Para aprender inglês, é importantíssimo ter o máximo de contato possível com o idioma, certo? Felizmente, hoje em dia isso não significa fazer listas intermináveis de exercícios, pois existem maneiras bem mais divertidas de mergulhar de cabeça na língua. Está pensando em filmes, séries e músicas? Pois saiba que existe ainda uma outra opção, mais inusitada e talvez até mais eficaz: jogar videogames! Além de juntarem entretenimento e estudo, os jogos trazem certos benefícios para o aprendizado que os filmes e as músicas, por mais que sejam importantes, não têm como oferecer. Quer saber quais são? Então aperte o start:
Quando você assiste a um filme ou escuta uma música, por mais que até precise se esforçar para entender o que está sendo dito, ainda está em um estado de relativa passividade. Com um videogame, por outro lado, você interage mais profundamente com o jogo, realmente se deixando levar pela brincadeira. Esse contato próximo, além de deixá-lo ainda mais imerso, torna o processo de aprendizado mais ativo, fazendo com que você assimile melhor e com mais facilidade o conhecimento.
Outra grande vantagem da interatividade dos jogos está no incentivo ao desenvolvimento do pensamento em inglês, em vez de depender de traduções — o que é fundamental para o domínio do idioma. Isso acontece porque, durante o jogo, você automaticamente começa a associar termos e comandos a ações que precisa realizar, em vez de simplesmente traduzi-los.
Que tal um exemplo? Digamos que, durante um jogo, seu personagem entre em um combate e apareça na tela a mensagem “Press X to dodge”. Você não vai ter tempo de procurar no dicionário o que significa dodge! Em vez disso, aperta o botão indicado e percebe que seu personagem se esquiva dos golpes recebidos. Assim, todas as vezes em que vir o comando dodge na tela, vai entender que deve se esquivar, sem precisar recorrer ao dicionário para entender o termo. Simples e eficaz, não?
Em alguns tipos de jogos — principalmente RPGs, puzzles ou de aventura —, se você não fala inglês terá muita dificuldade para concluir a história ou mesmo passar de fase. Além disso, mesmo videogames que podem ser jogados independentemente do idioma se tornam muito mais divertidos quando você consegue entender melhor o que está acontecendo. Por isso, se quer terminar o jogo sem precisar recorrer a walkthroughs (e, convenhamos, eles acabam com toda a diversão!), não tem outro jeito: você precisa aprender inglês.
Assim, seja perguntando a seus professores sobre o significado de uma frase, procurando uma ou outra palavra no dicionário ou pedindo ajuda a seus amigos que já jogaram para entender as dicas, você terá que dar um jeito de descobrir o que o jogo quer. Ao percorrer esse caminho, inconscientemente ampliará seus conhecimentos no idioma.
A não ser que você tenha uma memória de dar inveja, o melhor jeito de fixar palavras novas é pela repetição. E nisso os videogames podem ser grandes aliados! Pense bem: como a maioria dos jogos exige dias de dedicação para ser concluído, a frequência e a intensidade de contato com os termos novos o ajudarão a memorizá-los com muito mais facilidade.
Algumas palavras são comuns a quase todos os jogos e consoles, como press(apertar), select (selecionar), save (salvar) e load (carregar), tanto que estão na ponta da língua de qualquer gamer. Fora esses termos mais genéricos, o tipo de vocabulário aprendido dependerá bastante da temática do jogo.
Games de corrida, por exemplo, são uma ótima maneira de aprender palavras relacionadas a carros. Já em jogos com uma temática medieval — como as sériesThe Elder Scrolls ou Dragon Age —, você com certeza vai se deparar com termos como sword (espada), shield (escudo) e armor (armadura). Simuladores, por sua vez, são ótimos para adquirir um vocabulário mais geral. O famoso The Sims, por exemplo, é ideal para memorizar palavrinhas relacionadas a partes da casa e a ações do dia a dia, como take a shower (tomar um banho) e tell a joke (contar uma piada).
É claro que nada supera um bom livro para treinar suas habilidades de leitura, mas nesse caso, mesmo se você não é do tipo que se sente confortável com livros, não terá desculpa: os videogames são uma excelente alternativa. Além dos menus e das descrições de lugares e objetos, que ajudam a treinar sua interpretação, a maioria dos jogos oferece a possibilidade de ativação de legendas — em inglês mesmo — para os diálogos. Dessa maneira, você pode ver como cada palavra é escrita e melhorar inclusive sua ortografia.
Videogames portáteis — como o Nintendo DS e o PSP, da Sony — são ainda melhores em relação a esse quesito, pois, em muitos casos, os jogos acabam se desenvolvendo inteiramente por escrito, apenas com alguns efeitos sonoros para completar o contexto.
Hey! Listen! Quem já jogou o clássico The Legend of Zelda: Ocarina of Timecertamente se lembra dos gritinhos da fadinha Navi, não é verdade? Pois só com um pouquinho a mais de prática não é nada difícil aprender a diferenciá-los! Isso porque os videogames são uma excelente maneira de treinar sua capacidade de compreensão auditiva.
Jogos de aventura, RPG e até FPS — first-person shooter, ou seja, tiro em primeira pessoa — costumam se desenvolver a partir de uma história contada principalmente por meio de diálogos entre os personagens. Assim, para entender direitinho o desenrolar de eventos, é preciso ficar atento a essas conversas, mais ou menos como acontece ao se assistir a um filme.
A grande vantagem, no caso dos videogames, é que, na maioria das vezes, é possível repeti-los. Dessa forma, se você por acaso não entendeu tudo de primeira, pode voltar e tentar quantas vezes forem necessárias, efetivamente treinando sua habilidade de compreensão!
Se você começou a aprender inglês há pouco tempo, pode começar com alguns jogos mais simples, que normalmente só exigem o inglês no comecinho. Os populares Just Dance, para Xbox, ou Candy Crush, para celulares, por exemplo, não exigem domínio do idioma, mas já podem ser considerados um passo a mais para se estar em contato com a língua.
Quando souber um pouco mais de inglês, pode se arriscar em um jogo de tiro em primeira pessoa, em que você não precisa entender a história para jogar, mas deverá fazer um exercício pelo menos para compreender a missão de cada fase. Quando já estiver dominando o idioma, pode colocar seus conhecimentos à prova com um jogo de aventura ou mesmo um RPG. Escolhendo o game certo, você não se sentirá desestimulado pela sensação de que não está entendendo nada, passando a ter várias oportunidades para treinar suas habilidades!
É fundamental mergulhar em qualquer idioma para dominá-lo. E para aprender inglês não poderia ser diferente. Além de incentivarem o contato com a língua e serem ótimas maneiras de expandir seu vocabulário, os videogames tornam o processo muito mais dinâmico, servindo de motivação para os estudos! Pronto então para aprender brincando?
Só não se esqueça de comentar aqui para nos contar que jogo escolheu para começar! E aproveite para conferir também nossa playlist rock’n’roll para aprender cantando!
E nos botões abaixo você pode turbinar o seu inglês, com o nosso material gratuito!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…