O acesso quase irrestrito à informação na sociedade atual — devido à disseminação da internet e da tecnologia — fez com que vivêssemos numa das melhores épocas para estudar o que bem entendermos. A cada dia, são inventados aplicativos para estimular e promover o aprendizado de diversos assuntos, destacando-se o ensino de línguas.
Nesse contexto, vem ganhando popularidade a gamification para aprender inglês. A gamification, ou gamificação, em português, é basicamente a aplicação de elementos e princípios dos jogos em circunstâncias não relacionadas a eles.
A técnica pode ser aplicada em muitas situações, desde ajudar pessoas a se exercitarem mais até auxiliá-las a comer de forma mais saudável. Mas é no ensino de línguas que ela vem ganhando mais destaque.
Pensando nisso, mostraremos, no post a seguir, algumas vantagens da técnica gamification no aprendizado do inglês. Confira!
Imagine que, ao jogar o seu jogo de videogame favorito, você estaria ao mesmo tempo, estudando para a sua próxima prova. Não seria demais? Pois é justamente isso que a gamification faz com o processo de aprendizagem, tornando-o mais lúdico e recreativo.
Por tornar mais divertido o processo de aprendizado, com o uso de elementos clássicos dos jogos, como a criação de avatares, rankings e troféus simbólicos, a gamification aumenta muito a motivação das pessoas para aprender.
A cada ponto conseguido ou medalha alcançada, o aluno se vê progredindo e dominando cada vez mais o seu conhecimento de inglês.
Aprender uma língua estrangeira é algo divertido e estimulante, mas requer esforço e dedicação ao longo do tempo. É muito comum que surjam obstáculos naturais aos aprendizes nessa jornada.
Ao tornar os desafios mensuráveis por meio de pontuações e fases, a gamification para aprender inglês se torna um estímulo a mais para os estudantes superarem as suas dificuldades com a língua.
Você já reparou em quanto tempo a gente perde em filas de banco, pontos de ônibus e no trânsito nas grandes cidades? Com a gamification, você pode utilizar esse tempo, que originalmente seria de pouca utilidade, para aprender sozinho um pouquinho mais de inglês.
Isso acontece porque a gamification utiliza o micro-learning, técnica de aprendizagem que divide os exercícios e as lições em fases e etapas muito pequenas e específicas, tornando qualquer momento, por mais breve que seja, em boa oportunidade para aprender.
Para o aprendizado de qualquer matéria, são necessárias muitas horas de estudo e revisão, sendo que os assuntos e exercícios precisam ser repetidos várias vezes para serem consolidados na memória.
Utilizando desafios e questionários que aparecem esporadicamente ao longo do tempo, a gamification estimula a repetição inteligente do conteúdo pelo aluno, favorecendo um aprendizado mais eficiente e a proficiência do idioma.
Muita gente acha que os smartphones só são úteis para trocar mensagens com os amigos, ouvir músicas e assistir a vídeos online.
Com a gamification, no entanto, o seu celular virou uma potente ferramenta para aprender o inglês, já que muitos aplicativos e programas se utilizam dessa técnica de ensino para incentivar os usuários a saberem um pouco mais da língua.
Gostou desse texto sobre gamification para aprender inglês? Aproveite essa visita no nosso blog para assinar a nossa newsletter e receber mais informações na sua caixa de entrada!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…