É cada vez maior a procura de educadores e instituições escolares pela gamificação, nomenclatura que delimita o uso de jogos de videogames como aliados do processo de ensino-aprendizagem. Esse recurso didático tem um excelente alcance e pode ser usado em várias áreas, inclusive no ensino de idiomas. Abaixo, listaremos algumas dicas práticas para aplicar a gamificação em sala de aula:
Jogos de videogame tem um alto potencial de interatividade. Por isso, com eles, é possível aproximar o aluno do conteúdo a ser aprendido, facilitando a criação de um processo imersivo.
A partir do momento em que o estudante fica mais à vontade em relação à abordagem da matéria, é natural que a motivação aumente e que resultados melhores possam ser alcançados, facilitando bastante o objetivo final da compreensão dos contéudos.
A facilidade que os alunos têm ao lidar com games é um elemento facilitador para que a gamificação seja aplicada em sala de aula. Isso contribui, de forma ampla e significativa, para que o tom pesado das aulas tradicionais seja eliminado, dando lugar a um tom mais leve e dinâmico.
Não se trata apenas de trazer novas e modernas práticas para o ambiente educacional, mas sim uma preocupação em prol de um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e com uma relação maior com a realidade dos alunos.
O uso de games por si só não é suficiente para que grandes resultados sejam alcançados. É preciso aliar diversos conceitos de estratégia, sem a necessidade de se aprofundar tanto, como: desafios, missões, ranking, pontuações e premiações.
Existem, por exemplo, games que trabalham a literatura de forma altamente dinâmica, possibilitando ao aluno dar uma cara nova às estórias. Isso proporciona uma atividade totalmente interativa, já que antes ele poderia mudar uma parte da trama somente por meio da sua própria imaginação, e no jogo pode visualizar essas mudanças.
Estratégias apontadas anteriormente como desafios, missões, ranking, pontuações e premiações são amplamente capazes de alimentar o espírito competitivo, de forma saudável, entre os alunos. Normalmente, eles já trazem de casa um pouco desse espírito, pois, muitos , em suas horas vagas, utilizam games como forma de lazer. Logo, trazê-los para a sala de aula, é uma excelente oportunidade de trabalhar com uma ferramenta que já é familar para a maioria.
Além do espírito competitivo, o uso da gamificação em sala de aula pode contribuir para reforçar a importância do trabalho em equipe pois, muitas vezes, os estudantes precisarão tomar decisões de forma conjunta, situação que será um espelho para muitas situações cotidianas no futuro. Por isso, a gamificação tem benefícios com a capacidade de ir muito além do ambiente educacional.
No Brasil, a presença massiva da tecnologia dentro da sala de aula ainda tem um logo caminho a percorrer. Mesmo que recursos tecnológicos como videogames façam parte do cotidiano dos alunos e constituam parte da cultura jovem atual, muitos especialistas ainda preferem métodos tradicionais para a aplicação dos conteúdos. Existem outros fatores determinantes como a falta de capital financeiro por parte de muitas instituições para investir em práticas mais tecnológicas.
Práticas modernas como a gamificação trazem um excelente apanhado de instrumentos pedagógicos que tem vários beneficiados. Além do próprio aluno, professores e escola também usufuem de um processo de ensino-aprendizagem mais qualificado e alinhado com as tendências atuais.
Em vários momentos da nossa vida, precisamos adotar estratégias corretas com base em diversos fatores como risco, custo-benefício, dificuldade e caminhos alternativos. A gamificação trabalha de forma ampla todos esses conceitos, trazendo assim lições que os alunos levarão para a vida toda.
Ações como essas vão ao encontro do propósito da escola que é formar um aluno crítico e com ampla capacidade de interpretar as diversas faces que o mundo real apresenta, o que torna a sala de aula um local com necessidade de apresentar, mesmo que de forma simulada, situações que serão encontradas por todos e que precisam de uma certa bagagem de conhecimento para que possam ser resolvidas e vivenciadas da melhor forma possível.
Com base em propostas pedagógicas mais recentes que buscam valorizar a necessidade de pesquisa por parte dos alunos, a gamificação é uma excelente ferramenta para auxiliar nesse processo. A prática, em qualquer mecanismo, possibilita que haja uma cadeia evolutiva natural, fazendo com que, de forma sequencial, a melhora seja percebida. O uso de games permite isso, pois é evidente que o uso, no processo imersivo, de elementos que os estudantes tenham afinidade, vai trazer a vontade de praticar e evoluir, o que é excelente quando o conteúdo está aliado a esse processo, pois vai facilitar e acelerar a retenção deste por parte do aluno.
Uma melhora de desempenho, feita de forma natural, incentiva os alunos a criarem uma série de estratégias que podem ser replicadas em diversas áreas, inclusive aquelas que, apesar de não estarem sempre ligadas à escola, contribuem para a formação do estudante, como a prática de esportes ou aprender a tocar um instrumento musical. Esse potencial interdisciplinar também facilita, de forma agradável, o processo de aprendizagem e a vida do aluno em relação ao alcance dos seus objetivos educacionais.
Todas as dicas apresentadas são flexíveis e podem ser aplicadas em diversas áreas, o que torna a gamificação em sala de aula um instrumento pedagógico com diversas possibilidades de atuação. Por meio delas, é possível trazer elementos inovadores e, consequentemente, obter melhores resultados pelo uso de práticas e estratégias altamente didáticas. Isso, com certeza, contribui de forma ampla e eficiente no ambiente complexo que permeia o processo de ensino-aprendizagem e o cotidiano de estudantes e educadores.
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Quer saber mais sobre gamificação? Veja aqui outro artigo que fala sobre o assunto.
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