Até pouquíssimo tempo atrás, confundia-se inovação com invenção. O inovador era alguém que ficaria preso em seu laboratório durante anos criando a sua mais nova invenção e quando estivesse pronta, a apresentaria ao mercado e seria um sucesso, a resposta para todos os problemas. Ele seria ovacionado ao som de “eu quero, tome o meu dinheiro” e “isso era tudo o que eu precisava, onde assino?”. Parece muito fácil, mas a história não é bem assim.
Concordo com o magnata da comunicação. Inovar não é reinventar a roda ou criar algo do nada. Inovar é, simplesmente, juntar duas coisas, criando algo novo. Claro, e tem tudo a ver.
Você provavelmente conhece o Netflix, usa, já usou ou assina o serviço de streaming online. Você sabe como ele começou? É uma boa história: Reed Hastings, um militar que havia se formado em Ciência da Computação, atrasou o retorno do filme Apollo 13 e teve que pagar uma multa de US$ 40,00. Isso o deixou irritado, afinal, se ele tivesse comprado o filme não teria custado tão caro.
De um grande problema na vida, ele achou uma solução. Em 1997 a internet estava começando, poucas companhias tinham presença online, mas a rede já estava entrando em vários lares. O mercado que estava ‘bombando’ mesmo, na época, era o aluguel de filmes, as locadoras de VHS, e Hastings percebeu ali uma grande possibilidade. Por que não combinar o que já estava dando certo, aluguel de filmes, com a internet que estava nascendo? E assim nasceu o Netflix.
O que eu ainda considero ‘genial’ sobre essa história é que o gigante do mercado na época era a Blockbuster (locadora de filmes), que chegou a ter valor de mercado de US$ 6 bilhões, tendo mais de 9.000 funcionários trabalhando em suas lojas. Logo no começo da operação Reed Hastings tentou vender a Netflix para a Blockbuster por US$ 50 milhões. E sabe o que aconteceu? A Blockbuster recusou. Prepotente, ela acreditava que o mercado não mudaria, o seu modelo de negócios estava assegurado e a Netflix não apresentava nenhuma ameaça real. Só que quase 20 anos depois a Blockbuster não existe mais, ela faliu, e a Netflix tem um valor de mercado de US$ 50 bilhões.
Conseguimos aprender 2 grandes lições com esse case, são elas:
1 – A inovação é o processo de ligar duas coisas que já existem criando uma nova.
2 – A segunda e, talvez, a maior lição é que a inovação vem de fora do mercado. Sim, quem revoluciona um mercado geralmente está fora dele. Um exemplo e talvez o maior: a Apple, empresa de computadores, revolucionou a maneira como as pessoas utilizam o telefone.
Quer inovar? Uma dica: crie o maior número de pontos possíveis, a inovação virá quando você conseguir ligar os pontos. Dúvida? Então assiste aí!
Felipe Diesel
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Hello =)
Participando aqui pela primeira vez e super concordo contigo Felipe, e outra lição desta historia acho que é prestar atenção nas tendencias, o cara da Blockbuster não visualizou o futuro, precisamos estar sempre '' ligados''.
=)
Esse é o momento para inovar a "crise boa" em que muitas especulações forçam muitos desistirem surgem as oportunidades para inovar.