É bastante comum que, ao longo do ano, surjam temas em alta e “promessas” dentro de diversos setores. Isso ocorre por diversos fatores, como variações nos mercados de acordo com a sazonalidade, acontecimentos a nível global ou a partir da região do país em que se avalia. Contudo, em linhas gerais é possível tentar manter o máximo de precisão possível na hora de “prever” tendências no universo empreendedor.
Especialmente no começo de cada ano, é fundamental estar sempre atento ao que pode surgir de novo, seja no segmento que já atua ou para quem está começando a jornada empreendedora. Normalmente, as novas tecnologias surgem bastante como um dos principais fatores que mais colaboram para o aparecimento de novas idéias, necessidades e consequentes lacunas no mercado.
No ano passado, assim como ocorreu em 2020, toda a população enfrentou diversas dificuldades e, especialmente os negócios, tiveram que bater de frente com limitações e medidas necessárias na contenção da pandemia do novo coronavírus. Assim, com fatores como o início da vacinação e liberações sanitárias nas medidas de isolamento social, o cenário para 2022 aponta para uma recuperação.
De acordo com os números do setor divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o desempenho do segundo trimestre de 2021 mostrou um crescimento de 48,4%, atingindo um faturamento de R$ 41,1 bilhões. A partir dos dados, a associação aponta para uma tendência de crescimento em 2022, principalmente nos segmentos que vêm se adaptando melhor ao novo normal.
Por isso, a dica principal aqui é saber observar as inovações, necessidades e tendências ao redor e adaptar-se da melhor maneira a elas. Pensando em te ajudar nessa, conferimos no Portal do Franchising alguns dos dados coletados diretamente com especialistas do setor para este ano. Então, continue lendo e confira algumas das principais tendências no setor de franquias para 2022!
Com as expectativas de retomada, negócios como restaurantes, cinemas, viagens e a maior parte das franquias associadas ao entretenimento e que necessitam da interação entre as pessoas poderão ter um bom retorno neste ano, aponta Luís Stockler, CCO da 6Place.
Mesmo com o atual cenário de otimismo e afrouxamento de algumas medidas sanitárias, o uso de máscaras em locais internos, higienização e algum tipo de distanciamento ainda é fundamental no combate ao COVID-19. Com isso, especialistas apontam para este nicho como uma tendência nas franquias que devem manter-se em alta até a imunização de uma parcela da população que garanta segurança.
Colocamos esses três segmentos juntos na nossa lista de tendências por seu destaque que se mantém há alguns anos, especialmente quando falamos no setor de beleza. Neste caminho rumo ao pós-pandemia, aponta-se o crescimento das franquias voltadas à saúde, mas também no pós-isolamento o desejo de cuidar-se melhor, investir na beleza e no bem-estar físico e emocional evidencia importantes oportunidades, aponta Melitha Novoa Prado, especialista em franchising e varejo.
É importante lembrar que com este grande período de pandemia, tivemos que nos adaptar e desenvolver novos hábitos de trabalhar, estudar, nos alimentar… E com novas formas de viver que não parecem que vão embora, vemos certos segmentos nas franquias com excelentes previsões de crescimento. Segundo José Schwartz, sócio-diretor da Schwartz Consultoria, o novo normal veio pra ficar e com ele a busca por facilidades como e-commerces, empresas que realizam entregas de forma geral e até mesmo soluções para as atividades “home-based”.
Luís Stockler, CCO da 6Place, também afirma que as franquias do segmento de educação, com foco nos negócios que já consigam transferir sua solução para o digital, terão alta demanda em 2022 em grande parte por toda a disrupção digital. Destacamos aqui também que com a retomada das atividades presenciais, reabertura dos países e consequentemente de novas perspectivas como intercâmbios, é de se esperar que o setor de franquias de idiomas apresente grande procura neste ano.
Um dos principais destaques que justificam a posição desta tendência na nossa lista é o fato de que, conforme destacamos, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de se aprender outra língua, com destaque ainda para o inglês, visto como idioma global. Além disso, essa tem sido uma exigência constante pelo mercado de trabalho.
Em épocas de crise, a capacitação focada no mercado de trabalho é uma janela de oportunidade nesses períodos. Além disso, instituições com cursos de oratória e demais competências para o business também fazem parte disso. Se você já se interessou pelo modelo de franquias de idiomas, confira mais sobre as vantagens de ser um franqueado Hey Peppers e faça parte de uma das instituições que mais crescem no RS!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…