Empreendendo

Franquia x Negócio próprio: Conheça os modelos e veja qual o ideal para você

Para você, empreendedor iniciante, ou até mesmo se você já tiver um negócio e quer diversificar o investimento, mudar de segmento e abrir um novo, nós sabemos que estar atento às oportunidades é uma tarefa constante. O modelo de franquia é hoje um dos mais atrativos para investidores e empreendedores dos mais diferentes mercados e níveis de experiência, e há razões para isso.

Em um cenário de crescente competitividade, o setor de franquias nada contra a corrente é vem conseguindo estabilidade, oferecendo assim boas oportunidades para novos entrantes no mercado. Contudo, há quem ainda não consiga se ver como franqueado e prefere abrir um negócio próprio e seguir o modelo “tradicional” de empreendimento. Porém, nós sabemos que a decisão pode não ser fácil e surgem muitas dúvidas no processo, especialmente considerando todas as avaliações necessárias e o processo de pesar todos os prós e contras de cada modelo.

Antes de decidir onde investir, e enquanto você ainda está diante da pergunta “qual o melhor caminho para mim?” deve-se pensar principalmente na ideia em si, nos seus recursos, no suporte, no seu know-how dentro daquele mercado. Esteja sempre em busca de conhecimento e esclarecimentos sobre ambos. Pesquise, entenda e questione tudo o que precisa saber sobre franquias e sobre um negócio próprio, para que seja assim mais fácil decidir qual modelo é ideal para você. Estar aqui consumindo esse conteúdo já é um importante passo para isso, portanto continue lendo e confira mais sobre os dois modelos antes dessa importante decisão!

Quais as vantagens de abrir um negócio próprio?

Nós entendemos que começar um negócio é sempre um momento de grandes expectativas, dúvidas e receios, independente se você já é um empreendedor experiente ou não. É comum que uma das primeiras idéias que surjam é abrir um negócio próprio do zero e a partir disso já surge uma enxurrada de dúvidas específicas, certo?

O sonho de ser o próprio chefe acompanha algumas vantagens bastante específicas, principalmente se compararmos com o modelo de franquia. Algumas destas são:

  • Identidade própria

Muitas vezes, quando se está em dúvida sobre empreender por meio de um negócio próprio ou uma franquia, por exemplo, a possibilidade de criar um negócio com a sua cara, tanto em relação à identidade visual e fatores correlatos, quanto falando sobre o produto/serviço representa uma vantagem que costuma pesar.

  • Possibilidade de expansão

Investindo em um negócio próprio, além de ter a questão da identidade você tem a possibilidade de abrir sua própria franquia no futuro e vir a se tornar uma empresa franqueadora. Contudo, é importante destacar que não se pode começar o investimento pensando já nesse foco, pois são planos que exigem bastante maturidade, estabilidade e diversos outros fatores, algo relativamente distante para quem está começando a jornada empreendedora. Mas é uma possibilidade!

  • Maior autonomia e flexibilidade

Muitos empreendedores possuem o sonho de lançar uma ideia inovadora no mercado, uma solução nova e que vai preencher uma lacuna no mercado. Pensar em como ajudar seu público de alguma forma, articular seu modelo de negócio da forma que você considerar melhor e toda essa autonomia é algo tido como diferencial ao investir em um negócio próprio, visto que no caso de uma franquia a franqueadora já possui alguns padrões pré-estabelecidos.

Quais as vantagens de abrir um negócio próprio?

Suporte ao franqueado

Sendo um modelo de negócio já “pronto”, a franquia acaba garantindo uma certa padronização do serviço e do que oferece aos franqueados. Uma das vantagens mais relevantes e que devem ser consideradas ao pensar em investir nesse tipo de negócio é o suporte. Este processo envolve, em geral, treinamentos e capacitações específicas para cada segmento e necessidades do cenário atual. 

Além de todo esse repasse de know-how a franqueadora oferece também o suporte necessário para a realização de pesquisas de mercado, planejamento e demais itens fundamentais para a implementação e continuidade do negócio.

Segurança de um negócio validado

Sendo um negócio cujo modelo já foi planejado e vem funcionando bem no segmento, o franqueado acaba por não precisar testar os produtos/serviços, justamente por tudo isso já ter sido estabelecido pelo franqueador. Dessa forma, garante-se mais vantagem competitiva no mercado e uma maior possibilidade de sucesso, como uma das grandes vantagens da adoção de uma metodologia já comprovada.

Redução no investimento de marketing

Conforme destacamos, uma empresa franqueadora já foi validada pelo mercado e já possui força no seu nome frente ao mercado. Dessa forma, o investimento com marketing e comunicação de, maneira geral, não precisa ser tão intenso quanto o de alguém que está lançando uma nova marca no mercado. Além disso, a franqueadora dá um importante auxílio no investimento que se fizer necessário, no que concerne melhores práticas, material de divulgação e etc.

Mais rapidez nos retornos

Justamente por contar com uma marca forte no mercado, o franqueador se beneficia também de uma tendência de mais rapidez para os retornos nos investimentos e também nos lucros. É comum que a franquia nova já comece sendo mais lucrativa do que um negócio próprio, iniciado do zero, que ainda está sendo validado pelo mercado, construindo autoridade para a marca e se ajustando aos cenários.

Justamente pelo negócio já ter estratégias de desempenho aplicadas em outras franquias da rede costuma reduzir bastante esse tempo de recuperação do aporte inicial, e também torná-lo mais fácil de ser calculado. Além disso, existem redes que possuem prazos já estabelecidos e asseguram esse retorno dentro de limites que não ultrapassam nem mesmo um ano após a abertura da franquia. Esperamos ter ajudado você a pensar melhor nesse importante momento na sua jornada empreendedora, e para te auxiliar ainda mais no direcionamento dos investimentos, confira esse super conteúdo sobre tipos de negócios de baixo risco para investir!

Hey Peppers!

Recent Posts

Hey Peppers! celebra o Pride Month promovendo uma educação inclusiva e respeitosa

Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…

1 ano ago

Hey Peppers! realiza visitas pedagógicas nas unidades dos três estados do sul do Brasil

O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…

1 ano ago

Convenção celebra 10 anos da marca Hey Peppers! com presença do renomado palestrante Marcos Piangers

A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…

1 ano ago

Hey Peppers! participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de Congresso Internacional de Vendas em Porto Alegre

As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de evento da Associação Brasileira de Fraschising

A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…

2 anos ago