Nesses últimos meses, o que mais os gestores ouviram em meio a tantas mudanças – de mercado, de consumo, estilo de vida, e instabilidade financeira – foi sobre: aprender a habilidade de gerenciar incertezas, e não poderíamos usar outro termo, senão, “gerenciando cenários instáveis”. Afinal, esse é o ponto chave: gestores do mundo inteiro estão percebendo a importância de estarem um passo à frente, antecipando mudanças por meio da estratégia.
Através de uma visão holística do negócio, é possível ter a percepção das primeiras atitudes a serem tomadas e as primeiras mudanças que necessitam ocorrer. Entende-se que esse momento também prepara um gestor para momentos posteriores que, de certa forma, olhando por um cenário global, apresentam-se positivos. Para isso, manter-se assertivo nesse momento, permitirá a sobrevivência do empreendimento até as fases de incerteza passarem.
É importante conhecer os principais pontos que precisam de maior atenção e controle nesse momento. Listamos aqui, alguns que interferem diretamente no sucesso e resultado da empresa. Entenda como é possível gerenciá-los;
É natural as expectativas em cima de um gestor serem bem altas, afinal, é esperado que ele esteja preparado para analisar cada situação e faça a escolha da melhor alternativa. Devido a isso, é preciso ter muita clareza de seus números, incluindo, receitas, despesas, inadimplência, lucratividade, custo da operação e, quanto maior for a previsibilidade do seu negócio, maior será sua assertividade na tomada de uma decisão como, corte de custos, reduzir equipes, aumentar o preço do produto ou serviço, e inevitavelmente considerar descontos aplicados à serviços e produtos comercializados.
Se você ainda não tem esses números na ponta da língua ou então, em um sistema de gestão, sugiro a você a leitura desse material, Como planejar durante momentos de incerteza. Se você não tem dados, não tem gestão!
“Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião.”
William Edward Deming
Momentos extraordinários exigem de gestores, uma equipe extremamente comprometida. Mais do que nunca, a cultura da empresa precisará ser vivenciada na prática, do dia a dia de cada colaborador.
A missão do negócio precisa ser compreendida por todos, pois o sucesso da empresa, nada mais é, do que o resultado entregue por cada colaborador em sua determinada função. Logo, é importantíssimo que todos entendam seu papel na empresa.
Fortaleça a cultura organizacional de seu empreendimento, atualize seu funcionários dos resultados, trabalhe com feedbacks e não esqueça que, processos claros e eficientes, são essenciais para você gerenciar qualquer situação interna.
Nesse momento, torna-se imprescindível ao gestor saber analisar as situações de uma maneira mais ampla e conectada, tendo a capacidade de ver o cenário completo, observando todos os agentes e situações que o compõem.
Além disso, ter um raio-x preciso de cada setor é fundamental para saber como está acontecendo a interação entre eles, podendo assim, fazer pequenos ajustes, de forma rápida e precisa.
Estão sendo lançados muitos desafios aos mesmo tempo, um deles, está sendo em manter a mesma produtividade e eficiência das equipes, principalmente porque muitas estão exercendo suas atividades home-office com jornada de trabalho reduzida.
Levando outra variável em consideração, aqui também temos gestores precisando entregar muito mais, com maior agilidade, pois sabem que sem o principal ativo, o negócio não se mantém.
É aqui que entra como ponto principal a visão sistêmica ou holística do negócio, compreenda através de índices, como cada setor ou em empresas menores, como cada colaborador se comporta diante de suas metas e atividades, entenda se é automotivação, acompanhamento ou conhecimento que está faltando para ajustar esses impasses, a partir disso, trace um plano de ação com verificações de curto prazo.
Para ajudar você nesse controle, sugiro uma ferramenta bem pertinente, o ciclo PDCA. Essa ferramenta visa controlar e melhorar os processos de uma forma contínua. Ou seja, ela é utilizada no controle do processo para a prevenir e solucionar problemas.
A missão de um gestor, como aqui já mencionado, é manter sempre uma visão por completo de todo o seu empreendimento, por isso, sinta-se incomodado com o conforto dos seus resultados.
A comodidade não faz você cessar momentos atuais, e sair da zona de conforto. As mudanças precisam ser constantes, nada mais é estático, tudo tornou-se tendencioso. Garanta o seu movimento e de sua equipe sempre.
Não deixe de avaliar os impactos de todas as mudanças, por mais que, aparentemente elas pareçam pequenas, implemente sempre, junto com o novo projeto/produto uma estrutura de suporte, da mesma forma, não deixe de analisar e monitorar o resultados.
Gestores inovadores bem-sucedidos pensam grande, são ousados, dessa forma, não tenha medo de mudar completamente o seu negócio se julgar necessário.
Regra número um para momentos de fragilidades e incertezas – quando não se sabe aonde chegar, não há motivos para continuar. Devido a isso, não esqueça que o primeiro passo para manter um time produtivo e motivado é mostrar clareza no que se espera de cada profissional.
Estabeleça metas, defina checkpoints. É importante trabalhar com ciclos de avaliações menores, se antes os números eram vistos mensalmente, reveja-os agora semanalmente ou quinzenalmente, dessa forma você conseguirá tomar decisões rápidas, caso seja necessário. Manter proximidade com a equipe é essencial, estimule seus colaboradores através de feedbacks.
Elogios e críticas construtivas são formas de fazer com que os colaboradores sintam-se parte da organização. Ofereça a oportunidade a eles de adquirirem novos conhecimentos, e o principal, deixe claro que a empresa reconhece e valoriza a contribuição de cada um.
Espero que esse artigo tenha conseguido trazer clareza para suas principais incertezas e dúvidas sobre os desafios da gestão.
Se você quiser aproveitar e aprofundar seus conhecimentos na área de gestão sugiro a leitura de outro material aqui do nosso blog: 5 Ted talks para aprender sobre negócios.
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