Laurides de Oliveira Dozol, 48 anos, analista de negócios da Totvs, começou a estudar inglês há cerca de dez anos. Fez o curso regular completo e depois continuou em contato com o idioma lendo sites estrangeiros, assistindo a filmes em inglês e ao noticiário internacional na TV.
Nos últimos dois anos, voltou a estudar e atualmente faz um curso voltado para negócios, em nível avançado.
– Sempre estudo porque o inglês não é algo que você pode começar a praticar quando a oportunidade aparece. Tenho que estar pronto a qualquer momento. A Totvs tem um laboratório na Califórnia (EUA) e algumas pessoas de Joinville foram para lá. Talvez eu nunca vá, mas se aparecer esta oportunidade, vou pegar – diz Dozol, que já passou uma semana na Turquia trabalhando no sistema de um cliente e falando inglês.
A dica dele para quem está começando é ter dedicação, persistência e nunca perder a chance de ter contato com a língua inglesa nas atividades de lazer.
O inglês entrou na vida de Gerson Castanho, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Rôgga, aos 15 anos, quando acompanhava as letras das músicas e se aventurava a ler livros estrangeiros. Entre os 20 e 30 anos, quando frequentava um curso presencial, a empresa onde trabalhava foi comprada por uma organização norte-americana.
– Quando se é jogado na selva, tem que se virar – afirma Gerson, hoje com 58 anos, e que teve no contato profissional com estrangeiros um grande impulso para alcançar a fluência.
– Os brasileiros criam bloqueio porque têm vergonha de falar errado na frente de alguém que é nativo no idioma. Eu perdi a vergonha rápido, por isso não criei bloqueio. A dica é: não tenha medo de errar.
Soares compara o aprendizado do idioma ao exercício físico. Não adianta cair em promessas de resultados milagrosos com pouco esforço. Para aprender inglês, diz ele, só existe um caminho: estudar.
Abaixo você tem acesso a um dos nossos materiais exclusivos, o ebook interativo A forma mais fácil de aprender inglês com um objetivo:
Fonte: A Notícia
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…