Com sua popularidade no auge, o TikTok se tornou uma ferramenta imprescindível no divertimento, fonte de informações e até queridinho de planos estratégicos por seus números extraordinários. Oferecendo diversas ferramentas e funcionalidades de produção e edição de vídeos, ele ganhou destaque mundial, e atualmente, é usado tanto para entretenimento quanto para divulgação e transmissão de conteúdo de valor.
Assim como o ritmo global, o Brasil está hoje na inacreditável segunda posição no uso do Tik Tok, atrás apenas da China, local de origem do app. Seu alcance mais alto e incentivos mais atrativos para produção e consumo dos conteúdos, o engajamento por lá só cresce cada dia mais e nós apostamos que você já viu ou ouviu alguém falar sobre trends que rolam por lá.
Mesmo tendo nascido na China, a plataforma faz uso de diversos termos e siglas que aparecem comumente sob a forma de hashtags, que podem confundir e deixar qualquer usuário novato perdido. Foi pensando nisso que resolvemos te trazer essa espécie de glossário do Tik Tok, com alguns dos termos mais comuns para te ajudar a explorar o melhor da ferramenta e já ficar por dentro de tudo!
Refere à uma característica de usabilidade da plataforma. O que é chamado de “feed” em outras redes como o Instagram, no Tik Tok é chamado de “For you page”. Ao contrário do que ocorre com outras redes, onde o feed é alimentado por conteúdos de pessoas que seguimos, o Tik Tok costuma exibir posts em alta na rede social, independente de quem seja o produtor.
Então os “Tik Tokers” (também chamados de “Creators” na plataforma) utilizam a hashtag e suas variações #FY #FYP ou #ForYou com o objetivo de aparecer na página e assim, viralizar. Se a hashtag ajuda ou não com o algoritmo, ninguém tem certeza, mas é uma prática bastante comum e é também utilizada nos comentários para avisar ao criador que seu conteúdo apareceu na For you Page dele.
Para ilustrar: https://www.tiktok.com/foryou?lang=en
Refere-se a vídeos e temas populares na rede. Todas as modas que sobem rapidamente e geram diversos vídeos rapidamente dentro do efeito viral da ferramenta, vêm acompanhados da hashtag para identificar essa popularidade alcançada ou almejada.
Quando falamos em um conteúdo que virou “trend”, quer dizer que ele foi um sucesso, certo? Mas no Tik Tok quando esse sucesso aparece e reflete em bons números os usuários consideram que ele “hitou”. Já o contrário disso, quando um conteúdo não foi nada bem e não recebeu visualizações, comentários ou interações é chamado de “flopado” dentro da plataforma. Os termos são bastante populares na Internet e são utilizados inclusive no Instagram e também no Twitter.
A sigla POV vem de “Point Of View” (Ponto de Vista, em português), e é utilizada em publicações nas quais as pessoas revelam sua perspectiva sobre determinado assunto. No TikTok, onde a expressão também é bastante famosa nas correntes de vídeos chamadas de “trends”, sua conotação ganhou novos rumos e é muito comum pequenas histórias serem criadas onde o espectador faz parte da cena como um personagem que interage com o autor do vídeo.
Essa temática tem feito bastante sucesso no aplicativo e as produções de temas variados vão da sedução ao humor com muita criatividade.
Abreviação de “Inspired By” (em português: “inspirado por”), é utilizado para afirmar que o vídeo se inspirou em outra pessoa, como uma espécie de crédito por ter produzido um conteúdo parecido ou igual. É muito comum ver vídeos com ideias exatamente iguais no Tik Tok, daí surge a importância de dar o devido crédito aos criadores das trends.
Isso porque, quando algo viraliza na internet, fica praticamente impossível saber quem produziu o “original”. Assim, em casos de inspiração, os tik tokers costumam utilizar colocar o @ do criador como forma de dar o IB e mostrar que não está copiando.
Sigla para “Dance Credits”, o DC é outra forma de atribuir créditos no Tik Tok, porém é mais comum no caso de postagens (ou trends) de coreografias, como o próprio nome sugere (em português: créditos da dança). Geralmente, quando aparece sob a forma de hashtag o DC está anunciando que alguém está reproduzindo uma coreografia produzida por outra pessoa.
Em português o significado é “duetos” e quando essa hashtag surge é para identificar duas coisas: ou um criador acabou de produzir algo que gostaria que outros fizessem duetos no TikTok, criando conteúdo novo, ou também aparece em vídeos dos próprios duetos. É bastante comum em vídeos musicais de canto, onde alguém pega uma canção famosa por ter um casal dividindo os versos e pedindo que outros tik tokers façam a outra parte em suas contas.
Quando falamos em DC por aqui trazemos também junto disso o conceito de challenge, que em português significa “desafio”. Daí você já consegue imaginar o contexto para utilizar essa hashtag, certo? Comumente quando algum tik toker cria uma coreografia nova e quer que ela viralize por meio da criação de novos conteúdos por outros usuários, (sempre lhe creditado com a DC, claro) surgem os challenges. Isso significaria então que este criador está desafiando qualquer um da rede a fazer a mesma coreografia melhor ou igual a ele. O que pode servir pra diversas outras atividades ou habilidades, e não apenas a dança.
Aproveite que o celular está na mão e o Tik Tok aberto pra conferir também nossa lista com algumas das músicas que mais hitaram na platafoma em 2021 pra cantar junto e ainda treinar o inglês!
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