Você com certeza conhece uma criança (ou várias) que adora mexer no celular ou no tablet e tem mais desenvoltura com as telas e os botões do que os próprios pais. Hoje, as crianças já nascem “digitais“, mas para um pesquisador do prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), a interação é a relação mais básica que podemos ter com a tecnologia. “Na maioria do tempo, as crianças estão apenas navegando, conversando e jogando com aplicações, mas não estão projetando, criando e se expressando por meio dessas tecnologias. Por que só brincar com jogos eletrônicos se você pode criar seus próprios jogos?” perguntou Michel Resnick, que trabalha no Laboratório de Mídia do Instituto.
O americano explicou em palestra no evento Transformar 2014 por que o ensino da programação é importante para as crianças. Ele acredita que saber programar é tão importante quanto saber escrever. “Escrever no mundo de hoje significa saber nos expressar com as tecnologias atuais: saber programar”, disse.
A necessidade de aprender a escrever algoritmos e programas vai além da utilidade profissional. Mesmo que não sejam cientistas da computação, Resnick defende que todas as crianças devem ter a oportunidade de ser “fluente” em programação. “Todas as crianças aprendem a escrever, porque é uma habilidade útil para todos e em todos os aspectos da vida. A programação funciona da mesma forma”, disse.
A maior vantagem em aprender a programar não é se dar melhor no mercado de trabalho, embora isso também aconteça, mas a mudança mental que a programação produz nas crianças. Além de organizar as ideias, a programação ajuda a ver o mundo de maneira mais criativa e crítica. Resnick revelou que seu pensamento foi inspirado no educador brasileiro Paulo Freire. “Ele tinha os mesmos argumentos sobre ler e escrever. Não é apenas uma questão prática, mas algo necessário para ter uma voz ativa e participar plenamente da sociedade. Nos dias de hoje, não é suficiente apenas usar ou interagir com a tecnologia, você precisa ser fluente nelas.”
Scratch
Resnick liderou o desenvolvimento de uma linguagem de programação gratuita com o objetivo de estimular as crianças a desenvolverem essa “fluência” tecnológica: o Scratch.
Composto por blocos de comandos visuais e encaixáveis, o Scratch pode ser experimentado por crianças a partir dos 8 anos. Desde 2007, quando foi lançado, crianças do munto todo já criaram mais de 5 milhões de projetos como jogos, animações e histórias interativas. “Queremos que a programação seja tão fácil quanto brincar de lego”, disse. Na plataforma, a criança monta seu programa a partir de diferentes categorias de blocos (movimento, som, visual etc) e já vê o resultado na tela.
No Laboratório de Mídia do MIT, o grupo de Resnick é conhecido como “lifelong kindergarten” (ou Jardim de infância ao longo da vida, em tradução livre). Eles adotaram esse nome porque se inspiram no Jardim de Infância e no aprendizado livre que as crianças experimentam nessa fase. “Se as crianças pensam em uma história na floresta encantada, logo usam giz de cera e começam a desenhar essa floresta. Elas criam as coisas de acordo com seu interesse e aprendem muito durante o processo”, resumiu Resnick. Sua ideia é estender para todas as idades essa abordagem de aprender a partir de projetos que façam sentido para cada aluno. “A tecnologia pode tornar isso possível!”, completou.
Programar desenvolve uma série de habilidades necessárias para o século 21. Veja alguns dos benefícios de aprender a programar listados por Mitchel Resnick:
1. Desperta a paixão por aprender
“Quando aprendemos as coisas nas escolas, muitas vezes não sabemos a razão daquilo ou a utilidade daqueles conceitos, mas com a programação, podemos ver a sua aplicação prática”, explicou Mitchel Resnick, professor e pesquisador do Laboratório de Mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).
Para ele, a programação é uma maneira de conectar os interesses e as paixões dos estudantes com a aprendizagem. “O aluno que trabalha com um projeto significativo para ele, irá querer aprender cada vez mais sobre o assunto”, disse.
2. Ensina a trabalhar coletivamente
Todos os trabalhos feitos com o Scratch ficam disponíveis na plataforma online (explore alguns aqui). Todos podem ver o código que gerou aquele conteúdo. Ao compartilhar suas criações na comunidade, as crianças se expõem para receber feedbacks, conselhos e sugestões de outras pessoas. Além disso, podem se inspirar no trabalho do outros e aprender. “As crianças aprendem a trabalhar de maneira colaborativa, a trabalhar a partir da contribuição dos outros. Isso é uma habilidade essencial para a sociedade do século 21”, disse Mitchel Resnik, pesquisador do Laboratório de Mídia do (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).
3. Ajuda a encontrar a solução de problemas
O objetivo de um programa é conseguir a ajuda de um computador para resolver determinado problema. Para conseguir isso, o programador precisa decompor e ordenar cada etapa da tarefa desejada em algoritmos, ou seja, instruções escritas por meio de códigos que serão lidas pela máquina.
Como o computador não é inteligente e ainda não é capaz de deduzir intenções, ele executa quase que literalmente os comandos escritos, por isso o programador deve ser capaz de escrever códigos que não sejam ambíguos. Isso exige pensar como uma máquina, de maneira lógica e sistemática.
Além de aprender conceitos matemáticos, científicos e de engenharia, como variáveis e expressões condicionais, as crianças exercitam seu raciocínio lógico. “Isso é uma habilidade importante para programar, mas também para diferentes situações da vida”, explica Mitchel Resnik, professor e pesquisador do Laboratório de Mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).
4. Ensina a persistir
Erros aparecem muitas vezes pelo caminho de quem programa, especialmente no início. Dificilmente os programas fazem o que deveriam fazer logo de primeira. É preciso insistir. “Programar ensina a importância da perseverança, de continuar, mesmo frente a frustração”, afirmou Mitchel Resnik, professor e pesquisador do Laboratório de Mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).
A sociedade está aprendendo a lidar melhor com erros e falhas. Sinal disso é o lema de vários empreendedores em tecnologia: “fail fast, succeed faster” (algo como “falhe logo e alcance o sucesso mais rápido”, em português). Crianças que têm contato com a programação já internalizam essa filosofia. “Elas aprendem a continuar a trabalhar, mesmo que as coisas deem errado, aprendem a experimentar, a testar e a fazer ajustes e revisões ao longo do trabalho”, disse Resnick.
5. Desperta para o mundo
A programação tem um impacto profundo na autoimagem da criança e em como ela enxerga o mundo. “As crianças se veem como designers, com capacidade de criar coisas novas, e passam a olhar o mundo de maneira crítica. Quando começam a programar, elas ganham um olhar questionador, passam a perguntar como as coisas funcionam e como podem alterá-las”, disse Mitchel Resnick, professor e pesquisador do Laboratório de Mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).
“Muitas vezes, o foco em ensinar programação para crianças é fazer com que elas aprendam conceitos de programação para conseguir empregos ou uma carreira, mas para nós, o mais importante é as crianças podere, participar ativamente da sociedade, vendo a si mesmas como seres capazes de criar”, defendeu.
6. Estimula a criatividade
Graças às mudanças que ocorrem cada vez mais rapidamente na sociedade, as crianças que hoje estão na escola se depararão com situações inesperadas e para as quais não estudaram. “Não há coisa mais importante na sociedade de hoje do que a habilidade de pensar criativamente”, disse o professor e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachussetts Mitchel Resnick.
Porém, a escola ainda está longe de ser um local que permite a livre criatividade. Para ele, as crianças podem brincar e criar livremente apenas até o Jardim de Infância. “Depois do Jardim de Infância, passamos a transferir informação para as crianças. É o que Paulo Freire chamava de educação bancária, isto é, apenas depositamos o conteúdo nas crianças”, explicou.
O Scratch, e a programação como um todo, permitem que todos possam criar, experimentar e explorar projetos próprios com ajuda da tecnologia. “O sucesso individual, de uma empresa ou de um país dependerá da capacidade de pensar e agir de maneira criativa. A programação ajuda crianças e jovens a desenvolverem a criatividade”, afirmou. “Se queremos que as crianças possam se expressar, que elas se tornem fluentes, precisamos dar outras oportunidades além da resolução de problemas e exercícios preestabelecidos, precisamos permitir que elas criem suas próprias histórias e projetos”, concluiu.
Fonte:Educar Para Crescer | Abril
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