Muitos empreendedores já viram as inúmeras vantagens de investir em uma franquia e iniciaram a jornada contando com uma marca já consolidada no mercado e com todo suporte e treinamento disponível pode acelerar seus resultados. Contudo, existem diversas questões que ainda geram dúvidas durante o processo de abertura e também a medida que a franquia se desenvolve. Um dos principais pontos é o marketing para franquias, especialmente sobre como manter uma comunicação integrada e eficiente.
Os mercados mudam com frequência e no caso das franquias o cenário não é diferente, exigindo assim certa agilidade para acompanham essas mudanças e visão ampla para tomar decisões. Pensar a melhor forma para divulgar os trabalhos dessa marca é um trabalho conjunto entre franqueador e franqueado, uma vez que é de interesse comum que o negócio prospere. Por isso, é fundamental que o empreendedor franqueado conheça e saiba usar a seu favor o marketing para franquias
Assim, se você já possui um negócio que segue o modelo de franquia, se deseja se tornar um franqueado ou transformar a sua marca em uma empresa de franquias, confira este conteúdo até o final e tire as principais dúvidas sobre como funciona e a importância do marketing para franquias. A princípio vamos falar sobre o fundo de marketing, uma importante introdução ao tema. Continue lendo e confira!
Quando falamos em fundo de marketing ou fundo de propaganda faz-se referência ao valor que o franqueado, em geral, repassa ao franqueador com o objetivo de impulsionar os investimentos relacionados à ações de publicidade e marketing da marca como um todo. Isso se aplica também aos produtos e serviços comercializados pela empresa franqueadora, bem como demais implementações por parte dela no mercado.
Trata-se de uma taxa que, ao contrário dos royalties, não é um valor que pertence à franqueadora, ela apenas o administra. Por isso, é importante entender aqui que esse valor é totalmente destinado para promover a rede no mercado. Esse valor percentual gira em torno de 2% a 5% e é arrecadado mensalmente sendo retirado do faturamento mensal bruto da unidade franqueada.
Quem conhece melhor o modelo de negócio e até mesmo já investe nele, sabe que a propaganda da marca franqueadora é um dos pontos mais fortes do modelo de franchising. É algo que todas as unidades franqueadas conseguem se beneficiar e faz com que a rede ganhe ainda mais visibilidade e confiabilidade com um esforço menor do empreendedor.
Como destacamos anteriormente, é de responsabilidade da franqueadora direcionar o fundo exclusivamente para a comunicação e marketing da rede. Isso engloba a elaboração de campanhas que impactarão todas as unidades da franquia visando também padronizar as estratégias de maneira geral.
É feito todo um planejamento estratégico para que a equipe da franqueadora consiga direcionar os investimentos de maneira eficiente em campanhas de acordo com as necessidades, fatores sazonais, dentre outros, tudo isso sem que o franqueado precise se envolver ou investir diretamente. Essa iniciativa de marketing para a franquia envolve diversos PDVs, contando uma grande vantagem da junção de um fundo especialmente para isso.
Com isso, todos os esforços de comunicação da empresa são canalizados em uma fonte que os distribui propriamente, permitindo maior controle sob da franqueadora sobre a marca e dos objetivos, além de grandes facilidades para o franqueado. Isso porque, o gestor de uma rede de franquias é quem analisa as demandas e trata da contratação de equipes e serviços específicos que sejam necessários.
Em todos os modelos de negócios o marketing tem uma enorme relevância, uma vez que, por meio dele é possível definir o posicionamento da empresa no mercado, atrair o público-alvo, impulsionar o faturamento com campanhas segmentadas para isso, dentre vários outros fatores. Promoções, anúncios, campanhas online e “offline” são alguns dos esforços que podem garantir que a franquia como um todo ganhe cada vez mais visibilidade e se torne referência.
Dentro do mercado de franquias é necessário que todas as unidades se mobilizem em prol desse objetivo comum, adotando e engajando com as iniciativas de padronização da linguagem da marca contribuindo, assim, para os resultados positivos a partir das ações de marketing.
Dessa forma, entendemos que o marketing para franquias é imprescindível para solidificar a imagem da marca, atraindo novos clientes para as unidades e impulsionando os resultados do seu negócio, enquanto franqueado, em um plano bem documentado, com garantias de boa recepção no mercado e que conta com você para o sucesso.
Curtiu o conteúdo? Se você ainda não embarcou na jornada empreendedora no mercado de franquias mas já possui experiência, confira como converter sua empresa em uma franquia em um conteúdo simples e preciso!
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