Comemora-se em 17 de Março o “Dia de São Patrício”, em bom inglês “Saint Patrick’s Day” ou também chamado carinhosamente de St. Paddy’s Day. A charmosa celebração de origem irlandesa, ganhou o mundo e já é data comemorativa em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, inglaterra e Austrália.
A festa é comemorada com alegria e desfiles na rua embalados por música tradicional irlandesa. Há registros de que o primeiro festival foi celebrado em 1996 e é uma oportunidade dos irlandeses celebrarem todas as tradições e crenças locais, neste que é feriado nacional no país.
Mas como bons brasileiros que somos, também não queremos ficar de fora de uma boa festinha, certo? Para quem já celebra Halloween, Thanksgiving, Valentine’s Day e várias outras festas estrangeiras, o Saint Patrick’s Day representa mais uma oportunidade para se divertir e conhecer mais sobre a cultura de outros países.
Por isso reunimos aqui alguns pontos fundamentais sobre essa celebração sob a forma de curiosidades. Então, continue lendo e siga com a gente nessa viagem para a Irlanda em pleno Saint Patrick’s Day!
O Saint Patrick’s Day é considerado o principal feriado da Irlanda, visto que “São Patrício” é o santo padroeiro do país. Seu surgimento vem da data em que o santo veio a falecer, no ano 461 d.c., sendo esta uma forma de lembrar dele, mundialmente conhecido por ter levado a religião católica para a Irlanda.
Saint Patrick não era o nome verdadeiro do missionário cristão, que na verdade se chamava Maewyn Succat e nasceu no século 4 em uma região onde hoje localiza-se o País de Gales, não na Irlanda. Parece surpreendente ter se transformado em padroeiro de um país ao qual não era natural, mas entenda a história.
O missionário que pertencia a uma família rica passou por grandes adversidades ainda enquanto muito jovem. Aos 16 anos viu a vila onde vivia ser destruída por saqueadores irlandeses e chegou à Irlanda como sequestrado.
Após ter sido escravizado e pastor de ovelhas, o jovem tentava dedicar parte de seu tempo aos estudos religiosos, e descobriu aí a sua vocação apesar de ter se considerado pagão até então. Ele conseguiu fugir e regressou à Inglaterra após longos anos. Na ocasião, entrou em um convento para aprofundar-se nos estudos e mudou seu nome para Patrick.
Atendendo à um chamado para ensinar inglês e pregar o cristianismo aos celtas residentes no país, o jovem missionário regressou à Irlanda, local que viria a celebrar sua trajetória em um animado feriado tempos depois. Em meio aos estudos conseguiu tornar-se sacerdote e bispo antes de atingir a canonização.
Um dos grandes fatores responsáveis por todo esse “carinho” do povo irlandês à figura de Saint Patrick vem de seu respeito constante à cultura do país durante a missão. Graças a Patrick houve essa mistura dos rituais irlandeses no ensinamento cristão, permitindo maior sucesso em sua jornada religiosa.
Falar em Saint Patrick’s Day é falar sobre simbologia. Com toda sua essência voltada para a cultura e tradições tipicamente irlandesas, a festividade tem como um dos principais símbolos um trevo de três folhas.
Esse curioso trevo, que não é aquele frequentemente associado à sorte, faz referência ao modo como o nosso já conhecido Saint Patrick falava sobre a Santíssima Trindade.
Segundo a doutrina cristã, Deus seria definido a partir de três entidades em uma só natureza (pai, filho e espírito santo), e assim cada folha deste trevo representaria uma destas.
Apesar de não ter quatro folhas, o povo irlandês sempre acreditou que o trevo de três folhas também é um amuleto da sorte e prosperidade, e foi disso que Saint Patrick fez ótimo proveito no momento de evangelizar os pagãos durante sua missão. A partir daí que se reforça essa forte simbologia irlandesa.
Mas e a cor verde do trevo teria algum significado específico na celebração?
A cor verde que é um dos pontos de mais força do Saint Patrick’s Day também vem do fato da Irlanda ser considerada a “Ilha da Esmeralda”. Contudo, a questão cor é um plot twist na celebração. Isso porque, originalmente, a cor relacionada a Saint Patrick’s Day era o azul, até meados do século XIX.
A partir desse período os irlandeses passaram a usar o verde para representar o país e consequentemente o tradicional festejo, justamente como uma alusão às florestas e demais paisagens do país. A cor hoje representa, especialmente, toda a alegria e bons presságios esperados para a celebração.
Sabendo que vários outros países também celebram a data, além da Irlanda há diversos registros de córregos e lagos tingidos de verde em pequenas regiões, e até mesmo o Empire State Building, em Nova York e a Sydney Opera House são pintados com um verde brilhante em comemoração à data.
É esperado ver uma grande multidão com roupas e acessórios desta cor nos desfiles. É até mesmo quase obrigatório sair de casa para celebrar o Saint Patrick’s Day portando algum item verde, valendo também pintar trevos no rosto. Fica a dica!
O duende é um dos símbolos mais importantes e conhecidos da Irlanda, além de também representar de forma simpática e traquina o Saint Patrick’s Day.
Vinda do folclore celta, conhecido pela presença de fadas, elfos e figuras míticas, a figura dos duendes os representa como almas excêntricas que cuidavam dos sapatos das fadas e guardavam ouro no final do arco-íris.
Porém, o grande nome do universo lúdico Walt Disney a partir do estúdio ao lançar em 1959 o filme Darby O’Gill & the Little People (A lenda dos anões mágicos), eternizou a figura no imaginário popular mundial.
Assim como associamos o Papai Noel ao Natal enquanto algumas pessoas olham pela simbologia do nascimento de Jesus Cristo, e etc, podemos dizer que o mesmo acontece com os duendes nesse caso.
As pequenas figuras de roupas verdes não se conectam diretamente com a fundação da celebração do Saint Patrick’s Day, apesar de já ser parte fundamental nessa tradição.
Um assunto que muita gente gosta, especialmente quando o assunto é uma boa festinha é a bebida, concorda? Os irlandeses então estão ocupando bons lugares na lista de povo com grande pela bebida. Apesar disso, o consumo de álcool em ambientes públicos é proibido no país. Imagina só!
Quem for pego consumindo bebidas alcoólicas nas ruas pode até pagar multa, mas graças ao Saint Patrick’s Day a alegria dos amantes de uma boa cerveja está garantida!
Durante os festejos (e apenas neste dia do ano) a proibição é temporariamente suspensa para que os irlandeses degustem as tradicionais cervejas verdes. Isso mesmo, até as cervejas levam a cor tradicional!
A marca Guinness é uma das mais tradicionais quando o assunto é o Saint Patrick’s Day com um consumo de mais de 13 milhões de litros no país durante a data. Bares e pubs já sabem que é a hora de reforçar os estoques desta marca, mas também podem produzir a famosa cerveja verde a partir de qualquer cerveja, como as do tipo lager, pilsen ou pale ale, por exemplo. Ficou com vontade de provar? Comenta aqui para nós o que você não sabia sobre a celebração do Saint Patrick’s Day e compartilha com os amigos!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…
View Comments