Com tantas opções de escolas de idiomas no mercado, você pode até errar na hora de escolher. Então preste atenção nos itens abaixo, uma boa escola de idiomas terá a maioria ou todos eles e não se engane, não há mágica no mundo dos negócios, você paga pelo que você recebe e você com certeza está buscando fazer um bom investimento em você. Segue aí:
Ninguém melhor que o usuário, com a sua experiência e resultado de aprendizado para indicar ou não algum curso. Se você está na dúvida, fale com um amigo, colega de trabalho ou familiar que já estudou e saiba mais sobre a escola, como eram as aulas, se os objetivos deles foram atingidos e se houve real resultado de aprendizagem. E siga a indicação, se ainda estiver com dúvida peça para assistir uma aula, as escolas irão lhe receber de braços abertos.
Independente de qual for o seu objetivo, ele possivelmente envolva comunicação, ou seja, falar em inglês. Várias escolas ainda seguem alguns métodos mais tradicionais e insistem em utilizar gramática antes da prática, isso cria uma barreira muito grande para a sua produção, o “Sistema de Monitoramento” atrapalha bastante na hora de você falar. Afinal, você passou todo o ensino fundamental e ensino médio decorando regras de gramática e isso não trouxe nenhum resultado real. O mais importante é falar, perder o medo e se comunicar. E a gramática? Esta deixa para mais tarde, tudo no seu tempo. Embora todas as escolas prometam aulas comunicativas, nem todas entregam-nas. O que fazer? Assista a uma aula e comprove se realmente o que é vendido, é entregue.
Você provavelmente não sabia disso, mas como existia muita bagunça quanto ao nível dos alunos (alunos de tal lugar deveriam ser avançado, mas em outro lugar estes mesmos alunos eram nível básico, e assim por diante..) a União Européia decidiu adotar o famoso CEFR (Common European Framework of Reference for Languages) para arrumar essa bagunça toda. O que ele faz? Ele organiza o nível do aprendiz de acordo com o seu entendimento e produção. Uma escola que tem a sua proposta pedagógica alinhada com o CEFR trar-lhe-á mais segurança quanto a qualidade do aprendizado e preparar-lhe-á melhor para oportunidades internacionais, inclusive as famosas provas de Proficiência Estrangeira (Toefl, Toeic, Elsa…). Desconfie da escola que não tenha esse alinhamento.
Material didático, estrutura, uma proposta pedagógica alinhada com o seu objetivo são importantes para o aprendizado, mas o seu principal aliado neste caminho é o professor. Procure uma escola que tenha professores treinados, com experiência internacional e também em sala de aula. Eles irão ajudá-lo a potencializar o seu aprendizado entregando resultados reais.
Se até para comprar um sapato você pede a garantia, por que não pedir garantia para quem pode definir o seu sucesso no futuro? Sim, isso mesmo, uma boa escola que está segura de seu projeto pedagógico, dar-lhe-á garantias. Quais seriam? Elas podem variar, por exemplo: refazer as aula, receber o dinheiro de volta, entre outras. Peça suas garantias e se a escola não lhe oferecer, desconfie. Não caia no papo de vendedor, se a escola realmente oferece garantia de aprendizado ela deve estar no contrato.
Além de todos os itens acima, a escola que realmente está comprometida com o seu resultado proporcionará várias possibilidades de prática fora da sala de aula. Alguns exemplos são os clubes, eventos, festas e atividades extras com uso da língua inglesa. Opte por uma escola que tenha várias opções, pois, com isso você consegue através de tais atividades aumentar sua produção oral.
Outro grande erro de meus alunos que apresentavam maior dificuldade em desenvolver suas habilidades na produção era ficar dentro de uma “zona de conforto”, não se desafiar. E aí ele ficava aula após aula usando o mesmo vocabulário, as mesmas expressões e não ia adiante. Uma das regras mais importantes para desenvolver o aprendizado é utilizar o que foi aprendido. Simples, o cérebro é um músculo e como tal deve ser exercitado, então em cada esforço que o aprendiz faz para usar as novas palavras ou expressões em seu dia-a-dia, ele está ajudando o seu cérebro a recordá-las para uso posterior. Se você aprendeu algo novo, saia praticando, fale sozinho, pense em inglês utilizando isso no contexto, faça uma colinha e bote no bolso, volte no que foi aprendido várias vezes durante o dia e de maneiras diferentes. O seu cérebro vai entender aquele conteúdo como importante e vai fixar.
Se você está lendo este e-book eu suponho que você saiba alguma coisa sobre tecnologia, no mínimo você tem um smartphone ou um tablet. Com acesso à internet você pode aprender qualquer coisa, ainda mais, inglês. Hoje existem centenas de canais específicos para o seu aprendizado online, além de vários canais de youtube e outros sites. Irei fazer um apanhado dos melhores podcasts e aplicativos para você ter em seu celular.
Alguns aplicativos que recomendo:
Outra maneira super legal de aprender é utilizando podcasts, sempre digo aos meus alunos “quanto mais você escuta, melhor você fala”. Acredito nisso e podcasts são uma grande ferramenta para você dar um boost em seu aprendizado. O legal de tal ferramenta é que você pode selecionar o que quer escutar, por exemplo, você irá viajar e quer treinar a escuta para expressões utilizadas em aeroporto, hotel, restaurante… basta você encontrar estes áudios e exercitar o seu listening. Segue abaixo alguns podcasts que recomendo:
Em todo o tempo que fui professor algo me intrigou, alunos tímidos tinham maior dificuldade em produzir na língua inglesa. É natural não se sentir à vontade para começar a esboçar um diálogo em outro idioma, erros são inevitáveis e pessoas tímidas tendem a se cobrar mais por esses erros. Welcome to real life: erros são inevitáveis. Sabe qual é a única maneira de não errar? É não tentando. E lembra quando eu falei que um segundo idioma se aprende praticando? Então, tenha em mente que erros fazem parte do aprendizado. Se você não errar, nunca aprenderá.
Alunos adultos criam grandes bloqueios por não se sentir à vontade em errar. Não tenha medo de errar e falar besteira, só assim você terá a oportunidade de colocar em prática o que você aprendeu. Como diz um velho ditado: “a prática leva à perfeição”.
Você concorda comigo que a melhor maneira de aprender uma língua é imergindo na cultura a ser aprendida? Certo? Pode até ser, mas nem todo mundo consegue viajar para algum país estrangeiro. Para isso, podemos criar um mundo que só se comunica em inglês na nossa imaginação.Quando estava aprendendo inglês eu gostava muito de brincar com a língua, lembro de ir embora do meu curso caminhando repassando mentalmente a aula. Assim eu treinava e tornava a língua mais familiar para mim.
Minha mãe era uma ávida telespectadora de novelas, assistia todas as novelas possíveis, uma depois da outra. Como não tínhamos muito tempo juntos eu gostava de ficar com ela naquele momento, mas sempre odiei novelas. Aproveitava esse momento para treinar o meu inglês. Enquanto ela se divertia com as tramas, eu repassava as falas dos personagens na minha cabeça em inglês. Era legal e divertido, como as novelas tem muitas falas sobre a rotina, fazer a versão em inglês do que era dito nem era um desafio tão grande, lembro de algumas das versões criadas por mim “I am gonna bring this building down” da Rainha da Sucata, “Jamanta didn’t die” ou até “Each dive is a flash” da Odete – novela “O clone”. Tal exercício era muito legal e divertido, algumas vezes eu mesmo não parava de rir de minhas versões macarrônicas dos bordões etílicos das novelas.
Você deve treinar o seu cérebro a pensar em um segundo idioma para que ele faça isto automaticamente. Entendeu? Então, tente pensar o máximo em inglês e crie rotinas de exercícios em que envolva o máximo o seu pensamento na língua que você está aprendendo.
Quanto mais você escutar, melhor você irá falar, se expressar em inglês e terá uma melhor comunicação. E escutar vale para tudo, tudo mesmo, música, podcats, aulas online, novela, filme, use sua criatividade. O segredo é simples: alie uma atividade que você gosta ao aprendizado. Se você preferir músicas, escute alguns álbuns mais calmos no começo, cheque a letra na internet e cante, solte o Pavarotti que mora em você. É sabido que emular a produção sonora de cantores nativos diminui o nosso sotaque ao falar outro idioma.
Algo que gosto muito de fazer quando estou estudando um novo idioma é escutar podcasts, existem várias possibilidades e todas elas excelentes, porque o conteúdo é prático, geralmente são conversas reais, divididas por nível e vocabulário. Alguns podcasts que valem escutar é o The English We Speak da BBC, outro também seria o English as a Second Language Podcast, nele você vai encontrar aulas baseadas em conversas reais o que deixará seu aprendizado mais contextualizado e de acordo com as suas necessidades.
Vamos lá, como vou explicar? Você já treinou algum esporte antes?
Eu jogo vôlei, quer dizer sou teimoso, e talvez você entenda a minha aflição. Comecei a jogar há algum tempo atrás e nas primeiras semanas senti um grande desenvolvimento, meus passes logo melhoraram e eu já estava até conseguindo fazer alguns ataques consistentes, fiquei impressionado, afinal, cadê o Bernardinho numa hora dessas? Mas nas semanas seguintes eu parecia estar estagnado, sem evolução. Fiquei muito irritado com o meu desempenho, pois não avançava mais, não apresentava melhorias consistentes e parecia que eu estava jogando igual ou pior as semanas anteriores.
O que eu estava experienciando é o que chamamos de curva da aprendizagem em sua maneira mais bruta, mais cruel. O mesmo se dá com o aprendizado de qualquer habilidade, isto quer dizer que você pode dirigir todos os dias sem se tornar um motorista melhor ou mesmo ir a academia diariamente sem ficar mais forte.
Como diria Dr Robert Muller “A relação entre prática e habilidade não é linear”, você não precisa começar a chorar agora não, a realidade é cruel mesmo e era assim que nós entendíamos a curva de aprendizagem.
E assim é como ela realmente é:
A ascensão do aprendizado não é linear e a má notícia vem agora, ela ainda pode declinar com a prática, isto mesmo, sabe aquele sentimento de que você está desaprendendo algo, ele é real e tem um nome, é o platô*.
* O platô consiste de longos períodos em que não conseguimos obter nenhum progresso aparente, intercalados entre períodos curtos onde notamos um grande progresso em nossa habilidade. Muitos psicólogos acreditam que é durante os platôs que o aprendizado verdadeiro acontece. Ou seja, que é nesse período onde parecemos estar estagnados que o nosso cérebro está organizando toda a nova informação e aprendendo a acessá-la quando necessário. É por isso que nem sempre conseguimos colocar em prática aquilo que acabamos de estudar. Ou então, temos que ver a mesma coisa várias vezes até que saibamos utilizá-la.
Para manter as suas habilidades em ascensão, você precisa adaptar a sua prática. Isto significa que você deve focar em um aspecto muito específico de sua aprendizagem e criar um objetivo claro.
Um jogador profissional não passa o dia inteiro jogando e espera melhorar as suas habilidades, ele treina só um aspecto, o “passe” por exemplo, e não passa para outro fundamento até atingir o seu objetivo inicial.
Como adaptar isto para o inglês? Vamos lá: qual seria o próximo passo do seu aprendizado? Entender uma conversa de nível básico onde duas pessoas falam sobre seu trabalho? Conseguir realizar uma entrevista de emprego, respondendo as perguntas de maneira adequada? Pense em um objetivo claro para o seu aprendizado, este objetivo deve ser o seu próximo passo com a língua.
Crie seu objetivo abaixo, quanto mais específico melhor.
___
E agora crie um prazo para que ele aconteça. Eu serei capaz de _____ até _____.
Pronto? Agora crie seu plano de ação. O que você irá fazer e quando, para que você possa atingir seu objetivo.
____
E o que acontece quando eu atingir este objetivo? Parabéns! Agora crie o próximo. Você subiu um degrau do aprendizado do segundo idioma, e o que você faz quando sobe um degrau? Passa para o próximo e assim por diante até chegar ao topo da escada.
Alguns elementos são cruciais para que você atinja seus objetivos, são eles: FEEDBACK e ADAPTAÇÃO. Se você está buscando atingir seus objetivos você precisa de feedback de alguém que possa te avaliar para saber se realmente você foi bem sucedido. Busque um colega ou professor que possa te ajudar nisto e lhe dê um feedback real e construtivo e não apenas um tapinha nas costas “Vai lá Tigrão!” ou “É isto aí!”, alguém que possa apontar falhas e lhe ajudar no seu progresso. Depois deste feedback você passa para a fase da adaptação.
É uma parte vital, agora que você já sabe o que funciona para você no aprendizado e o que não ajuda muito, aí adapte seus novos planos de estudo a maneira que lhe dê mais resultados. Ainda veremos diferentes inteligências e tipos de aprendizado e ficará mais claro para você.
No início estamos empolgados, entusiasmados com novos resultados e isto passa após algumas semanas. Não minta para si mesmo, os resultados virão de seu esforço a longo prazo.
Qual a dica então? Nunca desista. Como diria o grande filósofo Rocky Balboa “Life isn’t about how hard you hit. It’s about how hard you can get hit and keep moving forward”. Então, “Vai lá Tigrão”!
Uma maneira super divertida para aprender é ler uma série de coisas, pode ser, livros, revistas, quadrinhos etc. Ao ler você consegue contextualizar palavras novas e entendê-las pelo sentido do texto, sem precisar buscar toda hora um dicionário. O legal da leitura é que ela segue o seu passo, então você pode correr, voltar atrás, reler, renegociar sentidos, o que faz de seu aprendizado uma jornada super legal, além de mega potencializar o seu cérebro.
Uma dica é começar por contos infantis, eles são de uma linguagem mais simples e possibilitam o seu entendimento independente de seu nível.
Dicas de sites:
Tenho uma receita infalível para os meus alunos que estão saindo do nível básico. Sabe aquele filme, de preferência aquela comédia romântica, que você já assistiu umas 20 vezes? Títulos como: Como se fosse a primeira vez ou Hitch. Essas comédias românticas mesmo, que não tem muita trama e que você lembra de todo enredo do filme. Essas aí você deve assistir em inglês com legendas em inglês. Como você já sabe o que está acontecendo e não precisa se preocupar muito com novas informações, mesmo que você não as entenda, você conseguirá seguir uma linha de raciocínio durante o resto do filme, aproveitando para treinar o seu inglês. Você irá se surpreender como é fácil.
Você pode começar por filmes que lhes são familiares e ir aumentando a dificuldade com o tempo, tenho certeza de que depois de alguns desses filmes, o seu inglês já estará mega afiado para passar para a próxima etapa que é: assistir a filmes em inglês sem legenda. Já pensou? Você realmente iria impressionar aquela(e) gata(o).
Não há como aprender uma habilidade sem dedicação, e eu sei disso. Há um tempo atrás eu queria emagrecer, havia tentado de tudo e nada dava certo, academia, dietas, nada parecia adiantar. Um amigo, que já praticava squash, me convidou para jogar (até hoje acredito que por falta de opção mesmo), adorei o esporte, era rápido e divertido, e eu comecei a emagrecer. Em pouco tempo perdi peso e estava fazendo uma atividade legal, praticava quase diariamente e sabe o que aconteceu? Comecei a ficar bom no esporte, até troféu eu ganhei. Tive uma curva ascendente de aprendizado, aí veio o inverno e com ele a preguiça e vontade de ficar em casa comendo pipoca e assistindo a filmes. Acabei ficando alguns meses sem jogar e quando voltei foi um desastre, não sabia mais o que estava fazendo e toda a minha habilidade aprendida até então não estava mais lá. O que eu fiz? Frustrei-me e larguei o squash.
A história é a mesma com muitos alunos, eles começam super bem, tem um grande resultado de aprendizagem, saem da sala falando algumas frases e vão para a casa felizes querendo mostrar o que aprenderam. Animam-se e estão altamente motivados. Até que por algum motivo eles dão um break em seu aprendizado e quando voltam se frustram com o quanto esqueceram. A história é sempre a mesma. Então qual o segredo? Regularidade.
“Excelência é o que você faz SEMPRE”
Isso mesmo, excelência não é o que você faz algumas vezes ou quando lembra que tem que ser feito, é o que você faz sempre, com regularidade. Para você atingir os seus objetivos e adquirir excelência na língua alvo, você precisa de regularidade e dedicação.
Qual é a dica? Crie um roteiro de uso da língua, preferencialmente, diário, dedique pelo menos 15 minutos para a prática da língua, pense em inglês, escute música, assista a filmes e a seriados, faça seus temas e atividades, independente do que você gostar de fazer, tente usar o inglês como ferramenta. Esses minutos diários de dedicação logo tornar-se-ão rotina e você terá melhores resultados com 15 minutos de práticas diários do que apenas 2 horas de aula por semana.
Se você concorda comigo está na hora de montar um plano de aulas diárias. Então vamos lá, utilize o quadro abaixo e monte uma grade de estudo do idioma, aponte a hora do dia e a atividade que você fará usando o idioma. Se você não sabe muito qual atividade fazer, repito: faça algo que você goste usando a língua que você quer aprender. Seguem algumas dicas:
Exemplo: Segunda-feira das 22:00-00:00 / assistir a um filme com áudio e legenda em inglês.
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