Para os amantes da língua inglesa que também são cinéfilos aprender um novo idioma através da sétima arte já não é novidade, certo? Quem carrega uma paixão pela linguagem audiovisual, sejam filmes, seriados, etc, sabe que estas podem representar maneiras muito eficazes de complementar os aprendizados de língua inglesa.
Aprender inglês por meio de filmes traz diversas vantagens para além do simples entretenimento ou o puro caráter educativo. Contudo, não basta apenas escolher qualquer título em inglês e dar o play. Muita calma! Assim como aprender um novo idioma não é algo que acontece da noite para o dia, todas as práticas que prometem ajudar nesse processo devem ser devidamente avaliadas e seguidas da melhor forma possível.
Para que os ganhos sejam integrais utilizando filmes para aprender inglês, enriquecer o vocabulário, melhoria na compreensão oral e todo os demais aspectos devem ser observados a partir do prisma metodológico. Mas você sabe quais as principais vantagens práticas de utilizar filmes no aprendizado de um novo idioma? Continue lendo e confira!
Ou seja, não basta ser excelente apenas lendo ou ouvindo se você não se sente seguro para formar sentenças ou escrever algo. É comum que ao ouvir um nativo falar em algum filme a compreensão não seja total, afinal você ainda está aprendendendo. Mas então por que é importante utilizar devidamente os filmes para aprender inglês e desenvolver as habilidades?
A compreensão é uma das maiores competências treinadas de forma específica ao assistir filmes em inglês, justamente devido ao contato direto com o idioma partindo de nativos. Quando você passa horas ouvindo atentando diálogos de nativos, é o estímulo ideal para que seus ouvidos se “habituem” a escutar o idioma, no caso, o inglês daquela forma particular.
Daí a importância de escolher bem as produções com linguagem simples, cotidiana e que estejam alinhadas com o seu nível atual. Ensinar ao cérebro a processar essas informações a partir do contato frequente com o idioma é uma das dicas mais valiosas e principais ganhos que os filmes podem trazer. Aproveite!
Com isso, ela se acostuma com o ritmo da língua, com a pronúncia das palavras e com as contrações que as pessoas fazem no dia a dia. Aos poucos, ouvir aquela língua pode se tornar mais natural e o estudante pode começar a perceber o sentido das frases com mais facilidade.
Travar na hora de falar, é certamente, uma das reclamações mais comuns em estudantes de idiomas. Quando falamos em aprender inglês com filmes surge a dúvida de como isso poderia ajudar na hora de conversar no idioma. O processo para desenvolver o speaking, de fato, não é tão rápido quanto gostaríamos e exige bastante empenho e desenvolvimento de outras competências no paralelo.
Porém, para destravar e conseguir uma comunicação fluida é imprescindível que você seja capaz de localizar as palavras certas organizá-las no momento e pronunciar corretamente, a partir da estrutura gramatical correta. Quando você se vê em contato com filmes, a mente passa a ser estimulada dentro desse processo. Se sua atenção nos diálogos e até mesmo legendas (em inglês) estiver dobrado, seu cérebro conseguirá assimilar melhor expressões e frases completas para que isso seja utilizado corretamente em situações semelhantes.
Lançado em 2010 e contando com direção de Tom Hooper, é uma produção que conta a história do Príncipe Albert da Inglaterra antes de ascender ao trono como Rei George VI. Sua trajetória tem como principal enfoque uma dificuldade na fala e o esforço para ultrapassar essa barreira para conseguir imprimir autoridade e tranquilidade na comunicação.
Com a trama inteira girando em torno dessa preparação para um discurso, você vai ter contato com um inglês predominantemente formal e rebuscado. Mas poderá aproveitar a oportunidade para conhecer um vocabulário diferente do cotidiano, diversas dicas sobre pontuação adequada na fala e estruturação das frases.
Essa é uma daquelas produções emocionantes e inspiradoras! Lançado em 2017 no Brasil, com direção de Stephen Chboskya, apesar de um roteiro que aborda um tema sério fazendo todo jus ao gênero drama, o filme pode ser uma excelente opção para aprender inglês. O filme conta a história de um garoto que nasceu e vive com uma deformidade facial, mesmo tendo enfrentado cerca de 27 cirurgias plásticas para sua condição com apenas 10 anos.
A trama se desenrola a partir da chegada do momento em que ele começa a frequentar uma escola pela primeira vez e com isso precisa de adequar a uma nova realidade, lidar com outras crianças e as dificuldades da socialização. Especialmente por conter uma predominância de personagens principais infantis, a produção, assim como outras com essa característica, acompanha uma linguagem mais simples, o que facilita consideravelmente a compreensão dos diálogos e absorção do vocabulário.
Um dos clássicos da animação moderna, lançado em 2003 com direção de Andrew Stanton, esta é certamente uma das indicações com uma chance de quase cem por cento de você já ter assistido antes. Mas nossa proposta é, reveja em inglês e relembre a infância enquanto aprende mais do idioma!
A famosa busca feita por Marlin pelo seu filho, o peixinho Nemo que ao ignorar os conselhos de seu pai superprotetor é capturado por um mergulhador é o foco da história. Com o envolvimento de outros personagens muito carismáticos, como a Dory, o roteiro vai ganhando nuances de aventura, um leve drama, mas sem perder o bom humor e leveza. Excelente para captar vocabulário simples e comum em situações do cotidiano.
Um dos filmes mais queridos e famosos dos anos 2000, com direção de Gary Winick, nossa dica agora traz uma história cheia de surpresas, romance, drama, um toque cômico e tudo que se tem direito! Afinal, esse clássico das comédias românticas é uma das opções mais indicadas para treinar o inglês não a toa. Por ser tão famoso, assim como nossa indicação anterior, caso você já tenha tido contato prévio com a produção, irá ter mais facilidade em mudar o idioma.
O filme mostra a trajetória de uma menina de 13 anos, que cansada de sua vida de adolescente e todos os limites impostos deseja se transformar em uma mulher de 30 anos, e tem o pedido atendido do dia para a noite. As coisas começam a ir na direção oposta do que ela imaginava que fosse ser adulta e aí toda a trama se desenvolve.
Campeão no coração dos fãs dos filmes da “Sessão da Tarde”, essa produção inspirada em um livro homônimo do autor John Grogan, foi lançada em 2008 no país e foi dirigido por David Frankel. A história dos recém-casados John e Jenny Grogan se mudam de Michigan para a Flórida, e lá adotam o labrador Marley, certamente já fez muitas pessoas de várias idades se emocionarem.
O roteiro foca no crescimento e na vida do travesso Marley, todas as peripécias e felicidades transmitidas para a família através da presença do amigo de quatro patas. Considerado uma excelente alternativa para ajudar a aperfeiçoar as competências em inglês especialmente por ser uma história conhecida do público geral e por sua linguagem não ser complexa.Quer continuar aprendendo inglês sem sair do sofá? Então, confira aqui nossas dicas com 8 séries disponíveis na netflix para aprender inglês!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…
View Comments