Mesmo sendo conhecido como um país amplamente empreendedor, o Brasil ainda não acompanhou essa tendência e segue sendo definido pelos próprios empreendedores e por quem sonha iniciar nessa jornada, como um país de poucos incentivos. Com isso, fazer uso eficiente de dados tornou-se cada vez mais importante nos negócios, especialmente na otimização da tomada de decisão nos primeiros anos de um empreendimento.
Isso se reforça quando vemos um estudo do Sebrae Nacional que mostra o número 24,4% representando o percentual de novos negócios que encerram suas atividades antes de completarem dois anos de existência. Há ainda o triste percentual de 50% das empresas com menos de quatro anos de existência que também podem fechar, de acordo com a mesma pesquisa. Mas calma! Nem tudo está perdido pois há muito que pode ser feito para não cair nessas estatísticas. E foi por isso que trouxemos este conteúdo.
De fato, não basta apenas pensar em empreender e iniciar um negócio de qualquer forma, em qualquer contexto, sem uma visão clara de recursos importantes. Há um conceito parcialmente equivocado de que o empreendedor gosta de enfrentar riscos, mas a realidade é que a segurança é um fator muito buscado nesse segmento.
O que ocorre, na realidade, é que na jornada empreendedora faz-se necessário aprender a lidar melhor com riscos calculados, pesquisando diferentes modelos de negócios e opções que realmente tenham potencial de trazer lucro e, consequente sucesso.
Nesse cenário, investir em modelos como o de franquia tem se tornando uma grande preferência visando diminuir a exposição a riscos desnecessários. Com a democratização de recursos tecnológicos diversos, e também a diminuição dos custos de armazenamento, vemos a coleta e análise de dados para uso estratégico como um fator de enorme relevância pra aumentar as chances de sucesso de um empreendimento iniciante.
Continue lendo e confira mais sobre a relação de lucro e prejuízo na jornada empreendedora e garanta sucesso na sua!
Disponível e muito utilizada em diversos segmentos, o conceito de KPI’s (Key Performance Indicators), sigla em inglês traduzida como “Indicadores chave de performance” permite o acompanhamento constante e em tempo real do desempenho geral do negócio. Além disso, com os KPI’s é possível entender se o empreendimento vem atingindo seus objetivos principais, mas para que tudo isso funcione, tais indicadores devem ser muito bem configurados e aplicados.
Os indicadores de desempenho são métricas usadas para analisar fatores fundamentais para o sucesso de um negócio. É por meio deles que gestores e empreendedores conseguem avaliar melhor o cumprimento das metas de maneira e, assim, planejar e executar ações operacionais para resolver problemas de desempenho ou otimizar resultados.
Para garantir que seu KPI esteja dentro do padrão e possa ajudar o seu negócio você deve conferir se seus objetivos são específicos, delimitados e mensuráveis. A partir disso, os fatores que irão levar à execução desse(s) objetivo(s) dentro do prazo devem ser documentados e de conhecimento geral na organização.
O departamento comercial pode acordar um KPI de crescimento de vendas, com expectativa de um aumento de 10% nos próximos 60 dias na região do Rio de Janeiro, por exemplo. Porém, perspectivas como esta não podem vir de “achismow”. Devem estar embasadas em dados reais e estudos de mercado, concorrência, histórico de cumprimento de objetivos, estrutura da equipe, dentre outros.
Obter um considerável número de informações realistas e bem embasadas aumentam as chances dos objetivos serem alcançados. Portanto, para iniciar essa jornada, é importante garantir que os KPI’s estejam alinhados e sejam personalizados para a sua situação comercial e, assim, possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Avalie o negócio como um todo e documente objetivos específicos e claros para todos os envolvidos. Garanta aqui que a ousadia não esteja tornando os objetivos impossíveis, evitando além de frustrações, o fracasso do seu negócio ainda no início. A partir disso, não esqueça de revisar os dados e acompanhar os resultados periodicamente e atualizar objetivos e steps, se necessário. Com isso, será possível estabelecer KPI’s cada vez mais certeiros e alinhados com as próximas metas e objetivos futuros.
E para te ajudar a garantir uma otimização muito maior no seu tempo enquanto faz todas essas análises, confira agora nossas super dicas de produtividade para empreendedores.
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…