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FY, DC, POV? Entenda de uma vez por todas a linguagem do Tik Tok

Desde que viralizou em 2020, é impossível negar a enorme adesão que leva hoje o Tik Tok a ser visto como um verdadeiro sucesso no mundo dos aplicativos de redes sociais. A rede ganhou as graças de famosos e anônimos e já contabiliza um número de downloads de brilhar os olhos, sendo eleito no primeiro trimestre de 2022 como o app mais baixado no mundo. Mas não é de hoje…

Antes de nomes populares no segmento como Snapchat, Dubsmash ou Instagram seguirem esse formato “stories” havia o  Musical.ly. Lá em 2014 quando o aplicativo foi lançado, o limite para a criação de vídeos era 15 segundos e os vídeos de dublagem musical eram a maioria. A Musical.ly Inc, desenvolvedora do antigo app, ao ser vendida para a chinesa ByteDance foi o gatilho para que o Musical.ly fosse transformado no Tik Tok, como uma espécie de “evolução”. 

A partir dessa pegada super descontraída, cheia de humor e liberdade sua segmentação predominante acabou ficando com o público mais jovem, que tem deixado outros aplicativos como Instagram e o Facebook comendo poeira nos rankings de uso no mundo. 

O Brasil está hoje na inacreditável segunda posição no tempo de uso do Tik Tok, atrás apenas da China, local de origem do app. Seu alcance mais alto e incentivos mais atrativos para produção e consumo dos conteúdos, o engajamento por lá só cresce cada dia mais e nós apostamos que você já viu ou ouviu alguém falar sobre trends que rolam por lá.

Certamente a essa altura você já deve ter instalado o aplicativo, mesmo que por curiosidade, e já deu boas risadas com alguns vídeos. Quem já está aproveitando a ferramenta percebeu que existem todos os tipos de conteúdos, focados em uma infinidade de públicos diversos, mas alguns grupos ainda têm se sentido “por fora” das chamadas “trends” por falta de familiaridade com as famosas siglas e termos gringo.

E foi pensando em te ajudar com isso que reunimos aqui uma espécie de “glossário do Tik Tok”. Então, continue lendo e confira!

  • Trend

Refere-se a vídeos e temas populares na rede. Todas as modas que sobem rapidamente e geram diversos vídeos rapidamente dentro do efeito viral da ferramenta, vêm acompanhados da hashtag para identificar essa popularidade alcançada ou almejada.

  • FY / FYP

Refere à uma característica de usabilidade da plataforma. O que é chamado de “feed” em outras redes como o Instagram, no Tik Tok é chamado de “For you page”. Ao contrário do que ocorre com outras redes, onde o feed é alimentado por conteúdos de pessoas que seguimos, o Tik Tok costuma exibir posts em alta na rede social, independente de quem seja o produtor. 

Então os “Tik Tokers” (também chamados de “Creators” na plataforma) utilizam a hashtag e suas variações #FY #FYP ou #ForYou com o objetivo de aparecer na página e assim, viralizar. Se a hashtag ajuda ou não com o algoritmo, ninguém tem certeza, mas é uma prática bastante comum e é também utilizada nos comentários para avisar ao criador que seu conteúdo apareceu na For you Page dele.

  • POV

A sigla POV vem de “Point Of View” (Ponto de Vista, em português), e é utilizada em publicações nas quais as pessoas revelam sua perspectiva sobre determinado assunto. No TikTok, onde a expressão também é bastante famosa nas correntes de vídeos chamadas de “trends”, sua conotação ganhou novos rumos e é muito comum pequenas histórias serem criadas onde o espectador faz parte da cena como um personagem que interage com o autor do vídeo. 

Essa temática tem feito bastante sucesso no aplicativo e as produções de temas variados vão da sedução ao humor  com muita criatividade. 

  • IB

Abreviação de “Inspired By” (em português: “inspirado por”), é utilizado para afirmar que o vídeo se inspirou em outra pessoa, como uma espécie de crédito por ter produzido um conteúdo parecido ou igual. É muito comum ver vídeos com ideias exatamente iguais no Tik Tok, daí surge a importância de dar o devido crédito aos criadores das trends

Isso porque, quando algo viraliza na internet, fica praticamente impossível saber quem produziu o “original”. Assim, em casos de inspiração, os “tik tokers” costumam utilizar colocar o @ do criador como forma de dar o IB e mostrar que não está copiando.

  • DC

Sigla para “Dance Credits”, o DC é outra forma de atribuir créditos no Tik Tok, porém é mais comum no caso de postagens (ou trends) de coreografias, como o próprio nome sugere (em português: créditos da dança). Geralmente, quando aparece sob a forma de hashtag o DC está anunciando que alguém está reproduzindo uma coreografia produzida por outra pessoa.

  • Duets

Em português o significado é “duetos” e quando essa hashtag surge é para identificar duas coisas: ou um criador acabou de produzir algo que gostaria que outros fizessem duetos no TikTok, criando conteúdo novo, ou também aparece em vídeos dos próprios duetos. É bastante comum em vídeos musicais de canto, onde alguém pega uma canção famosa por ter um casal dividindo os versos e pedindo que outros usuários façam a outra parte em suas contas.

  • Challenge

Quando falamos em DC por aqui trazemos também junto disso o conceito de challenge, que em português significa “desafio”. Daí você já consegue imaginar o contexto para utilizar essa hashtag, certo? 

Comumente quando algum “tik toker” cria uma coreografia nova e quer que ela viralize por meio da criação de novos conteúdos por outros usuários, (sempre lhe creditado com a DC, claro) surgem os challenges. Isso significaria então que este criador está desafiando qualquer um da rede a fazer a mesma coreografia melhor ou igual a ele. O que pode servir pra diversas outras atividades ou habilidades, e não apenas a dança.

Aproveite que o celular está na mão e o Tik Tok aberto pra conferir também nossa lista com algumas das músicas que mais hitaram na platafoma em 2021 pra cantar junto e ainda treinar o inglês!

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