Ou melhor, questione-se: ainda vale a pena investir em um negócio que tenha como core business o ensino de habilidades bilíngues?
A resposta é: a hora é agora. O que antes era tendência, agora é realidade.
As primeiras escolas bilíngues no Brasil surgiram por necessidade dos imigrantes em manter a língua materna (de herança) em seus filhos. Porém, esta prática, ou melhor, esta preferência por escolas de currículo bilíngue ou até mesmo, escolas internacionais, quando a família já optou por seus filhos estudarem fora do Brasil, seja no ensino médio, colleges ou universidades, vem sendo mais e mais frequente em grandes centros ou em cidades que possibilitam esta oferta.
O que este movimento gera na sociedade? Um aumento considerável na procura do ensino bilíngue no Brasil. Você já ouviu falar de FOMO? FOMO quer dizer fear of missing out, em português é a síndrome do não pertencimento. Este comportamento, ou esta necessidade de “pertencer” é muito grande e está ganhando força no dia-a-dia das pessoas, seja em questões relacionadas a leituras, viagens, lazer, diversão, trabalho, carreira e também, educação dos filhos. Logo, famílias que não vivem em cidades que possibilitam a educação de currículo bilíngue, sentirão a necessidade de incluir-se ou incluir seus filhos em programas que ofereçam o desenvolvimento de habilidades em outro idioma ou curso de línguas, e o mesmo é válido para quem não está disposto ou não tem o recurso para uma escola de currículo bilíngue ou internacional.
Além disso, preparar-se e preparar seus filhos para um mercado competitivo e globalizado, com tantas oportunidades, é uma das inquietações do adulto da atualidade. Logo, não tendo recurso para fazê-lo, ou não tendo escola bilíngue em sua volta, cresce a procura por cursos diversos que permitam o desenvolvimento de habilidades linguísticas em outros idiomas, especialmente o inglês.
Se considerarmos que o ensino de idiomas nas escolas regulares, em currículo, teve início nos anos 80, conseguimos entender porque ainda a nossa população tem o objetivo de ser bilíngue como sinônimo de status, de privilégio. O fato é que não é, pois o mundo exige esta capacidade de adaptação e comunicação dos estudantes e dos profissionais hoje e a todo momento.
A Hey Peppers! oferece soluções neste sentido, pois é um negócio que tem condições rentáveis e lucrativas para operações em pequenas cidades, nas quais, escolas bilíngues demorarão a chegar e, ainda, é uma solução para grandes e médios centros, pois oferece, em seu menu de cursos, diversas habilidades a serem trabalhadas em inglês, como por exemplo, robótica, programação, educação financeira, empreendedorismo, storytelling, criatividade, visual arts, programas com filosofia maker, entre outros.
Estes cursos e programas, oportunizam o contato mais imersivo com o idioma, ou seja, mais vezes ou mais horas por semana, em diferentes contextos, preparando o aluno não somente para a comunicação, mas também para ser um aluno ou profissional do século XXI. Deixando de tratar inglês como matéria de escola e trazendo para um estilo de vida, convidando o aluno a ser bilíngue, a viver o idioma, ao invés de somente, aprendê-lo.
O British Council (Conselho Britânico) tem um estudo que afirma que somente 1% da população brasileira é fluente em inglês a ponto de ser considerada bilíngue, uma vez que, considera-se bilíngue uma pessoa que é capaz de pensar, raciocinar e comunicar-se naturalmente em dois idiomas. Em 2019, a ABF (Associação Brasileira de Franchising), registrou um aumento de quase 10% na busca por empreendimentos deste segmento. A tendência é a retomada deste crescimento, pós período de pandemia, uma vez que convenções, treinamentos e formações internacionais tornarem-se possíveis de se realizar do conforto de nossas casas. E, para isso, precisaremos mais e mais do idioma em nosso favor.
Vamos juntos na missão de auxiliar e oportunizar a prática do desenvolvimento bilíngue para os 99% da população que ainda precisa potencializar essa habilidade?
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…