Empreendendo

Quais são os pequenos negócios mais lucrativos para 2022

Com a chegada de um novo ano e as expectativas de mudanças de vida chegam também questionamentos como “quais negócios estarão em alta?” Os últimos dois anos foram de incertezas e dificuldades que impactaram praticamente todos os mercados, diminuindo oportunidades e até mesmo adiando sonhos.

Seja para os empreendedores experientes, os iniciantes ou os aspirantes em iniciar a jornada empreendedora, a motivação deve vir renovada para que em 2022 os esforços possam compensar tudo que o ano anterior não permitiu. É claro que empreender não é tarefa fácil em cenário nenhum (como nada na vida), contudo, falando em cenários desafiadores, as incertezas exigem decisões complexas, mas também trazem a possibilidade de inovar nas soluções e tendências de negócios.

Por esse motivo, muitos empreendedores estão sempre atentos às melhores tendências, que possam trazer resultados mais rápidos com o menor investimento possível. Então se prepare pois reunimos neste conteúdo algumas das principais ideias de pequenos negócios para investir em 2022. Continue lendo e confira!

Beleza e estética

Um dos segmentos que mais permanece aquecido há pelo menos 25 anos é a beleza. Sejam salões, clínicas de estética ou mesmo os cosméticos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cresce de maneira estável com rendimentos bilionários. Vale destacar que procedimentos como design de sobrancelhas, alongamento de cílios, unhas e etc, vêm ganhando grande popularidade e adesão, o que representa uma importante oportunidade caso você se identifique com o mercado.

Clube de assinatura

A chamada “economia da recorrência” chegou para ficar e promete transformar 2022 no ano dos negócios de assinatura assim como dominou em 2021. O modelo é um dos mais procurados e é considerado frequentemente como um dos mais lucrativos dos últimos anos. Este é baseado no pagamento recorrente por um determinado produto ou serviço, frequentemente personalizado e/ou artesanal.

Essa ideia ganha ainda mais valor para o caso de quem busca abrir um negócio com pouco dinheiro justamente por garantir uma certa segurança maior em com as finanças da empresa, visto que os pagamentos são mensais. Por isso, reiteramos aqui que é fundamental ter um bom planejamento e um controle financeiro para melhor gerenciar tudo nesse começo. Não deixe de pensar no que poderia ser o seu clube de assinatura, dentro das suas limitações e também do que mais se identifica.

Loja Virtual

Com um crescimento constante, o mercado do e-commerce (que envolve vários outros segmentos) é uma grande tendência na jornada empreendedora, principalmente se falamos de negócios para abrir com pouco dinheiro. Se antes de todas as medidas de isolamento social as lojas virtuais já representavam uma oportunidade lucrativa, agora tudo se potencializou já que a comodidade de receber tudo em casa chegou para ficar.

A Webshoppers, importante pesquisa da Ebit/Nielsen, aponta que apenas no primeiro semestre de 2021 o e-commerce no Brasil bateu recorde e atingiu R$ 53 bilhões. Com números evidenciando o maior crescimento em 20 anos, não poderíamos deixar essa ideia de fora da nossa lista.

Mas para além disso, o baixo custo se deve, principalmente, ao fato de que a princípio você pode operacionalizar e gerenciar grande parte em casa e com pouca ajuda. Sendo um negócio totalmente virtual, com muita pesquisa e senso de oportunidades você consegue ganhar rentabilidade e escalabilidade muito rápido e crescer a operação antes do que imagina. Então, baixo custo + alto potencial de ganho = grandes chances de sucesso.

Microfranquias

Considerando os diversos benefícios que o modelo de franquias pode proporcionar, sua popularidade tem aumentado ao longo dos anos, e a ideia de abrir um negócio com pouco dinheiro, leva cada vez mais empreendedores a cogitarem embarcar nessa jornada. O empreendedor franqueado consegue ter a vantagem de se tornar dono do próprio negócio contando com o amparo de uma marca já validada no mercado.

Na hora de iniciar uma jornada empreendedora, principalmente nos casos em que já se decidiu por investir no promissor mercado de franquias, é fundamental fazer diversas análises do negócio. Não bastando se ater às marcas mais famosas e sim, considerar alguns fatores chave, especialmente verificando a compatibilidade com o seu perfil empreendedor, nesse caso em questão, o orçamento menor.

Existem vários aspectos a serem considerados ao abrir uma franquia, por isso não podemos nos deslumbrar com as muitas opções de negócios (existem, por exemplo, os moldes de “microfranquia”). É justamente essa grande oferta que pode causar dúvidas nos empreendedores que iniciam neste modelo.

Sabendo que é bem mais fácil evitar riscos quando você pesquisa, questiona, pede ajuda quando considerar necessário e faz uma escolha assertiva alinhada às suas expectativas, seja sobre investimento e lucratividade ou em relação ao perfil e habilidades, mantenha-se atento.

Como todos os mercados, no caso das franquias também existem riscos, mas há uma grande redução nas possibilidades de fracasso. O importante suporte da marca franqueadora, utilizar um nome consolidado, contar já com um público já firmado e potencial bem mapeado reiteram a importância de ficar de olho nessa tendência.

Uma franquia com marca consolidada no mercado tem o potencial de ser extremamente rentável, especialmente por já estar abrindo um negócio validado e reconhecido pelo mercado. Com uma taxa de mortalidade de apenas 5% no último ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fica ainda mais evidente a atenção que as franquias merecem quando o assunto é negócios para abrir com pouco dinheiro e menor risco.

Então, se você se interessou pelo modelo de franquias, confira mais sobre as vantagens de https://materiais.heypeppers.com.br/franquia-heypeppers e de fazer parte de uma das instituições que mais crescem no RS!

Hey Peppers!

View Comments

Recent Posts

Hey Peppers! celebra o Pride Month promovendo uma educação inclusiva e respeitosa

Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…

1 ano ago

Hey Peppers! realiza visitas pedagógicas nas unidades dos três estados do sul do Brasil

O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…

1 ano ago

Convenção celebra 10 anos da marca Hey Peppers! com presença do renomado palestrante Marcos Piangers

A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…

1 ano ago

Hey Peppers! participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de Congresso Internacional de Vendas em Porto Alegre

As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de evento da Associação Brasileira de Fraschising

A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…

1 ano ago