Empreendendo

5 Ideias de negócio para tocar sozinho

Conhecido como um dos países mais empreendedores do mundo, o Brasil acumula uma grande quantidade de pessoas que sonham em iniciar a jornada empreendedora e tornar-se donos do seu próprio negócio. Os motivos são diversos, seja por necessidade, vontade de trabalhar com o que gosta, de fato, mas independente da razão nem sempre as coisas acontecem conforme o idealizado pelo empreendedor iniciante. 

O principal ponto de pensamento comum entre quem começa a empreender hoje no país é a expectativa de construir um negócio de sucesso. Contudo, ainda há uma ideia muito difundida no universo empreendedor que os mais bem sucedidos empreendedores não se importam em correr riscos, como se fosse parte da “receita” do sucesso mergulhar em investimentos arriscados no começo. 

Na realidade, nesse contexto falamos frequentemente em “riscos calculados”, sabendo disso não podemos acabar ignorando a realidade empreendedora como um todo. O que acontece, de fato, é um mindset adquirido com o tempo por empreendedores ao longo da jornada, que os auxilia amplamente no controle de ansiedade e a lidar melhor com o que determinados riscos representam para que sentimentos negativos não atrapalhem nos negócios.

Antes de escolher em que ramo de negócio atuar, é fundamental pensar em preferências, gostos e até nas suas características mais marcantes. Quando você pensa no que mais predomina no seu comportamento, no que te provoca entusiasmo ou que faz de melhor vai ser possível impulsionar sua atitude empreendedora dentro do seu perfil e no segmento que escolher. Muitas vezes o negócio escolhe o empreendedor e não o contrário.

Pensando em te ajudar a entender melhor essa questão e apresentar algumas alternativas de negócios para tocar sozinho, produzimos este conteúdo. Então, continue lendo e confira!

1. Consultoria ou coaching

Se você se considera especialista em uma área dentro da sua formação e/ou atuação profissional, é justamente a sua experiência e conhecimento que será transformada em negócio. Quando falamos de coaching, área que se tornou tão popular no Brasil nos últimos anos, focamos na oferta de um tipo particular de consultoria. Nesse modelo, as pessoas buscam esse serviço para desenvolver determinadas competências e aprimorar a forma com que lidam com os desafios cotidianos, sejam pessoais ou profissionais, por exemplo. 

O serviço de coaching possui um peso maior no mercado por ser necessário, além da expertise na área em que você já tem conhecimento, ter uma formação em coaching para exercer a atividade. Para um bom começo, pense bem no modelo de negócio que você crê ter maior potencial, busque auxílio especializado para isso, se necessário e para toda a parcela burocrática de abertura de CNPJ ou MEI, se for o caso.

2. Cuidador/Passeador de pets

Considerados verdadeiros membros das famílias das pessoas, os pets como cães e gatos hoje tem uma variedade de soluções focadas neles num mercado cada vez mais movimentado. Assim, investir no segmento de produtos e serviços para os animais de estimação é outra excelente opção para empreender sozinho. 

São inúmeras as oportunidades nesse segmento, seja de alimentação (rações, petiscos, etc), higiene e beleza, serviços de adestramento, hotéis até coisas bem mais simples como simplesmente passear. Criando uma estrutura adequada para bem atender os bichinhos é possível empreender na sua própria casa ou apenas se deslocando até o cliente. 

3. Alimentação saudável

Apesar de tantas mudanças no mercado, o segmento de alimentação saudável segue como um dos mais lucrativos e entra sem dúvidas em nossa lista de negócios de baixo risco para investir. Há uma importante tendência no país de revisar os hábitos de consumo em vários aspectos da vida, mas sempre com enfoque na preocupação com o impacto ambiental e social das escolhas do cotidiano. 

De acordo com estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), cerca de oito em cada dez brasileiros afirmam se esforçarem para ter uma alimentação mais saudável, e 71% dos participantes da pesquisa destacaram a preferência por produtos mais saudáveis e disposição por pagar um valor mais elevado para esse tipo de consumo, padrão dentro do segmento.

Com uma expectativa de crescimento de 3% ao ano até final deste ano a aposta é pra lá de promissora e relevante dentro do universo empreendedor. Sendo uma demanda contínua e crescente, negócios dentro desse mercado tendem a apresentar baixo risco. Algumas das principais possibilidades de investimento têm enfoque no mercado fitness, para intolerantes (lactose, glúten, etc), vegetarianos/veganos, dentre várias outras… Seja cozinhando por conta própria, gerenciando uma franquia do segmento em home office as possibilidades vão variar muito com suas expectativas e recursos.

4. Aplicativos

Quase tudo que fazemos hoje envolve nosso smartphone, nosso companheiro fiel que ajuda a otimizar atividades, organizar a vida e em muitas outras funções, especialmente graças aos aplicativos móveis. Você já sabe como os aplicativos se tornaram úteis para o dia a dia atual, mas e se fosse possível empreender nesse mercado?

Se você tem conhecimentos básicos de desenvolvimento, tem vontade de aprender mais sobre ou já vem estudando, pode ser uma alternativa interessante e promissora. Por incrível que pareça, hoje também já existem ferramentas que permitem a criação de vários tipos de apps até mesmo por quem não é especialista em programação. 

Não precisamos nem destacar o quanto você poderia contribuir para colocar no mercado soluções úteis, além do que este tipo de negócio deixa sempre o leque de possibilidades aberto. Existem aplicativos de todos os tipos, para praticamente todos os nichos e permitindo inovações em termos de produtividade, interação, entretenimento, qualidade de vida e inúmeras outras.

Assim, destacamos aqui a importância de observar mercados de interesse em busca de brechas, após isso, encontrar uma solução relevante para um público em especial, desenvolver a sua ideia e mergulhar de cabeça no mundo dos aplicativos.

5. Artesanatos

A ideia do empreendedorismo individual cresce cada vez mais a cada dia, especialmente em decorrência da necessidade em momentos de crise. Nesse contexto, surgem também mais negócios colaborativos, preocupados com conceitos como economia criativa e consumo consciente e pessoas cansadas do que é industrializado e massificado. Assim, abre-se uma janela para empreender utilizando o artesanato.

Uma atividade vista como muito prazerosa por quem pratica como hobby, em situações de necessidade acaba virando rapidamente uma possibilidade de negócio. Com a busca por artigos personalizados, feitos à mão, aumentando e o setor se reinventando após esses dois últimos anos de dificuldade, destacamos aqui essa alternativa como interessante para quem tem afinidade com o segmento e já acredita que possa aprimorar as habilidades dentro de um negócio próprio.

O que vale é usar a imaginação e pensar em contextos que façam sentido atacar, como lembrancinhas para batizados, chás revelação ou de bebê, casamentos, aniversários, presentes personalizados, objetos de decoração, etc. Tudo depende do que você acredita que consiga e teria disposição para criar, oferecendo alternativas pré-prontas ou um serviço cem por cento sob encomenda.Quer conhecer mais sobre pequenos negócios lucrativos para investir em 2022? Confira nosso conteúdo sobre o tema e aposte no seu sonho!

Hey Peppers!

Recent Posts

Hey Peppers! celebra o Pride Month promovendo uma educação inclusiva e respeitosa

Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…

1 ano ago

Hey Peppers! realiza visitas pedagógicas nas unidades dos três estados do sul do Brasil

O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…

1 ano ago

Convenção celebra 10 anos da marca Hey Peppers! com presença do renomado palestrante Marcos Piangers

A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…

1 ano ago

Hey Peppers! participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de Congresso Internacional de Vendas em Porto Alegre

As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de evento da Associação Brasileira de Fraschising

A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…

1 ano ago