Já imaginou tudo que a língua inglesa pode te proporcionar? Ouvir aquela música legal e entender logo de cara, assistir as suas séries preferidas sem esperar pela legenda, viajar e poder conversar com os nativos e fazer amizades ao redor do mundo… Mas como conseguir esse domínio rapidamente?
Se essa é sua dúvida e vontade, fique ligado nas nossas dicas e aprenda como falar inglês fluente rapidinho! Preparado?
É muito comum, nos currículos, as pessoas colocarem que possuem o nível intermediário de inglês. No entanto, quando chega a hora de escutar e falar, a realidade mostra que nem sempre a habilidade é exatamente essa.
Por isso, em primeiro lugar, descubra qual é seu verdadeiro nível de inglês. Muitas escolas de idiomas possuem testes disponíveis na própria internet. Afinal, nada melhor que um diagnóstico preciso para encontrar o remédio certo, não é mesmo?
Outro ponto a considerar é a avaliação do tipo de conhecimento que está faltando. Você tem bastante vocabulário, mas não sabe formar frases da maneira correta? Sabe formar frases, mas tem dificuldade para entender o que os gringos falam? Até entende bem, mas “trava” na hora de falar?
Para cada um desses problemas, existem métodos eficientes para resolvê-los. Então, procure identificar esses pontos de maior desafio para poder planejar os seus estudos da melhor maneira possível!
Depois de identificar qual é o seu verdadeiro nível e tudo o que precisa aprender, é hora de fazer o possível para garantir uma experiência o mais intensa possível com a língua. Faça da sua rotina um verdadeiro curso de imersão! Veja como:
A maior dificuldade para aprender a falar inglês é o fato de estarmos inseridos em uma cultura e língua bem diferentes. Por isso, não ouvimos o idioma por tempo suficiente e não conseguimos praticar o que aprendemos durante as aulas.
Então, torne o inglês parte da sua vida! Música brasileira é ótima, mas deixa pra depois, ok? Se o seu objetivo é ganhar fluência, passe a maior parte de tempo possível ouvindo e lendo nessa língua. Sua playlist, os programas de televisão, o padrão dos dispositivos eletrônicos da casa, seus jogos, tudo isso deve te transportar para o novo idioma.
Uma atitude interessante é colocar música ou podcasts em inglês em todos os intervalos livres que tiver. Vai para a faculdade de ônibus? Tem que esperar a carona? Está em uma sala de espera? Foi tomar sol? Faça tudo isso ouvindo a sua playlist.
Não é por estar cercado por outra língua que você não pode treinar o seu cérebro a pensar em inglês. Quando for digitar um texto, dar uma ordem ao seu cachorro, descrever um objeto, recrie mentalmente a cena e as falas nessa língua.
Faça o mesmo com seus sentimentos e ao relembrar os acontecimentos do dia. No começo pode ser estranho, mas depois você vai automatizar essa ação. Para falar a verdade, quando assistimos a muitos filmes e séries em inglês, isso se torna até espontâneo.
Vamos falar a verdade, hoje, o smartphone não sai das suas mãos, certo? Então, que tal usar esse aparelhinho viciante para turbinar a aprendizagem e garantir a tão sonhada fluência?
As vantagens dos apps são muitas. Além de poderem ser levados a qualquer lugar, transformando até aquela espera chata em uma excelente aula de inglês, eles são feitos para atender às necessidades de aprendizes de vários níveis.
Portanto, quer você precise aprender o básico ou já esteja em um nível avançado, se for necessário enriquecer o vocabulário ou treinar sua escuta e pronúncia, sempre haverá um aplicativo ideal para atender justamente esta sua necessidade. Use e abuse dele!
Como já falamos, coloque o inglês em todos os momentos possíveis da sua vida. Provavelmente, você já trocou o novelão por uma série descolada há muito tempo. Então, preste atenção na dica: troque a legenda em português por uma legenda na língua original!
Dessa forma, além de não ter como se apoiar na legenda para entender o que eles falam, você começa a entender a correspondência entre a escrita e a pronúncia nativa, além da forma como as pessoas realmente utilizam o idioma no dia a dia. Com certeza, será uma surpresa ver como eles usam formas mais simples no dia a dia, bem diferente dos livros!
Se começar assistindo a um filme ou série inteirinhos assim é muito para você, tente começar com aqueles episódios mais curtos, de cerca de vinte minutos. Ainda é muito? Faça um pacto! Comece assistindo cinco minutos no idioma original e o restante com a legenda em português. Aos poucos, aumente o tempo.
Pode acreditar, existem redes sociais criadas exatamente com esse objetivo. Algumas funcionam como um chat, outras como um grupo de estudos virtual, e existem até mesmo algumas que são plataformas, onde é possível contratar um professor nativo para ensinar e conversar com você.
Busuu, Italki, Livemocha, My Language Exchange, Inter Pals, BBC Learning English são os melhores exemplos de redes que cumprem essas finalidades e vão ajudá-lo a dominar o inglês e se tornar fluente rapidinho!
Sim, você vai errar, mas isso acontece com todo o mundo! O importante é não perder a calma e continuar tentando se comunicar. Provavelmente, os seus amigos ou já falam inglês ou precisam aprender. Então, que tal formar um grupo que só se comunica nesse idioma?
A regra pode valer para aplicativos de mensagens, incluindo áudios, e para conversas presenciais ou, pelo menos, grande parte delas. Sem praticar, o domínio da língua não evolui. Por isso, fale! Não tenha medo, nem pense que vai pagar mico ou no que os outros pensarão a respeito de como você fala.
Mesmo os nativos costumam ser muito gentis com pessoas que estão começando a falar seu idioma. É só dizer, logo de cara, que você ainda está aprendendo e ser bem simpático. Pronto! Conquistou um professor informal, que vai ajudá-lo a se comunicar da melhor maneira!
Ficou interessado? Quer aprender como falar inglês fluente? Então essa é sua chance! Siga-nos nas redes sociais (Facebook e YouTube) e não perca a oportunidade de receber dicas sobre como aprender de forma acelerada e garantir a sua fluência!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…