Falar inglês em público muitas vezes pode ser um complicado, principalmente para os introvertidos e tímidos. É normal ter inseguranças, mas é importante nos desafiarmos, pois só assim vamos conseguir colocar em prática todos os anos de aprendizado e dedicação. Dá uma conferida no caso de uma das lendas do TED, Simon Sinek!
Simon Sinek se descreve como envergonhado. Pode não parecer, mas ele não gosta de falar com multidões e prefere não ir à festas. Ainda assim, ele é um dos palestrantes de mais sucesso no mundo: ele é o um dos maiores apresentadores de TED de todos os tempos, com mais de 22 milhões de visualizações em seus vídeos.
Apesar disso tudo, o irônico sucesso de Sinek como motivador inspiracional e escritor não é pura sorte. Também não tem a ver com estar no lugar certo, na hora certa ou conhecer as pessoas certas. É o resultado de uma reprogramação dos seus medos misturados com anos de prática e treinamento.
Em um artigo de Kim Lachance para o Entrepeuner, ela relata as sete dicas que Sinek deu após uma conversa:
Sinek aconselha nunca falar assim que você entra no palco. “Algumas pessoas começam logo a falar, devido ao nervosismo. Isso passa um pouco de insegurança e medo”, ele diz. Ao invés disso, entre silenciosamente no palco. Respire fundo, procure seu lugar, espere uns segundos e comece. “Eu sei que parece longo e entediante, e é extremamente esquisito quando você faz isso, mas mostra ao público que você está totalmente confiante e no comando da situação”.
Muitas pessoas se apresentam para vender produtos ou ideias, para fazer pessoas seguí-las pela internet, comprar seus livros ou só fazer com que sejam admiradas. Para Simon, essas pessoas são os “tomadores” e o público consegue perceber isso logo de cara. E com isso, eles se afastam.
“Nós somos alto sociais”, diz Sinek. “Mesmo em uma certa distância nós podemos saber a intenção da pessoa se apresentando. As pessoas confiam mais num ‘doador’, uma pessoa que dá valor, que ensina algo novo, que as inspira, do que um ‘tomador'”, ele diz.
“Escanear” a plateia é o seu pior inimigo, diz Sinek. “Enquanto parece que você está olhando para todos, na verdade você está se distanciando da sua audiência”, ele revela. “É bem mais fácil e efetivo se você olha para membros específicos da audiência durante sua apresentação. Se conseguir, dê a cada pessoa que você observa uma frase inteira. Quando você terminar, passe para outra pessoa e assim vá se conectando com cada indivíduo na plateia até que você termine”, aconselha Simon.
Quando você fica nervoso, não é só seu coração que bate mais rápido. Suas palavras também ficam mais rápidas. Mas para Sinek, a audiência vai te ajudar: eles são bem mais pacientes do que imaginamos.
“Eles querem que você consiga realizar a apresentação, mas quanto mais você acelera, mais você os afasta. Se você ficar quieto por um tempo e respirar fundo, eles vão te esperar. É maravilhoso”, diz Sinek.
Ignore as pessoas cerrando as sobrancelhas, cruzando os braços ou balançando a cabeça em sinal negativo. Foque as nas pessoas visivelmente interessadas, que balançam a cabeça positivamente, que mostram estar gostando da apresentação.
De acordo com Sinek, ele aprendeu esse truque assistindo as Olímpiadas. Ele notou que os atletas, ao serem questionados se estavam nervoso sempre respondiam “Não, eu estou animado”. Os atletas estavam recebendo os sinais de nervosismo – mãos inquietas, coração rápido e corpo rígido – e reinterpretando-os como efeitos colaterais da animação e ansiedade.
Ao subir no palco você provavelmente vai sentir a mesma coisa. É neses momento que Simon diz para ele mesmo em voz alta: “Eu não estou nervoso, estou animado!”.
Os aplausos são um presente, e, quando você recebe um presente, a coisa certa a se fazer é dizer obrigado. Por isso Sinek sempre terminar suas apresentações com duas simples, porém poderosas, palavras: muito obrigado.
“Eles deram a você o tempo delas, e estão te aplaudindo. É um presente e você tem que agradecer por isso”, finaliza Sinek.
Confira um dos mais populares TEDs com Simon Sinek:
Fonte: Administradores
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…