Ao longo do cotidiano existem diversas situações em que entender e se expressar em inglês pode causar grande ansiedade e até inseguranças. Mesmo no caso de quem já possui um bom nível de proficiência no idioma, a experiência em contextos como um processo seletivo feito totalmente em inglês costumava ser um cenário de grande estresse e receio.
Se você já passou por algum processo seletivo ou por entrevistas de emprego, já sabe que falar inglês já é um pré-requisito básico para alcançar boas posições no mercado. Entrevistas de emprego normalmente são processos formais em que a impressão que o entrevistador terá de você pesará bastante. Ou seja, para além de um bom currículo com qualificações e experiências alinhadas com a vaga, é fundamental passar uma boa imagem na entrevista e mostrar que você é a melhor escolha para a posição.
Não por acaso, muitas empresas já estão colocando o domínio do inglês como diferencial forte para cargos de destaque, e em alguns casos o idioma é determinante para a admissão. Nesse contexto, percebemos que a demanda no mercado de trabalho é uma realidade muito mais próxima do que imaginamos e por isso torna-se cada vez mais importante investir em uma boa preparação.
Há algumas dicas específicas quando falamos em processos seletivos em português, contudo quando o cenário é uma entrevista de emprego em inglês, as inseguranças podem mudar. Podemos resumir grande parte do sucesso em: preparação e transparência, seja você mesmo, mantenha a segurança das informações que deseja passar e procure organizar bem as idéias na hora de compartilhar toda a sua experiência e conhecimento.
Quer saber como se dar bem numa entrevista? Aqui, compilamos algumas das principais perguntas realizadas por recrutadores nas entrevistas de emprego em inglês para te ajudar na preparação. Continue lendo e confira!
É imprescindível lembrar que existem dois assuntos específicos em que as entrevistas de emprego vão girar sobre: você (o candidato entrevistado) e eles (a empresa contratante). É de se esperar que o entrevistador questione coisas sobre a empresa em si ou sobre seu segmento de atuação, checando se você fez o dever de casa e está interessado na vaga ou se é só mais um que está atirando para todos os lados só para ocupar uma vaga qualquer.
Esta dica pode parecer bem óbvia e complexa de seguir ao mesmo tempo. Contudo, não utilizar muitos clichês pode ser um importante diferencial para chamar atenção do recrutador de primeira e te destacar dos demais candidatos. Nada de expressões comuns que não comunicam nada, como “I work very hard” (Eu trabalho duro) ou “I am a good team player” (Sou bom trabalhando em equipe). Imagine ser um recrutador e ouvir as mesmas frases em todas as entrevistas. Como diferenciar quem contratar?
Como falamos, as entrevistas de emprego sempre terão perguntas, na maior parte, sobre você e de forma mais generalista como “qualidades e defeitos”, “como foram suas experiências profissionais anteriores”, “motivações” e o “porquê você deve ser o contratado”.
Portanto, pense em possibilidades de respostas que soem mais como uma conversação e menos como um “depoimento” ou algo decorado. Dessa forma, você terá bastante clareza sobre o que dizer pensando em você, suas experiências, o que pesquisou sobre a empresa e estará melhor preparado para o dia da entrevista.
Esteja preparado para perguntas incomuns que não estão no roteiro e que pedem uma resposta à altura. Ter bom jogo de cintura e um vocabulário voltado para sua área de atuação pode te salvar em uma entrevista em inglês! Mas, para ter um guia confira algumas opções que podem surgir com frequência e o que dizer:
Mesmo não sendo exatamente uma pergunta, este costuma ser um começo comum em entrevistas diversas, e no caso de entrevistas de emprego em inglês o cenário é o mesmo. É basicamente uma forma de solicitar que você se apresente, e o ideal é ser bastante direto mas preciso com as informações principais que considerar úteis para a situação.
Não se prolongue muito nessa etapa, lembre-se que o recrutador já possui bastante conhecimento sobre quem você é, de certa forma, por todas as etapas que você passou para chegar até aquela fase do processo. Ou seja, evite informações que já são conhecidas, a menos que o entrevistador solicite saber algo com mais detalhes. Como esse começo é bastante padrão, você pode preparar algo com antecedência para responder essa pergunta, alguma espécie de resumo sobre você em inglês.
Esse questionamento é bastante específico e para respondê-lo é interessante que você mantenha o foco nas suas expectativas sobre a sua carreira, de fato. Fale onde você deseja chegar como profissional, metas, sonhos a serem realizados em médio prazo e de que forma você está trilhando o caminho rumo a tudo isso.
Pode ser uma boa ideia também falar em que momento você está atualmente e, com base nisso, o que você busca em uma empresa, o que você preza e a que está disposto para alcançar seus objetivos. Mostre determinação e deixe claro que você está focado.
Essa pergunta apesar de bastante aberta é muito comum em entrevistas de emprego em inglês, e mesmo que não envolva diretamente você, sua trajetória ou experiências está ligada com sua percepção e visão de mundo. A forma como você enxerga o mercado de trabalho e tudo que permeia esse universo é algo que ajuda os recrutadores a entenderem mais sobre seu perfil, valores e até ideais.
É uma forma de saber se você poderá se encaixar sem grandes problemas na cultura organizacional da empresa contratante, então avalie com certa calma a resposta mas não pense muito para transmitir objetividade, algo muito prezado especialmente na comunicação em inglês. Procure escolher bem as palavras para não correr o risco de se enrolar com o conteúdo e vale a pena estabelecer paralelos com sua formação, experiências profissionais anteriores e até vivências pessoais.
Incluímos aqui duas perguntas em um tópico só, justamente por serem praticamente um “combo” que surge frequentemente em dois questionamentos seguidos. Nós sabemos que se descrever assim pode ser bem difícil, e pode soar como “se elogiar” e “se depreciar”, mas não pense assim! Na parte das qualidades foque no que você é bom profissionalmente, valendo a pena também comentar sobre qualidades a nível mais abrangente, como fatores que te fazem ter boas memórias no âmbito pessoal.
Ao falar das suas fraquezas seja sincero e diga aspectos que assumidamente te atrapalham em certos níveis, mas faça questão de destacar como você se esforça para melhorá-las, vale a pena, inclusive exemplificar com alguma situação para que fique claro seu empenho. Seja humilde e honesto mas não deixe de vender o seu peixe!
Essa pergunta pode surgir com um período de tempo diferente do que colocamos aqui, mas nada muito fantasioso, o ideal é pensar sempre numa possibilidade de “futuro não muito distante”. Portanto mantenha os pés no chão e tenha cautela ao mencionar sonhos e planos a serem realizados, focando naqueles que podem agregar à sua profissão, como ser fluente em algum idioma, estar em um determinado cargo (coordenação, gerência, etc) ou fazer uma viagem de intercâmbio, por exemplo.
Destacamos esse ponto pois ao pensar no futuro podemos acabar misturando alguns sonhos pessoais com objetivos de carreira, e o que interessa, de fato os recrutadores é o que você idealiza profissionalmente para alcançar naquele determinado período.
Este é mais um questionamento em que demanda um certo ar de “vender o seu peixe” e colocar na mesa suas qualificações, experiências, qualidades e aspectos que possam agregar à empresa naquela posição. Ao responder a essa pergunta, busque bastante objetividade sem perder de vista a sinceridade e a humildade. Pense antes da entrevista no job description e em todas as informações dadas e elabore um resumo de tópicos que fazem de você o candidato ideal para estar naquela vaga.
Fale sobre os seus diferenciais, competências e capacitações que possuem fit com a vaga, como você encara desafios e como lidou com desafios semelhantes em experiências anteriores. Destaque resultados entregues com exemplos, sempre falando sobre habilidades úteis para aquela função. Esperamos te ajudar com nossas dicas e desejamos uma boa sorte em sua entrevista de emprego em inglês. E para continuar te ajudando no seu cotidiano profissional, confira agora nossas super dicas de aplicativos para organizar sua rotina em home office!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…