Com a alta demanda pelo inglês no cotidiano, especialmente devido à grande presença do idioma em diversos âmbitos da vida, tornou-se uma realidade inevitável a busca pelo aprendizado deste. Segundo dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI) divulgados no ano passado, o segmento de instituições bilíngues no país cresceu entre 6% e 10% nos últimos cinco anos.
Percebemos assim o crescimento da oferta de forma a acompanhar a demanda, afinal o setor da educação e escolas de idiomas atualmente é responsável por uma considerável movimentação econômica no país, se tornando assim também um dos principais focos de empreendedores.
No caso de quem está iniciando a jornada empreendedora e ainda não possui grande experiência ou know-how sobre o segmento ou mesmo gestão, de uma maneira geral, montar uma escola pode parecer um desafio intransponível. Se somarmos fatores dessa natureza com objeções financeiras e até mesmo de suporte tudo soa ainda mais impossível, não é mesmo? Porém, a boa notícia é: Você pode sim montar uma escola de idiomas com pouco dinheiro! E as barreiras gerenciais também não são determinantes nessa etapa inicial, calma!
Se você chegou aqui então foi pensando em você que trouxemos neste conteúdo algumas informações de incentivo e relevantes para que você tire esse sonho do papel e invista na sua própria escola de idiomas. Então, continue lendo e não perca nada!
Assim como qualquer empreendimento é fundamental priorizar estudos e pesquisas sobre o mercado educacional, com ênfase no ensino de idiomas, já que é neste segmento que você pretende atuar. Comece buscando pesquisas já existentes de uma maneira geral, mas você também pode buscar suporte especializado para validar seu negócio com pesquisas próprias na região onde o negócio irá se localizar.
Busque fazer uma avaliação preliminar bastante completa para que assim consiga calcular riscos, ameaças, oportunidades e manter certa previsibilidade nas primeiras fases do negócio. Para ajudar também nessa redução de impactos é imprescindível que você conte com apoio financeiro e jurídico para entender bem seus recursos e como irá montar seu capital de giro. Considere todos os investimentos e despesas.
Mantenha-se realista e analítico, se atenha aos detalhes quando se tratam dos números e previsão de faturamento da sua escola para os próximos períodos, pelo menos para enfrentar o primeiro ano. Assim, será mais fácil visualizar quando seu negócio atingirá equilíbrio e trará retorno financeiro, de fato.
Um bom plano de negócios pode ser a chave para o sucesso da sua escola de idiomas, especialmente se este conseguir se manter atualizado e suas estratégias forem seguidas conforme planejado nesse período inicial. Neste você irá documentar todas as informações relevantes sobre o seu empreendimento, de forma completa e objetiva, é importante tanto do ponto de vista gerencial como também financeiro, pois é ele que irá conquistar potenciais investidores e parceiros.
É importante compilar aqui, para além de dados padrão, informações metodológicas e de currículo, principalmente ao falar sobre diferenciais e forças do negócio. Você também pode aqui contar com auxílio profissional para estruturação das informações, em especial, na avaliação de recursos, fornecedores, dados do mercado, público alvo, dentre outros aspectos de grande importância, como o marketing!
Com seu negócio devidamente validado pelo mercado onde busca atuar, faz-se necessário um estudo mais aprofundado sobre aspectos fundamentais como a concorrência e o público-alvo. Assim, com dados de interesse a respeito de quem vai, de fato, consumir o seu serviço será possível entender de que forma resolver essa “dor” e tornar-se a melhor opção, evidenciando benefícios e entendendo a melhor forma de comunicar-se para atingi-lo.
Sendo uma escola de idiomas, os argumentos de suporte para o marketing, nesse caso são muito conhecidos. Há necessidades específicas que fazem com que as pessoas busquem esse tipo de serviço (ou não busquem), sendo a demanda profissional, acadêmica, entretenimento e turismo, algumas das principais.
A partir disso, você deve elaborar com sua equipe de marketing e vendas, de que forma a comunicação irá ocorrer e quais os principais assets precisam ser apresentados de forma que te coloque na frente dos concorrentes. Faça pesquisas constantes, especialmente quando os primeiros alunos começarem a chegar, e entenda as necessidades e razões principais que os levaram até você. Não esqueça de manter uma boa relação “pós vendas” com seus alunos, afinal a fidelização pode torná-lo um importante promotor da sua escola com baixo custo!
Já que falamos em redução de custos, e este assunto é de grande interesse por aqui, não poderíamos deixar de citar uma das forças mais eficientes que montar uma escola de idiomas com pouco dinheiro: Invista em uma franquia! As franquias educacionais têm crescido significativamente nos últimos anos, principalmente quando falamos em cidades de menor porte.
A partir da possibilidade de contar com a uma marca já conhecida e validada pelo mercado de idiomas, certamente será uma grande alavanca rumo ao sucesso para o seu negócio. No modelo de franchising ocorre a venda de uma espécie de licença pelo detentor de uma marca (franqueador) ao empreendedor (franqueado) que deseja o fazer uso do direito daquela marca, know-how, infraestrutura e distribuição exclusiva ou semi daquele(s) produto(s) ou serviço(s).
A aquisição de uma franquia, no caso de quem deseja abrir uma escola de inglês, é um dos melhores e mais assertivos investimentos possíveis, com riscos e até custos menores. Isso se considerarmos um cenário “independente”, com investimentos por conta própria em estrutura, equipamentos, corpo docente, construção e posicionamento de marca e adoção de uma metodologia de ensino eficiente.
Ensinar melhor e mais rápido, essa deve ser a missão de quem deseja empreender através de uma escola de inglês. Para isso, portanto, é necessário contar com um franqueador com experiência e um método de ensino comprovado, aumentando as chances de sucesso.
Contar com consultoria periódica de desempenho, suporte na contratação e treinamento inicial para todas as áreas (administrativo, financeiro, marketing e pedagógico), reciclagem de toda a equipe ao longo do contrato, fornecimento do programa de gestão exclusivo, estudo in loco do ponto comercial para definição da atuação e viabilidade do negócio, assessoria para desenvolvimento do plano estratégico de marketing, isso e muito mais você garante sendo um franqueado da Hey Peppers.
Somos a franquia que mais cresce no interior do RS, conte conosco para realizar o seu sonho. Tire suas dúvidas sobre o processo e torne-se um de nossos franqueados!
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