Nesse momento de COVID-19 estamos escutando muito sobre um termo utilizado nos anos 90 pelo exército americano para descrever um contexto pós Guerra Fria, mundo VUCA – Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. O mundo VUCA nunca foi tão atual. E o cenário parece não ser favorável.
Temos em nossa frente uma das maiores crises financeiras já vividas, e para as empresas o principal impacto é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos daqui para frente. Entendendo essa dificuldade, sobretudo nas escolas, criamos esse conteúdo para lhe ajudar a criar cenários e executar ações de forma rápida.
É interessante pensar que o próprio conceito de estratégia nas empresas foi inspirado na abordagem militar. O crucial agora é entendermos do que mais do que estratégia precisamos ter agilidade na tomada de decisões. Uma boa ferramenta para nos ajudar é a criação de Cenários.
A primeira coisa a ser feita nesse momento é entender o cenário atual. E já vou dizendo, a mídia ‘mainstream’ jornal, televisão, mídias sociais, não são uma boa fonte de informação para tomadas de decisões. Por motivos óbvios, que não discutiremos aqui.
Se você está se perguntando de onde tirar informações relevantes, eu indico a leitura de relatórios. Sugiro como primeira leitura, um pouco mais técnica, mas que ajuda a entender em maior profundidade impactos econômicos os relatórios do banco JP Morgan, mas você pode buscar vários relatórios na área e procurar leituras mais confiáveis.
O que está claro é que está acontecendo uma grande retração do mercado, com impacto reais para as nossas empresas. Como toda recessão, haverá recuperação do mercado. Sim, teremos bons trimestres, talvez anos pela frente, mas teremos que passar por esse furacão.
PIB Trimestral do Brasil – fonte: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php
Histórico de pandemias anteriores apresentam uma saída em V da crise. Precedentes são interessantes para criação de cenários, apresentam uma tendência, embora não sejam uma regra.
Fonte: BCG ROUNDTABLE BRAZIL: Como reagir aos impactos do COVID-19
Sim, uma das ferramentas mais usadas para planejamento e uma das mais simples, porém bastante eficaz ainda é a matriz de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Comece por ela, analise o seu negócio, suas fortalezas e seus calcanhares de Aquiles.
Após ler e entender possíveis cenários econômicos, reflita e discuta sobre as Ameaças trazidas por ele e quais as Oportunidades escondidas. Quais os impactos na educação?
Sugiro realizar a matriz com a sua equipe, além de criar um espírito de pertencimento no grupo, tenho certeza que os insights mais poderosos serão de sua equipe, afinal, o ponto de vista deles é o mais valioso para o negócio.
Esse é o passo mais importante, não há uma ferramenta própria para tal, mas na planilha que criei eu acrescento um modelo que você pode usar para o planejamento da consequência em sua escola. De acordo com a sua leitura dos modelos econômicos, você pode imaginar impactos específicos, como a perda de alunos e inadimplência.
Os números de cancelamentos e inadimplência depende muito de sua realidade local, seu perfil de aluno, seu posicionamento, e até o perfil de escola. Escolas regulares terão um impacto, enquanto cursos livres terão outro. Entenda o que pode acontecer e preveja 3 cenários. Cenário Otimista, preveja uma queda em sua receita, mesmo otimista, o momento de recessão virá e você deverá se prevenir, não há um número exato para essa perda, eu trabalho com modelos de perda de receitas, 15% para um cenário Otimista, 25% para um cenário Regular e acima de 35% para um cenário Pessimista. Saliento novamente que a planilha o ajudará a entender melhor esses números e os mesmo variam muito de acordo com as características de cada negócio.
Para fazer essa projeção utilizar pessoas que estão diretamente ligada a filha de seus alunos / clientes, seus professores e principalmente o pessoal da área financeira de sua empresa, eles trarão os melhores insights para essas projeções.
Após a criação dos cenários, determine um plano de ação para execução das mesmas. Utilizei um modelo baseado no 5W2H, mais simples e direto ao ponto. Mas basicamente defina quem executará as ações, quais os resultados esperados, e quando será feito a checagem das mesmas. Nesse período de turbulência sugiro uma checagem diária das ações, o que nos leva aos 2 próximos passos.
Comunicação é super importante, ainda mais nesse período. As pessoas precisam se sentir pertencentes e uma comunicação mais rápida dá a elas esse sentimento, mas também passa segurança sobre as tomadas de decisões.
Crie um time de emergência, uma equipe núcleo de sua escola. Ela deve ser composta por uma equipe multidisciplinar, mas não muito grande que não possa gerenciar. Traga para esse equipe coordenador, professor, pessoas de captação e financeiro, e se encontrem diariamente. As conversas não precisam ter pautas, discuta as ações, eles serão as pessoas chaves para lhe ajudar a sair desse momento crítico.
Tenho feito reunião com minhas equipes diariamente, e posso dizer, o trabalho está muito mais ágil. Estamos executando muito mais nesse momento e tenho certeza que sairemos ainda melhores com essa situação. Todos estão comprometidos em passar por esse momento entregando o seu melhor resultado.
Não basta entender o cenário e planejar ações, você terá que acompanhar diariamente os principais índices de sua escola. Se o seu sistema de gestão não tiver, o que é muito difícil hoje, tenha uma planilha com os índices a serem checados diariamente, alguns deles: números de alunos cancelados, renegociações, dinheiro em caixa, contas a pagar, contas a receber, frequência dos alunos nas aulas online e/ou porcentagem das entregas de atividades por turma, entre outros que você escolherá com a sua equipe. Não tenha muitos índices que não consiga gerenciar. Chamo atenção para o índice de renegociações, talvez esse seja o principal.
Nesse momento várias pessoas vão procurar a sua escola para renegociar, terão novos descontos e esse valor impactará direto o seu caixa. Mantenha olho constante nesse índice, mas não deixe de renegociar com seus alunos/clientes. Mostrar que está do lado deles, abrindo concessões para os manter em sua escola lhe trará bons resultados futuros e clientes fiéis a sua marca.
Espero que o artigo tenha contribuído para o seu planejamento nesse momento. Caso tenha dúvidas sobre conteúdo, por favor me adicione nas mídias sociais, terei o maior prazer em lhe ajudar.
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Excelente!
Vejo o mercado com várias oportunidades. Educação é genro de necessidade básica. Quem puder manter este investimento nos filhos ou na vida profissional vai optar por apertar em um lado para poder investir em educação.
Importante ter mais de um plano que possa ser reajustado ao longo do ano e muito bem colocado as avaliações diárias e semanais. A busca por novos parceiros que possam trazer alunos é uma delas. Associações, Sociedades, Órgãos Públicos, Escolas e Cooperativas são locais que podem agregar novos alunos. Estudar estes locais com estratégias bem definidas pode trazer novos alunos. Mas, não pode ser a única ação prevista
O planejamento deve ser feito de forma que possa ser mudado rapidamente. De acordo com a mudança de senário econômico .