro inferno, quando Neal descobre que o vôo está atrasado e, posteriormente, que sua passagem de primeira classe foi transferida por engano para a classe turística, e assim é obrigado a aturar um super “pain in the ass”.
A situação vai piorando cada vez mais ao descobrir que uma tempestade de neve impede que o avião aterrisse em Chicago, e termina por pousar em uma pequena cidade do Kansas. Sem saber se haverá um novo vôo capaz de levá-lo a tempo para Chicago, Neal decide ir à cidade através de outro meio de transporte. Griffith se oferece para acompanhá-lo e, juntos, iniciam uma maratona repleta de problemas.
Steve Martin e John Candy, que vivem essa história maluca são dirigidos por John Hughes em uma comédia que traz uma pitada de emoção e irritação na medida.
Nessa famosa comédia com uma pitada de drama, a história é sobre uma mãe solteira e pintora que trabalha em um museu de Chicago, que é informada pelo seu chefe que foi demitida por falta de verbas. Na ocasião Sua filha de 16 anos lhe comunica que vai dormir com a família do namorado durante o feriado do Dia de Ação de Graças e assim inicia o drama da personagem vivida por Holly Hunter.
Com tudo isso acontecendo e querendo evitar a solidão no feriado, ela pega um avião (mesmo com medo de voar e com certa aversão às celebrações familiares) para se encontrar com a sua família em Baltimore. Seus medos de desentendimentos e situações desagradáveis com a família não são as únicas coisas com que a protagonista têm que lidar e a história se desenrola a partir disso.
Dirigido pela superstar de Hollywood Jodie Foster, a história é leve e conta com comédia, romance e drama nas devidas proporções com um super elenco, incluindo as super Geraldine Chaplin e Anne Bancroft, Charles Durning e mais!
Este que é um dos filmes de ação de graças mais citados nas listas dos melhores, narra a história de uma família que passa por diversas problemáticas na época do feriado Thanksgiving. Apesar de seu lançamento ter sido em 1997, a história ocorre em 1973 em New Canaan, Connecticut, quando pais da família Hood, a beira da desintegração, vivem experiências com sexo casual, enquanto seu filho mais velho está atraído por uma colega, e a caçula, sem que os adultos saibam, se envolveu em “jogos” com dois vizinhos.
Na trama, Benjamin (Kevin Kline) não está se relacionado bem com Elena (Joan Allen), sua esposa, e tem um caso Janey Carver (Sigourney Weaver), sua vizinha e amiga íntima da família. Enquanto isto Paul (Tobey Maguire), o filho do casal, sente-se atraído por uma colega de colégio (Katie Holmes), e sua irmã Wendy (Christina Ricci) é bem mais precoce que seus pais imaginam e na sua necessidade de carinho e afeição descobriu “jogos”, que pratica com Mikey (Elijah Wood) e Sandy Carver (Adam Hann-Byrd), os filhos de Janey, a vizinha.
Paralelamente os adultos criaram o “jogos das chaves”, onde os homens colocam as chaves do carro em um pote e as mulheres sorteiam uma delas e vão para casa com o dono das chaves. Até que numa noite extremamente fria, que é a noite de ação de graças, os membros da família Hood terão suas vidas marcadas de diversas formas.
O filme, dirigido por Ang Lee, conta com Kevin Kline, Joan Allen e Sigourney Weavy no elenco dessa super produção que, garantimos, vale a pena conferir!
Quem não viu o premiado ator, produtor, roteirista e cineasta norte-americano Al Pacino como Michael Corleone na trilogia ‘O Poderoso Chefão’ ou Tony Montana em ‘Scarface’, deveria se fazer o enorme favor e ir conferir. Começamos com essa indicação “bônus” para indicar mais um filme de ação de graças, dessa vez com a super interpretação de Al Pacino.
O ator vive o Coronel Frank Slade, um ex-militar aposentado por invalidez devido a ter ficado cego, protagonista da produção.O personagem é considerado bastante difícil de conviver e, apesar disso, sua sobrinha contrata Charlie Simms (Chris O’Donnell), um jovem acompanhante para cuidar dele no dia de ação de graças. Com isso, Charlie aceita o trabalho para poder pagar por uma viagem de volta pra casa no Natal. Contudo, eles não contavam com a ideia de Frank em passar o dia em Nova York, que decide que viverá um final de semana inesquecível antes de morrer.
Seus planos são bem claros: visitar sua família, comer em bons restaurantes, dormir com uma bela mulher e, depois de tudo, cometer suicídio. O filme acompanha os dois durante esse fim de semana, quando situações emocionantes os ensinam sobre os relacionamentos e significados da vida.
Durante a viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, e acaba construindo um importante laço que vai sendo construído entre eles, mas que ressalta ainda mais a interpretação impecável de Al Pacino. Com direção de Martin Brest, é um drama imperdível para quem ama cenas icônicas e interpretações inesquecíveis.
Nessa que é nossa última indicação (mas não menos importante) de filme de ação de graças, a história gira em torno de uma mulher ambiciosa e advogada. Claudia, interpretada por Daphne Zuniga, é uma verdadeira workaholic que sonha mais do que qualquer coisa se tornar sócia do escritório de advocacia em que trabalha.
Para conseguir seu objetivo ela colocou todos os âmbitos de sua vida em segundo plano. Porém, quando uma misteriosa mulher, vivida por Faye Dunaway, usa um pouco de magia para ajudar Claudia perceber que ela está perdida e dá a ela uma importante dose de realidade.
A magia, basicamente, têm o efeito de trocar sua vida com a da personagem Gina,e assim passa a viver uma vida totalmente diferente: mãe de duas crianças, ajudante do treinador de futebol do filho, ativista na causa pela proteção de uma árvore do bairro, esposa de Bill e ajudante na peça de teatro de ação de graças. Para voltar à sua vida verdadeira terá que primeiro se encaixar na vida em que foi colocada, com estranhos.
Quando a protagonista vai aos poucos percebendo o que que está deixando de viver com sua família, tenta consertar as coisas. Com direção de Neill Fearnley, toda essa trama torna essa comédia dramática um filme de bastante reflexão e leveza para ajudar as pessoas a perceberem a importância da família.
O que achou das nossas indicações? Tem mais algum filmão de thanksgiving para indicar? Comenta aqui para nós, ou já vai reunindo a família, os amigos e a pipoca para aproveitar a celebração!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…
View Comments