Empreendendo

De vilão a mocinho: 7 passos para gestão financeira do seu negócio

Quando se fala em gestão financeira, grande parte dos gestores já ficam de cabelo em pé. Na Hey Peppers! tratamos desse assunto de forma simples. Queremos te ajudar e por isso compartilhamos em alguns passos como desmistificar esse assunto, pega o papel e caneta e bora entender:

Passo 1 – Anote todos os gastos, por menores que sejam

Todos os gastos da empresa são importantes por menores que sejam. Porém, pra sabe-los precisamos gerenciar todas as saídas de caixa.

Você já sabe que não precisa cortar o cafezinho pra ter um lucro maior, contudo, é preciso saber qual porcentagem separar para investimentos e despesas.

Investimento é algo que poderemos colher frutos ali na frente como o cafezinho com clientes em um processo de networking. Já a despesa é aquele valor que precisamos desembolsar mas não existe um retorno financeiro, como por exemplo a compra de material de escritório.

O seu controle e separação por categoria ajuda no momento de gerencia-los, por exemplo: despesas operacionais (água, luz, internet, etc) separadas de despesas administrativas (salário dos gerentes, 13º salário, férias, etc).

Passo 2 – O dinheiro da empresa é da empresa!

A sua frente podes ver o tendão de Aquiles de muitos gestores!

A separação do dinheiro da empresa e do sócio nem sempre é uma tarefa fácil mas extremamente necessário. A dica de ouro nesse caso é definir um pró labore para cada sócio de acordo com o poder de caixa da empresa distribuído mensalmente.

Essa prática faz com que se torne mais fácil gerenciar o que é efetivamente entrada e saída da empresa e evita uma série de problemas fiscais que incorrem na mescla de patrimônio entre empresa e empresário.

Passo 3 – Know your numbers

Tão importante quanto separar os gastos por categoria é saber quanto cada categoria onera a empresa. Vamos a um exemplo prático:

Se consigo identificar que minha folha administrativa hoje têm uma saída maior do que minha folha comercial, algo está errado! Porquê? Presume-se que quanto mais vendas ocorrem maior será a saída em pagamentos de comissão para o setor de vendas, aqui é possível identificar alguns problemas internos:

  • Minha equipe comercial não está performando de acordo com o proposto;
  • Talvez precise investir em treinamento para a equipe de vendas, fazendo um investimento forte nessa frente;
  • Pode ser que tenha uma oportunidade de diminuir minha equipe administrativa já que não estou tendo tantas vendas podendo, assim, enxugar despesas.

Tudo isso, analisando só uma categoria, imagine o que é possível fazer analisando linha por linha do nosso fluxo de caixa!

Passo 4 – Feche a torneira

Identificadas as categorias com maior saída é chegada a hora das decisões:

  • A empresa consegue manter essa despesa nessa margem por quanto tempo?
  • Existem despesas que podem ser negociadas com os fornecedores?
  • Qual a porcentagem comprometida do meu faturamento em cada despesa?
  • As entradas são as mesmas previstas no meu orçamento? Se não, o que precisa ser feito para atingir o orçado?

Aqui, outra dica para passar a praticar dentro da empresa: Utilizar-se da pergunta: COMO PODEMOS? Nas reuniões semanais com a equipe a fim de solucionar algumas questões pontuais.

Passo 5 – Potencialize seus clientes fiéis

O quinto passo vem com um olhar pra dentro da empresa. Tendo-se bem definido o produto que é vendido ou o serviço que é prestado, analise os clientes recorrentes do negócio e ofereça facilidades e benefícios diferentes para potencializar a recompra, vamos de exemplos:

  • Cartão fidelidade: quanto mais é comprado maior o benefício em contrapartida ao cliente;
  • Brinde: ofereça um brinde que será visto dia a dia pelo seu cliente, seja útil e com conexão com o seu negócio. Exemplo: Garrafinha em academias ou cheirinho para carro em lavagens;
  • Venda mais de um produto: que outro produto secundário posso oferecer que complementa minha venda primária?

Lembre-se de duas coisas: criando fãs da marca o marketing boca a boca acontece e é muito mais fácil vender para uma pessoa que já é minha cliente, ainda mais se ela estiver satisfeita com o serviço prestado ou produto vendido.

Passo 6 – Saiba seu ticket médio e seu rateio médio

Wow, foi rápido demais!

Eu explico: o ticket médio é o valor recebido em média de cada cliente. Por exemplo: no mês meu negócio faturou R$10.000,00 e atendeu 20 pessoas, o meu ticket médio naquele mês é de R$500,00.

Sabendo o seu ticket médio você consegue identificar quanto (em média) cada cliente gasta no seu estabelecimento.

Já o rateio médio define-se como o valor que a empresa gasta ao mês dividido pela quantidade de clientes atendidos, por exemplo: em determinado mês as despesas somaram R$7.000,00 e foram atendidas as mesmas 20 pessoas do exemplo anterior, temos então o rateio médio de R$350,00 por cliente.

Comparando os dois indicadores temos uma empresa saudável financeiramente: Ticket médio (R$500) – Rateio médio (R$350) = Lucro de R$150 POR CLIENTE! Rendendo pra empresa no mês o valor de R$3.000,00 para os 20 clientes atendidos.

Aqui cabe um alerta: o contrário é verdadeiro! A empresa pode estar gastando mais do que recebendo por cliente, nesse caso volte ao passo 3 e recomece o processo.

Passo 7 – Analise seus números

Eu sei que é chato ficar olhando os números mensalmente, mas esse é o passo 7 e com o tempo esse se torna um processo mais fácil. Segue um conselho da minha vó: faça aquilo que não gosta até aprender a gostar! Nem tudo na vida é como queremos.

Uma análise financeira dos números mensalmente pode ajudar a identificar falhas na empresa e a definir novos rumos. Tendo um histórico, a tomada de decisão se torna mais fácil para você gestor.

Esses sete passos são apenas o começo para dominar os números, mas o primeiro passo sempre será o mais difícil, continue na jornada e conte com a Hey Peppers! como parceira.

Hey Peppers!

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