Preparar-se e preparar seus filhos para um mercado competitivo e globalizado, com tantas oportunidades, é uma das grandes inquietações da vida adulta. O inglês segue sendo um dos idiomas mais importantes do mundo, e isso impacta diretamente vários aspectos da nossa vida cotidiana, incluindo o mercado de trabalho.
Infelizmente, dados como os da pesquisa realizada pela British Council em que vemos que apenas 5% dos brasileiros falam inglês e somente 1% da população possui fluência na língua, nos levantam a atenção para a realidade. Muitos colocam o aprendizado do inglês como meta nas promessas de final de ano, prometem para si mesmos que vão matricular-se em uma escola de idiomas ou economizar para aquela viagem internacional, contudo os números ainda nos mostram que estamos distantes do cenário ideal.
O panorama para quem busca crescimento profissional é ainda mais preocupante quando sabemos que, num mundo globalizado, os negócios romperam as barreiras geográficas e as transformações digitais, potencializadas com a pandemia, mostrando a extrema necessidade de dominar outros idiomas, especialmente o inglês.
Com isso, conseguimos ver uma ponta do iceberg que é a importância do inglês nas nossas vidas, mas e dentro do mercado de idiomas? Compilamos aqui alguns dados sobre o tema e como o setor permanece em expansão com uma grande ajuda do inglês. Continue lendo e confira!
A Associação Brasileira de Franchising (ABF), responsável por diversos estudos sobre franquias no país, revelou que o cenário das franquias de educação foi um dos mais animadores dentro do setor de franchising em 2020 com a marca de 8,7% a mais se comparado ao mesmo período no ano anterior. Nas pesquisas mais recentes a ABF aponta que há alguns anos, as unidades de serviços educacionais são uma aposta lucrativa pelo crescimento da profissionalização dos negócios. Segundo a ABF, mais de 5 mil unidades foram criadas em 2021, considerando apenas o terceiro trimestre do ano.
Além das aberturas, o período superou o faturamento obtido em 2020 (R$ 43,9 bilhões) e em 2019 (R$ 47,2 bilhões), na pré-pandemia, aproximando-se dos R$ 47,4 bilhões. Levantamentos como esse são fundamentais para que muitos empreendedores respirem aliviados, pois indicam que muitas franquias conseguiram superar os momentos mais turbulentos vividos ao longo da pandemia e que o setor não apenas apresentou bons índices, mas que segue em crescimento.
Esse crescimento pode ser explicado pelo número ainda pequeno de brasileiros que falam o idioma, em contraste com a constante demanda, especialmente do mercado de trabalho. Além disso, ainda na escola, faculdade, na roda de amigos, na mídia e internet, tudo ao nosso redor nos impacta de alguma forma com o inglês. Com isso, dedicar-se a aprender esse idioma não é mais um “diferencial” para ter sucesso, mas algo fundamental. As melhores oportunidades parecem estar realmente disponíveis em maior número para quem possuir o domínio do inglês, especialmente diante do contexto atual.
O impacto no segmento
Com uma concorrência feroz no mercado, os diferenciais passam a ser determinantes. Assim, o investimento em uma boa escola de idiomas torna-se cada vez mais prioritário para muitos jovens e adultos. O mercado se amplia ainda mais quando pensamos na educação de base bilíngue, e também em todas as demais motivações como lazer, por exemplo.
Segundo levantamento recente da British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, 95% dos brasileiros não possuem conhecimento do inglês e apenas 1% da população é capaz de se comunicar fluentemente na língua. A pesquisa ainda aponta que 91% das pessoas ainda colocam o inglês como a língua universal no mundo dos negócios, destacando sua presença e impacto na maior parte dos segmentos da economia global.
Considerando a crescente demanda, o mercado para investimentos nesse segmento no país vem abrindo ainda mais as portas. Por isso, reunimos aqui mais sobre os fatores que levam a essa busca. Continue lendo para entender melhor.
Ainda de acordo com levantamento da British Council, o Brasil é o 41º colocado em um ranking de 70 países, ficando atrás de Equador, Chile, Peru e México, por exemplo. Vale destacar aqui também a séria deficiência, quando se trata do ensino de inglês, no sistema público de ensino, bem como o nível insatisfatório nas particulares.
Uma pesquisa realizada pelo British Council e pelo Plano CDE mostrou que, no país, 85% dos alunos frequentam escolas públicas, mas nenhum deles sai do ensino médio sabendo realmente falar inglês. O que reforça a necessidade de escolas especializadas visando preparar melhores profissionais para os desafios da nova economia.
Resolvendo esse imenso problema latente no país, abrir uma escola de inglês representa a oportunidade de manter um negócio com alta demanda e rentabilidade previsível. Assim, a sua franquia poderá estar fazendo parte de uma grande mudança de cenário dentro desse contexto.
Dialogando com os problemas que comentamos acima sobre crise na educação, consequente falta de proficiência no inglês e também com o fato crise econômica destacamos a significativa quantidade de profissionais já formados voltando para as salas de aula, seja para fazer estes cursos em escolas de idiomas, seja para entrar em um mestrado ou MBA, onde a cobrança por um conhecimento de uma língua estrangeira é enorme.
Seja para garantir melhores vagas, promoções, maiores salários, o inglês é uma válvula propulsora almejada por grande parte dos profissionais nos últimos tempos. Profissionais que são fluentes em várias línguas estrangeiras chegam a ganhar até 49% a mais quando se comparados a profissionais que não possuem capacitação suficiente neste quesito.
A crise na economia brasileira amedronta jovens e adultos há anos com demissões em massa, consequente aumento na fila do desemprego e profissionais estagnados. Assim, o uso dos recursos disponíveis para investir em qualificações profissionais e educacionais enquanto é possível são feitos para tentar driblar esse cenário.
Saber inglês é tão importante hoje que já é considerada uma competência essencial para assumir cargos exponenciais e de liderança em diversas empresas. Estar do outro lado pode significar perdas em inovação, pesquisa, tecnologia, atualização e competitividade para negócios e mercados.
Falar em expandir a fluência no idioma no país passa também pela melhoria do sistema educacional. Sabendo das dificuldades que a falta de um segundo idioma pode provocar na carreira e da importância da habilidade, muitos brasileiros estão correndo atrás do prejuízo e elevando o crescimento do mercado de ensino de idiomas.
Considerando que toda a segurança, não só jurídica, mas financeira que uma franquia de ensino de idiomas pode proporcionar para você empreendedor, e o impacto de auxiliar diversos profissionais a alcançarem seus objetivos de carreira, temos uma pergunta:
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