Imagine começar a planejar tudo para aquela sonhada viagem internacional mas no meio disso esbarrar com a insegurança para se comunicar lá… Certamente esta é uma situação que ninguém deseja enfrentar mas que infelizmente pode estar ocorrendo com muitas pessoas, considerando que apenas 5% dos brasileiros conseguem se expressar na língua inglesa e 1% é fluente no idioma.
É fundamental destacar aqui que, quando temos um objetivo para começar a aprender inglês, como uma viagem neste caso, o processo pode ser muito mais fácil e descomplicado do que parece. Isso porque, uma certa parte mais “burocrática” que vemos em livros didáticos e salas de aula não precisa, necessariamente, ser aplicada perfeitamente. Aquela gramática que ainda te trava não representa aqui uma ameaça para seus planos, uma vez que a prioridade é a comunicação: compreender e ser compreendido em inglês durante o dia a dia da viagem, certo?
Obviamente, você vai precisar ter uma base gramatical no idioma para conseguir saber em que momento “driblar” certas regras é aceitável e não irá comprometer a compreensão oral. Da mesma forma, gírias, expressões próprias do destino, pontos de referência e turísticos, particularidades culturais importantes, dentre outros fatores podem ser determinantes para que você consiga desfrutar do roteiro de maneira única, mesmo sem se considerar fluente.
Pensando nisso, se você está buscando melhorar o seu inglês especificamente para uma viagem, independente da meta que você deseja alcançar por lá, viemos te ajudar com algumas dicas essenciais para que você consiga aperfeiçoar seu inglês e aproveitar ao máximo essa experiência. Então, continue lendo e confira!
Na hora de aprender um novo idioma, especialmente, se você tem uma viagem em mente, é muito importante tentar incluir ao máximo a língua em seu cotidiano. Muitas atitudes são extremamente fáceis de serem adotadas e talvez você até já as faça de forma inconsciente e pode não estar aproveitando como poderia.
Bons exemplos para começar envolvem dispositivos mais presentes no seu dia a dia, como configurar smartphones, notebooks e/ou tablets para o inglês. Buscar ampliar o consumo de conteúdos audiovisuais em inglês também ajuda muito para aprender enquanto se diverte, sejam livros, filmes, notícias ou músicas, atividades desse tipo podem ser de grande valia para absorver uma linguagem mais usual.
Mergulhar no inglês é tão importante quanto fácil de ser feito, antes mesmo de embarcar no avião. Com atitudes simples você pode ser capaz de se comunicar com muito mais facilidade e naturalidade. Observar como são dadas orientações de direção em filmes, séries e até no seu GPS pode ser um grande exemplo do quanto essa imersão prévia pode ajudar a evitar perrengues durante uma viagem. Pense nisso, e comece a sua imersão gradativamente, mas com constância!
Com a imersão iniciada ainda aqui em terras brasileiras, você precisa pensar primeiro em direcionar melhor como consumir os conteúdos em inglês. Um caminho interessante pode ser se aprofundar na comunicação específica do local de destino, e uma boa maneira de fazer isso para além de pesquisas na internet seria interagir com nativos. Mas como?
Assim como os aspectos de imersão que indicamos anteriormente podem ser feitos antes da viagem, estabelecer diálogos com nativos também é algo que, graças à Internet e nosso mundo globalizado, conseguimos interagir com com pessoas que nasceram ou moram no país que você pretende visitar. Existem inúmeros sites e plataformas online que possibilitam e otimizam esse tipo de interação, além das próprias redes sociais que já utilizamos diariamente.
Encontrar um bom site que sirva como plataforma para que você converse com pessoas de outros países em tempo real, além de uma ótima forma de praticar o seu inglês aprendido até aqui, perder a timidez falando com nativos da língua, você ainda garante um intercâmbio cultural que vai ajudar a se localizar melhor durante a viagem. Além disso, essa atividade é imprescindível para aperfeiçoar sua fala e ainda deixar o ouvido afiado. Duas boas dicas de sites conhecidos são: My Language Exchange e o Real Life Global.
Essa dica pode ser potencializada se você documentar um pouco mais dos aprendizados adquiridos nessas imersões. Vale a pena criar uma espécie de glossário com expressões fundamentais e que você desconhecia antes, justamente para estar nos seus estudos com mais frequência e treinar antes de carimbar o passaporte. Aproveite!
Infelizmente, ainda é uma confusão comum em estudantes de inglês a questão do nível real de domínio no idioma. Isso porque, vários cursos tradicionais acabam por não se preparar como deveriam os alunos e ainda passar uma falsa sensação de preparo com uma descrição interna que não garante em nada que o aluno está apto para se comunicar ao sair do país.
Muitas pessoas acabam caindo em um sentimento de frustração por terem se dedicado durante um longo período de tempo a um curso e ainda não se sentirem capazes de estabelecer uma comunicação fluida em outro país. Por isso, é muito relevante conhecer o seu nível de inglês para ter uma noção real de quais competências você domina bem e quais ainda precisam ser trabalhadas. Com isso, você terá também um importante guia para os estudos, intensificando o que considerar mais relevante e otimizando seu tempo até a data marcada para a viagem.
Uma das maneiras mais comuns de atestar o nível de inglês são as provas de proficiência. Existem alguns tipos e a maior parte delas são utilizadas frequentemente por estudantes que possuem objetivos acadêmicos e intercâmbios fora do país. Algumas são mais complexas, outras mais simples, existe também uma variação de preços, mas o que importa é escolher a prova que melhor se adequa ao que você deseja no momento, respirar fundo, reunir os conhecimentos que alcançou até aqui e fazer a prova o quanto antes.
Costurando as nossas dicas anteriores, colocamos aqui um ponto fundamental: a constância. Essa dica de ouro, apesar de óbvia, é o que mantém os aprendizados sempre circulando na sua mente e pode fazer total diferença em todo o esforço que você faria para sua viagem. Se você começar a inserir o idioma no seu cotidiano mas não fizer isso com uma frequência satisfatória, o resultado será muito mais lento, desgastante e é muito provável que você não terá o aproveitamento que precisa.
Por isso, o grande segredo aqui pode ser ter um processo que te garanta essa constância. Você pode começar organizando seu tempo, pois disciplina e foco são fundamentais na rotina de qualquer estudante. Prepare um cronograma incluindo os horários que você poderá dedicar para os estudos e também quais tópicos pretende cobrir em cada horário. Dedique-se ao máximo enquanto estiver estudando mas não esqueça de tirar pausas para conseguir assimilar melhor os conteúdos.
Estude utilizando os recursos disponíveis a seu favor! Já existem ferramentas poderosas no aprendizado de idiomas disponíveis online e de graça. O dicionário de Cambridge é uma das mais famosas e respeitadas fontes de conhecimento quando o assunto é buscas sobre palavras. Existem também bibliotecas totalmente online com conteúdo em inglês, como a Ello (English Listening Library Online) onde você poderá encontrar, além de livros, também gravações em áudio e exercitar o listening enquanto aprende novas palavras. E não se engane, citamos aqui apenas alguns portais, mas a internet é um verdadeiro universo! Basta saber explorar, se organizar e se empenhar na jornada.
Seja inserindo o idioma na sua vida com constância, conversando com nativos e treinando expressões locais, coletar informações sobre o seu destino é um dos pontos altos durante a programação de uma viagem internacional. Pesquisando referências online você conseguirá ter acesso a um universo de grande ajuda para ter clareza sobre o que você realmente quer fazer durante a viagem e o que será possível durante esse tempo.
Essa etapa é importante também para evitar que você enfrente perigos e desconfortos desnecessários, como andar em locais impróprios para turistas, se perder ou até perder tempo visitando um local que não está aberto ou acessível naquele momento. Isso significa que você deve pensar em se preparar para certas situações e, assim, saber bem o que precisa comunicar a depender dos cenários possíveis.
Pesquise e leia o máximo de coisas sobre o local onde vai se hospedar, além de conferir cuidadosamente roteiros possíveis na região, sendo possível até mesmo comprar acessos a alguns pontos turísticos ainda antes da viagem. Quanto mais preparação você tiver maior será sua confiança e menor a ansiedade, fatores que juntos são a chave para uma comunicação efetiva e uma excelente experiência durante a sua trip.
Quer continuar aprendendo mais sobre inglês para turismo? Confira agora como aproveitar e aprender muito durante sua viagem de intercâmbio!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…
View Comments