Imaginamos que nosso conteúdo esteja chegando até você em um momento em que a vontade empreender está batendo na sua porta. Empreender tem sido, de fato, uma atividade muito buscada por diversas pessoas por razões variadas. Contudo, o empreendedorismo apresenta diariamente novos desafios na mesma medida em que parece vir com tendências promissoras para os próximos anos.
Pensando no que poderemos ter como tendências para o ano que vem, sobretudo após todo esse cenário atípico que vivemos em 2020, que produzimos este conteúdo. Com mudanças cada vez mais aceleradas e obstáculos diversos ao longo da jornada, o empreendedor deve estar sempre buscando acompanhar o ritmo dos mercados existentes e as potencialidades de novos.
Com tantas tendências surgindo diariamente, para você que está planejando o seu 2021 e está, de alguma forma, otimista para entregar valor e inovação na jornada empreendedora, continue lendo e confira essas super tendências para empreender em 2021.
É uma realidade que o comércio on-line tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Para além de vendas em redes sociais, apps menores ou de grandes marcas ou e-commerces falamos aqui no sentido abrangente do potencial de utilização do ambiente digital para os negócios. Com a ascensão de novas tecnologias específicas, o empreendedorismo digital faz crescer startup como as “techs focadas em preencher lacunas deixadas por soluções “convencionais”.
Além disso, vale a pena ficar de olho no mercado dos infoprodutos que também não para de se diversificar, com direito à eBooks de diversos temas, cursos on-line, e outras soluções que conseguem ter uma escalabilidade grande quando espalhadas na rede. Seu caráter promissor enquanto tendência vem do baixo custo de produção e também divulgação.
Há uma importante tendência no país de revisar os hábitos de consumo em vários aspectos da vida, mas sempre com enfoque na preocupação com o impacto ambiental e social das escolhas do cotidiano. Quando o assunto é a adoção de um lifestyle mais natural, seja no grupo dos vegetarianos, veganos ou em quem busca alternativas para consumo cruelty free, o Laboratório de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP) comprova a aposta evidenciando que o mercado dos cosméticos naturais já cresce de 8 e 25% ao ano no mundo todo.
Mais reforço vem do segmento de alimentação saudável, embasados por levantamentos como o divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), apontando que oito em cada dez brasileiros afirmam se esforçarem para ter uma alimentação mais saudável. Além disso, 71% dos entrevistados na pesquisa destacaram a preferência por produtos mais saudáveis, e que pagariam um valor mais elevado para esse tipo de consumo.
Com o setor de produtos saudáveis movimentando cerca de R$ 92,5 bilhões no país, e uma expectativa de crescimento de 3% ao ano até 2022 já está mais do que claro que essa tendência deve ser observada de perto pelos empreendedores.
Essa tendência vem da busca dos consumidores cada vez maior pela sensação de pessoalidade trazida por soluções personalizadas e de nicho. Cervejas e cafés artesanais, com crescimentos significativos nos últimos anos nos apresentam também ao conceito de “círculo de consumo local”.
A proposta destaca o apoio aos pequenos comerciantes e os empreendedores mais próximos à comunidade com uma mentalidade de incentivo motivado pela conveniência da proximidade e atendimento. Assim, podemos ter claramente o mercado artesanal como tendência de mercado para empreender nos próximos anos, principalmente pela exclusividade.
Não poderia faltar nesta lista de tendências de mercado para 2021 o que todos os empreendedores já estão cansados de saber: invistam em apps e não deixem de ficar atentos às tecnologias disruptivas. Com todas as facilidades e possibilidades promovidas pelos aplicativos, a adoção de um app nos negócios acabou se tornando uma tarefa cada vez mais comum em diversos segmentos.
Quando pensamos em disrupção logo nos vem à mente Nubank, Airbnb, Netflix, Uber, dentre outros, justamente por quebrarem uma cadeia e oferecerem soluções fora da caixa tradicional. Contudo, é possível pensar nessa tendência sem ir tão longe nessas gigantes, basta apenas observar o conceito a partir da inovação dentro da forma como seu mercado funciona hoje.
De Internet das Coisas, Inteligência Artificial chatbots à busca por voz aplicada aos mecanismos de busca, a disrupção e o uso de apps já vêm mostrando o potencial há bastante tempo. Não deixe de conferir mais a respeito e inove!
Considerada uma das apostas mais segura para empreendedores de diversos perfis e também dos mais novos aos experientes, as franquias ganham um lugar especial na lista de tendências de mercado para empreender em 2021 e esse lugar é recorrente. Graças aos padrões estabelecidos previamente no modelo, o franqueado consegue investir com confiabilidade e muito mais garantias.
Dados coletados nos últimos anos pela Associação Brasileira de Franchising mostram que o mercado de franquias está em ascensão e sempre em perspectiva de aumento. Assim, firma-se praticamente como um dos pilares da nossa economia injetando lucro e ânimo no empreendedorismo nacional.
Um dos principais destaques que justificam isso é o fato da franquia ser, sem ´dúvidas, uma excelente opção para abrir um negócio utilizando uma marca já conhecida e validada no mercado. Como todos os mercado, existem riscos mas nesses casos há uma grande redução nas possibilidades e margem de erros. O importante suporte da marca franqueadora, utilizar um nome consolidado, contar já com um público já firmado e potencial bem mapeado reiteram a importância de ficar de olho nessa tendência.
Se você já se interessa pelo modelo de franquias confira mais sobre as vantagens de ser um franqueado Hey Peppers e faça parte de uma das instituições que mais crescem no RS!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…
View Comments
Ótimo artigo, muito bom saber dessas tendência do mercado para esse ano.