Com grandes mudanças no mercado ao longo do tempo, entende-se que a forma como a gestão de pessoas mudou representa uma evolução extremamente positiva para as relações entre empreendedor e colaboradores. Afinal, chefiar e liderar é a mesma coisa no fim das contas?
As diferenças entre estes dois conceitos certamente existem e os impactos sobre os resultados em cada caso podem ser diferentes para o negócio conforme as respostas. Já foi bastante comum que os superiores e/ou gestores fossem chamados de “chefes”, hoje há diversos negócios que já aboliram o termo e preferem intitular essas pessoas de “líderes”, algo semelhante com o que aconteceu entre “funcionários” ou “empregados” para “colaborador” e expressões semelhantes.
A ideia de colocar a liderança em foco aqui é dar enfoque também nas pessoas e não apenas nos processos e ordens necessárias para estes. Os chefes acabavam sim dominando pela autoridade, já os líderes são conhecidos por motivar e conduzir pelos exemplos.
Mas quais serão as principais diferenças entre chefe e líder e de que forma eles podem impactar negativamente ou positivamente na motivação e engajamento de um negócio? Você que já empreende, sabe que tipo você é? E no caso dos empreendedores iniciantes, que tipo você gostaria de ser? Para te ajudar nesse caminho que envolve autoconhecimento e a busca pelos melhores resultados no seu empreendimento reunimos aqui uma espécie de guia para entender mais sobre os dois conceitos. Então continue lendo e confira!
Nos dias atuais chega a ser quase um clichê explicar que uma gestão do que se intitula como “chefe” vir acompanhada de uma visão, de certa forma, egoísta e pouco focada no bem estar das equipes. Essa visão de alguém centralizador, intransigente e até quase inseguro em alguns aspectos é algo que acompanha a visão do que seria um chefe.
Além disso, essa figura frequentemente se utilizaria da sua autonomia enquanto gestos para dar ordens e comandos indiscriminadamente, sem muita empatia e ser “seguido” por questões de receio por parte da equipe. Nesses parâmetros de gestão os colaboradores não se veem inspirados e atuam em um clima organizacional tenso e repleto de pressões negativas, com pouca visão do coletivo.
Algumas das principais características dos chefes são:
Quando falamos em líder é natural e totalmente justificável que se pense automaticamente em uma forte característica dos empreendedores que é o senso de liderança. Liderar, efetivamente, traz consigo a capacidade de motivar profissionais pelo exemplo. Um líder tem sua gestão pautada na inspiração e na confiança, em uma relação sólida e de respeito entre gestor e equipe, longe de colocar a autoridade ou o medo como base.
Faz parte do que é ser líder estar aberto ao diálogo, sugestões e opiniões, mesmo que sejam contrárias ao que este acredita naquele momento. Aspectos como este é o que faz um líder promover um bom clima organizacional entre os colaboradores e inspirar melhores resultados para o negócio.
Conheça algumas das principais características de um líder são:
Estar a frente e gerir um negócio, com diversos colaboradores, pautando metas e objetivos em prol do sucesso coletivo não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário. Nesse contexto, é importante entender que as figuras de “chefe” e “líder” estão bem distantes, conforme explicamos anteriormente.
O chefe inspira uma figura de “todo-poderoso” e “mandão”, sem muita abertura ou compreensão. Alguém que prioriza os lucros em detrimento do bem estar organizacional. Ao contrário do líder que por sua vez representaria uma evolução no modo de gerir pessoas e todo o negócio. Esta figura teria um grande potencial de otimização do processo e da produção, justamente por investir em proporcionar melhorias na atuação da equipe e inspirar bons retornos.
Não é de se admirar que o líder é o que há de mais valorizado hoje no universo empreendedor, com pouco espaço para essa visão arcaica e intransigente de chefe. Com liderança inspiradora e motivação como algumas das palavras de ordem mais utilizadas nos ambientes corporativos mais bem sucedidos, há alguns diferenciais que fazem total diferença nessa figura que inspira uma gestão de excelência. Conheça agora algumas das principais tendências na atitude empreendedora e seja alguém que faz a diferença!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…