Sem categoria

8 gírias do inglês usadas na internet que você não sabe o que significa

Graças ao advento das novas tecnologias e de dispositivos como smartphones e tablets, a comunicação torna-se cada vez mais rápida e até a língua tem evoluído nesse passo. Porém, aparentemente nunca estamos satisfeitos. Muito antes da explosão high tech, já utilizamos siglas e gírias para simplificar o idioma. Com toda a influência do inglês na nossa comunicação cotidiana, não demorou muito para siglas, hashtags e gírias do inglês usadas na internet invadirem as nossas vidas.

Em uma simples conversa com um amigo fica evidente nossa necessidade de encurtar as palavras, utilizar siglas e gírias, seja pela praticidade ou pelo meme do momento. Como o inglês possui uma variedade imensa de recursos para facilitar a comunicação on-line, muitos desses rapidamente se popularizaram no Brasil e no nosso whatsapp de cada dia.

Mas afinal, você sabe bem o que significa todas essas? Pensando nisso reunimos uma coleção de siglas, hashtags e gírias do inglês utilizadas na internet, seja na trocas de mensagens, “instagrams” ou “twitters” da vida.  

Para quem acha que tá super por dentro dos significados, confere só essa lista e atualiza a lista pessoal de siglas do inglês. Para quem ainda segue perdido em tanto inglês passando no feed, fica atento e já anota tudo pra usar na próxima conversa com o @ ASAP (as soon as possible = o mais rápido possível)!

1. #TBT (Throwback Thursday)

Você certamente já viu ou já utilizou essa famosa hashtag no instagram ou em outro contexto on-line. #tbt é uma das mais gírias do inglês mais populares nas mídias sociais. Trata-se de uma sigla para “throwback thursday”, traduzida livremente como “quinta-feira da volta” ou “quinta-feira do retorno”. A hashtag é colocada, em geral nas quintas (of course! rs), acompanhando fotos, GIFs ou vídeos antigos, ou relacionados ao passado.

É uma hashtag voltada para a nostalgia nos posts, sejam no Instagram, Twitter, Facebook ou Tumblr. É frequentemente também uma brecha para os users postarem fotos da festa da semana passada que ficaram esquecidas na galeria. Tudo é válido desde não seja de hoje! 

Atualmente no país, talvez por uma falta de conhecimento sobre o significado da hashtag e/ou avanço da moda do #tbt, muitas pessoas têm utilizado nos seus posts feitos em dias aleatórios, fora da quinta-feira. Porém, aí vai um bônus aqui para você que quer postar suas lembranças com uma hashtag descolada, mas não quer esperar a quinta.

É interessante fazer uso apenas do #tb, ou seja, apenas #throwback, remetendo à uma lembrança postada em qualquer dia que você preferir. 

2. #FBF (Flashback Friday)

Além do campeão de audiência #tbt, há também a variação para a sexta-feira: #fbf. A hashtag remete é uma sigla para “flashback friday”, traduzida como “sexta-feira do retorno”, semelhante ao “throwback thursday”

No caso do #fbf, os users postam fotos remetendo ao passado às quartas-feiras com a hashtag. É uma possibilidade para quem deixou passar a oportunidade de fazer o post de uma lembrança na quinta, ganhando uma nova chance no dia seguinte. Só aproveita!

O #fbf não é tão popular quanto o #tbt, e por isso, é menos utilizada em outros dias da semana. 

3. DIY (Do It Yourself)

Todo dia uma blogueirinha diferente customizando a própria camiseta e usando a sigla “DIY” no título do vídeo. Vamos todos lá clicar pra aprender a fazer também, e talvez até fazer a nossa própria customização e usar a mesma sigla da moda. Mas o que será que isso significa?

DIY é uma sigla para a expressão “Do It Yourself”, traduzida como “Faça Você Mesmo”! Tudo faz sentido agora, não é mesmo?

O conceito é bem mais abrangente do que o exemplo que demos acima, mas a essência diz respeito ao que se faz com as próprias mão ao invés de contratar um profissional para aquela atividade. Seja na criação de algo, customização ou conserto, o “Do It Yourself” é bastante popular na sociedade norte-americana, culturalmente falando. 

Como falamos durante o exemplo de um vídeo, é comum pessoas aprenderem algo e realizar por conta própria a partir de tutoriais. Isso gera um ciclo, em que mais e mais pessoas passam a aprender e ensinar determinada atividade, frequentemente através de vídeos, por exemplo. 

4. BTW (By The Way)

Uma das siglas menos populares citadas até agora, BTW vem de “By The Way” e significa “aliás/ a propósito”. Seu uso se dá, predominantemente, em contextos mais “sérios”, como em e-mails profissionais, por exemplo. Isso se deve pois, em português, a expressão é um advérbio. 

Não é comum estarmos em um simples diálogo com uma amiga e surgir a necessidade de um “a propósito, seu cabelo está lindo”! Existem, no nosso idioma expressões que conseguem tornar esse tipo de comunicação mais simplificada. Porém, a internet brasileira está recheada de “BTW” por aí, nos mais diversos contextos. Fique atento agora que já sabe o significado, hein?

5. IDK (I Don’t Know)

Essa é uma das siglas de uso mais comum no inglês pela praticidade que as mídias sociais e mensagens rápidas exigem. “IDK” é uma sigla para a simples expressão “I Don’t Know”, em português é traduzido como o bom e velho “eu não sei”. Assim, seu uso não precisa de muitas explicações, certo? Afinal, quem sabe, sabe!

“IDK” é o típico fruto da comunicação mediada pelos dispositivos móveis, ainda da época do SMS e agora facilitando as tantas possibilidades existentes on-line. Seu uso se resume a esse tipo de contexto, especialmente pelo caráter informal que esse tipo de sigla e abreviação garante ao diálogo. 

6. IMO (In My Opinion)

Mais uma queridinha das mídias sociais e papos rápidos de internet, IMO é a sigla para “In My Opinion”, que significa “Na Minha Opinião”. Ou seja, o pessoal do pitaco de internet certamente está familiarizado com essa, disso não há dúvidas.

Sempre que você quiser chegar com a sua humilde opinião naquela postagem do colega, sugerimos começar com um “IMO…”. Economiza o espaço (valiosa dica pra o Twitter), enfatiza o que vai falar, se isenta da responsa de ter embasamento na fala e ainda usa a sigla descolada. Perfeito, não?

7. #NSFW (Not Safe For Work)

Campeã em salvar de constrangimentos, demissões e suspensõesessa é uma das mais úteis para o pessoal que compartilha todo tipo de conteúdo com os amigos, a todo momento. #NSFW é a sigla para “Not Safe For Work”, expressão traduzida como “Não é seguro para o trabalho”. O que não é seguro? O conteúdo compartilhado com essa pequena hashtag.

A razão é que, em geral, esta é utilizada quando há conteúdos “anti-profissionais”, ou que podem ser ofensivos, explícitos, assustadores, pornográficos, etc. Ou seja, a hashtag entra em ação para alertar aos desavisados que no trabalho/ escola/faculdade/igreja/reunião de família, seja lá qual for o contexto, é preciso se preparar e só abrir a mensagem em ambiente seguro. 

8. #OOTD (Outfit Of The Day)

Quem nunca postou (ou teve vontade) nos momentos de auge da auto estima a famosa foto mostrando o “look do dia”, atire a primeira pedra. Os feeds estão sempre cheios de fotos desse tipo, especialmente nos perfis de digital influencers, com aquela famosa pose olhando para o chão. Mas você já notou ou já usou a hashtag #OOTDW?

Essa hashtag é a sigla para “Outfit Of The Day”, em bom português seria algo como “Look do dia”! (É sério)

A sigla é uma variante do #WIWT – “What I Wore Today”, traduzido como “O que eu usei hoje”. Ou seja, basicamente são hashstags utilizadas em posts em que o foco é o look, de fato. Seja em uma selfie pra mostrar a blusinha/camiseta, foto do espelho ou aquela bem conceitual que você pediu para o amigo tirar, tá liberado lançar #OOTD!

Quantas dessas gírias do inglês você já usava na internet? Compartilha com aquele teu amigo que ainda fica sem entender as hashtags gringas na internet!

Hey Peppers!

Recent Posts

Hey Peppers! celebra o Pride Month promovendo uma educação inclusiva e respeitosa

Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…

1 ano ago

Hey Peppers! realiza visitas pedagógicas nas unidades dos três estados do sul do Brasil

O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…

1 ano ago

Convenção celebra 10 anos da marca Hey Peppers! com presença do renomado palestrante Marcos Piangers

A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…

1 ano ago

Hey Peppers! participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de Congresso Internacional de Vendas em Porto Alegre

As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…

2 anos ago

Hey Peppers! participa de evento da Associação Brasileira de Fraschising

A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…

2 anos ago