Para você, empreendedor iniciante, ou até mesmo se você já tiver um negócio e quer diversificar o investimento, mudar de segmento e abrir um novo, nós sabemos que estar atento às oportunidades é uma tarefa constante. O modelo de franquia é hoje um dos mais atrativos para investidores e empreendedores dos mais diferentes mercados e níveis de experiência, e há razões para isso.
Em um cenário de crescente competitividade, o setor de franquias nada contra a corrente é vem conseguindo estabilidade, oferecendo assim boas oportunidades para novos entrantes no mercado. Contudo, há quem ainda não consiga se ver como franqueado e prefere abrir um negócio próprio e seguir o modelo “tradicional” de empreendimento. Porém, nós sabemos que a decisão pode não ser fácil e surgem muitas dúvidas no processo, especialmente considerando todas as avaliações necessárias e o processo de pesar todos os prós e contras de cada modelo.
Antes de decidir onde investir, e enquanto você ainda está diante da pergunta “qual o melhor caminho para mim?” deve-se pensar principalmente na ideia em si, nos seus recursos, no suporte, no seu know-how dentro daquele mercado. Esteja sempre em busca de conhecimento e esclarecimentos sobre ambos. Pesquise, entenda e questione tudo o que precisa saber sobre franquias e sobre um negócio próprio, para que seja assim mais fácil decidir qual modelo é ideal para você. Estar aqui consumindo esse conteúdo já é um importante passo para isso, portanto continue lendo e confira mais sobre os dois modelos antes dessa importante decisão!
Nós entendemos que começar um negócio é sempre um momento de grandes expectativas, dúvidas e receios, independente se você já é um empreendedor experiente ou não. É comum que uma das primeiras idéias que surjam é abrir um negócio próprio do zero e a partir disso já surge uma enxurrada de dúvidas específicas, certo?
O sonho de ser o próprio chefe acompanha algumas vantagens bastante específicas, principalmente se compararmos com o modelo de franquia. Algumas destas são:
Muitas vezes, quando se está em dúvida sobre empreender por meio de um negócio próprio ou uma franquia, por exemplo, a possibilidade de criar um negócio com a sua cara, tanto em relação à identidade visual e fatores correlatos, quanto falando sobre o produto/serviço representa uma vantagem que costuma pesar.
Investindo em um negócio próprio, além de ter a questão da identidade você tem a possibilidade de abrir sua própria franquia no futuro e vir a se tornar uma empresa franqueadora. Contudo, é importante destacar que não se pode começar o investimento pensando já nesse foco, pois são planos que exigem bastante maturidade, estabilidade e diversos outros fatores, algo relativamente distante para quem está começando a jornada empreendedora. Mas é uma possibilidade!
Muitos empreendedores possuem o sonho de lançar uma ideia inovadora no mercado, uma solução nova e que vai preencher uma lacuna no mercado. Pensar em como ajudar seu público de alguma forma, articular seu modelo de negócio da forma que você considerar melhor e toda essa autonomia é algo tido como diferencial ao investir em um negócio próprio, visto que no caso de uma franquia a franqueadora já possui alguns padrões pré-estabelecidos.
Sendo um modelo de negócio já “pronto”, a franquia acaba garantindo uma certa padronização do serviço e do que oferece aos franqueados. Uma das vantagens mais relevantes e que devem ser consideradas ao pensar em investir nesse tipo de negócio é o suporte. Este processo envolve, em geral, treinamentos e capacitações específicas para cada segmento e necessidades do cenário atual.
Além de todo esse repasse de know-how a franqueadora oferece também o suporte necessário para a realização de pesquisas de mercado, planejamento e demais itens fundamentais para a implementação e continuidade do negócio.
Sendo um negócio cujo modelo já foi planejado e vem funcionando bem no segmento, o franqueado acaba por não precisar testar os produtos/serviços, justamente por tudo isso já ter sido estabelecido pelo franqueador. Dessa forma, garante-se mais vantagem competitiva no mercado e uma maior possibilidade de sucesso, como uma das grandes vantagens da adoção de uma metodologia já comprovada.
Conforme destacamos, uma empresa franqueadora já foi validada pelo mercado e já possui força no seu nome frente ao mercado. Dessa forma, o investimento com marketing e comunicação de, maneira geral, não precisa ser tão intenso quanto o de alguém que está lançando uma nova marca no mercado. Além disso, a franqueadora dá um importante auxílio no investimento que se fizer necessário, no que concerne melhores práticas, material de divulgação e etc.
Justamente por contar com uma marca forte no mercado, o franqueador se beneficia também de uma tendência de mais rapidez para os retornos nos investimentos e também nos lucros. É comum que a franquia nova já comece sendo mais lucrativa do que um negócio próprio, iniciado do zero, que ainda está sendo validado pelo mercado, construindo autoridade para a marca e se ajustando aos cenários.
Justamente pelo negócio já ter estratégias de desempenho aplicadas em outras franquias da rede costuma reduzir bastante esse tempo de recuperação do aporte inicial, e também torná-lo mais fácil de ser calculado. Além disso, existem redes que possuem prazos já estabelecidos e asseguram esse retorno dentro de limites que não ultrapassam nem mesmo um ano após a abertura da franquia. Esperamos ter ajudado você a pensar melhor nesse importante momento na sua jornada empreendedora, e para te auxiliar ainda mais no direcionamento dos investimentos, confira esse super conteúdo sobre tipos de negócios de baixo risco para investir!
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