Uma geração que já nasce conectada chega aos diferentes níveis escolares, e é preciso estar atento e se reinventar para aproveitar as habilidades tecnológicas natas dos alunos para potencializar o aprendizado dos mais diversos conteúdos escolares.
A realidade aumentada (AR ou RA) é uma excelente aliada nesta tarefa. Ao unir informações virtuais com o mundo real os alunos percebem os elementos ao seu redor juntamente com as imagens geradas por computador, projetadas e perfeitamente integradas.
A ferramenta estimula imaginação e permite que o conhecimento seja construído dentro de um contexto social imersivo, além disso ao focar na projeção de dados e informações é possível otimizar a retenção de conteúdo pelos diferentes perfis de aprendizado.
O uso de tecnologia em sala de aula aumenta o engajamento do aluno e a realidade aumentada estimula a autonomia ao permitir que o aluno interaja com o objeto de estudo de maneira direta.
Para deixar a aula interativa e interessante para os alunos, mas manter o foco do currículo nossa sugestão de hoje é o Merge Cube.
O que é Merge Cube?
Segurar o corpo humano ou o sistema solar na palma da mão é possível com este cubo holográfico. Trabalhando com realidade aumentada o Merge Cube permite acessar cenários e interagir com eles através de aplicativos.
O merge cube não tem como objetivo final o uso da tecnologia, ele é uma ferramenta para expansão do aprendizado. Ao substituir uma página de livro pela possibilidade de interação com o conteúdo permite aumentar o interesse e o engajamento do aluno no conteúdo apresentado.
O cubo pode ser adquirido em borracha em lojas online por aproximadamente R$80,00, mas existe a versão free que pode ser impressa para a montagem neste link (https://docs.wixstatic.com/ugd/879cdc_2146ac3eac0045dcb440d715042de3bd.pdf) e facilita o acesso a ferramenta para a turma. É importante lembrar que a impressão não deve se ajustar a página. Para aumentar a durabilidade é possível usar gramaturas mais altas de papel, mas não é possível plastificar a impressão uma vez que o reflexo interfere na leitura do código impresso.
O uso é supersimples – mas depende da disponibilidade de um celular ou tablet por aluno – caso não possua uma unidade por aluno é possível criar estações de aprendizado ou mesmo projetar a tela – após a montagem é necessário baixar o aplicativo escolhido e apontar a câmera do celular em direção ao cubo para ver a mágica acontecer. O grande desafio é filtrar as ferramentas que realmente agregam no desenvolvimento de cada disciplina em um universo de opções.
Separamos algumas dicas para ajudar você a produzir aulas que integrem tecnologia AR e a base curricular nacional (BNCC). Continue lendo e confira!
A criatividade do professor vale muito, mas ferramentas são sempre bem-vindas, aproveite alguns aplicativos para apresentar o conteúdo de maneira diferente e conduzir a turma em um universo imersivo de aprendizado de acordo com a faixa etária da criança e a disciplina estudada.
– TH!NGS
O aplicativo TH!NGS disponibiliza uma série de mini-games que permitem trabalhar diferentes conteúdos em um único aplicativo. Ele contempla desde a coordenação motora fina com o game Piranhas ao estudo das artérias com o Holo Body, perfeito para professores da educação infantil e de Biologia.
– DIG!
Com o DIG! estudar geografia vai ser muito mais divertido. A interface lembra muito o jogo MineCraft e permite explorar conceitos como clima, topografia e formação de solos. É possível que os alunos criem as próprias maquetes em versão virtual, explorando desde o solo a construções.
– Merge Explorer
Tudo que você precisa para tornar cada aluno em um cientista nato está neste aplicativo. Biologia, física e geografia podem ser exploradas em detalhes na palma da mão. Da anatomia de um sapo ao estudo das placas tectônicas o Merge Explorer vai deixar os conteúdos mais imersivos e divertidos para toda a turma.
– Tiltball
Um jogo que permite ampliar a compreensão básica de geometria espacial e gravitação. Aproximando o interesse do aluno o aplicativo permite que o aprendizado da matemática e da física se torne muito mais atrativo.
Novas possibilidades com o Merge Cube não param de surgir, com o seu cubo em mãos aproveite para explorar os aplicativos pagos ou gratuitos que utilizam a ferramenta e descobrir novas maneiras de unir a sua forma de educar com a tecnologia.
Quer saber mais sobre as novas formas de aprender e melhorar sua performance em sala de aula? Confira o artigo TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: NOVAS TECNOLOGIAS, NOVAS FORMAS DE APRENDER.
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…