Sabia que um dos maiores obstáculos para se aprender inglês é, na verdade, psicológico? Você vê a língua quase como uma Matemática, rígida e difícil, algo que você deveria ter aprendido enquanto estava no colegial e agora sente que é simplesmente tarde demais para correr atrás? No way! O inglês está aí a toda hora nos convidando para praticá-lo, seja na forma de um gourmet burger ou de um episódio de Game of Thrones que não resistimos a baixar mesmo sem a legenda oficial. Neste post, você vai ficar por dentro de alguns passos simples para aprender e praticar inglês de forma divertida e, de preferência, sem estresse. Ready? Veja só:
Diferentemente do que muita gente costuma pensar, aprender inglês não exige vocação, mas sim uma boa dose de curiosidade. Você já parou para tentar decifrar a infinidade de logotipos de lojas em uma simples caminhada pela cidade, por exemplo? Que tal começar por aí, observando fachadas e outdoors? De repente você até se anima a entender um pouco mais sobre a história de marcas como a sereia da rede mundial de cafés, Starbucks, e o mistério por trás do bow tie da Chevrolet?
Você provavelmente já reparou a atual moda das franquias estrangeiras de restaurante, que chegam aqui com cardápios sem tradução, fazendo assim um convite à imaginação e à cognição. Aí the meal is on the table com asribs on the barbie, que nada têm a ver com a famosa boneca, o roast beef sandwich e o shoulder steak, isso só para começar. E se você não ficou com água na boca só de ouvir o nome desses pratos deliciosos, é bom literalmente treinar a língua!
Só uma palavra: karaokê. Arrepiou? Se para quem tenta degustar uma refeição tranquila é um suplício ter que ouvir, de tabela, aquele grupo de amigos desafinados entoando verso e refrão de Sweet Child O’ Mine com direito a air guitar e tudo mais, o mesmo não se pode dizer de quem está no palco do karaokê do mesmíssimo restaurante. Melhor desempenhar o papel do Axl Rose nessa cena, não concorda? Então desembole logo o inglês com direito a legenda, performance e plateia!
Essa dica é para quem adorava colecionar recortes do ídolo internacional na época de colégio, montando pastas e gravando em VHS as entrevistas mais polêmicas. Quem sabe, em plena era da informação, seu grande ídolo esteja mais acessível, de repente até com um perfil no Facebook? Não custa tentar! E nos casos em que o perfil nem pode mais aceitar amigos, sabia que é possível pagar uma quantia ao Facebook para que sua mensagem chegue até ele? E é aí que mora o detalhe: depois de tanto esforço, é bom caprichar no inglês na hora de enviar!
Eminem, Jay-Z, Kanye West: hoje são os rappers americanos que mandam e desmandam no mainstream, transformando-se em headliners até mesmo de festivais de rock! O difícil é conseguir cantar qualquer uma de suas letras, dada a velocidade com que disparam versos, rimas e, claro, milhares de palavrões. Se não tem tempo a perder e quer aprender um inglês sem filtros, escolha o hit de um rapper e boa sorte com a tradução, yo!
Quem é que nunca foi vítima de um spoiler? Em plena segundona, você chega ao trabalho e descobre, assim que acessa a timeline do Facebook, que Jon Snow morreu. You know absolutamente nothing. Então saia dessa e se adiante aos engraçadinhos! Encare, mesmo sem legenda, os episódios de suas séries favoritas, como Game of Thrones, assim que forem exibidos lá fora. Ainda que não entenda tudo, certamente não deixará passar despercebida nenhuma cabeça rolando (não no sentido figurado) em algum dos 7 reinos.
Se está chegando a hora de você tirar aquelas merecidas férias e viajar para o exterior, aproveite para ir ao cinema por lá! Se a aterrissagem for nos Estados Unidos, por exemplo, você vai sentir como os americanos levam a sério esse ritual. Dependendo do figurino do filme, os cinéfilos adoram chegar às sessões com fantasias customizadas, sabia? Isso sem contar que a tecnologia Imax de boa parte das salas gringas costuma facilita (e muito) o desafio de compreender as falas em inglês.
Quem diria! Você finalmente vai encontrar um bom motivo para receber um daqueles milhares de convites insistentes que chegam no Facebook para jogar Candy Crush. Nesse que é um dos games mais populares do mundo e já conta com milhões de usuários, você aprenderá a praticar inglês juntando balinhas, gelatinas e brigadeiros. Não pode ser tão ruim assim, certo?
Para treinar inglês, o ideal é que você conte com um professor particular do seu lado, 24 horas por dia. Mas calma, porque você não vai precisar gastar todo o seu orçamento mensal só para aprender o idioma, viu? Na Google Play Store você encontra dezenas de apps voltados para o estudo da língua, cada qual com uma abordagem mais divertida que a do outro. Quer aprender inglês com o Barney, com palavras cruzadas ou com jogos? Basta escolher um dentre tantos títulos engraçadinhos disponíveis gratuitamente!
Embora o próprio dia a dia se encarregue de oferecer opções variadas para tornar o aprendizado do inglês mais fácil e divertido, o ideal é que você alinhe essa prática a um curso de inglês moderno e descolado, com aulas criativas e que, preferencialmente, extrapolem o conceito do professor repassando matérias do livro didático e marcando deveres de casa. Foi-se o tempo em que aprender inglês era sinônimo de sofrimento! Hoje em dia, é tão gostoso quanto comer um mac and cheese!
E então, o que achou desse negócio de treinar o inglês se divertindo? Tem alguma sugestão igualmente prazerosa para se aprender o idioma sem trauma? Compartilhe suas ideias conosco deixando seu comentário por aqui!
Felipe Diesel
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…