Cursos, certificações, estágios e habilidades: o caminho para o tão sonhado cargo — ou para a vaga de trainee disputadíssima naquela multinacional incrível — exige um currículo impecável. Porém, mesmo tendo muitos requisitos, diversos candidatos esbarram em um obstáculo que, às vezes, parece gigante: a necessidade de falar inglês.
Para conseguir se destacar, é preciso ir muito além do “the book is on the table”. Empresas de grande porte, que exigem essa fluência, costumam testar seus candidatos e até mesmo fazer a entrevista de emprego nesse idioma.
Mas, se você percebeu agora que seu inglês não é tão fluente assim, não se desespere. A vaga ainda pode ser sua!
Usar sua banda favorita pode ajudá-lo a aprender inglês em muitos lugares, de forma bastante rápida e ainda divertida. Afinal, se você curte o grupo ou o cantor, vai ser legal estudar ouvindo e cantando as músicas que mais gosta, não é mesmo?
Vamos, então, entender por que esse método pode ser útil para acelerar o seu aprendizado? Prepare-se para sair falando inglês por aí!
A música é um método de aprendizagem de eficácia comprovada em muitas disciplinas. Não é à toa que muitos professores de cursinho transformam fórmulas, eventos históricos e conceitos biológicos em canções.
Para o ensino de um idioma, a música é muito eficiente. Veja por quê:
Você já tentou conversar em outra língua e simplesmente as palavras não saíram? Muitas vezes sabemos como formular a frase perfeitamente na nossa cabeça, mas, na hora de pronunciar, o sistema trava!
É justamente para diminuir esse bloqueio na hora de falar inglês que a música é extremamente útil. Por meio dela, você pode treinar a articulação das palavras — o movimento que a boca e a língua fazem para produzir o som.
E como a música ainda tem ritmo e andamento próprios, muitas vezes exige que essa articulação seja mais rápida. Depois, na hora de falar em velocidade normal, você vai tirar o desafio de letra!
Bom, agora que você já entendeu como a música pode ajudá-lo a falar inglês, chegou a hora de aprender a conseguir resultados ainda melhores por meio desse método. Preparado? Vamos lá!
Lembra da questão do prazer? Pois é. O desejo ativa nossa capacidade de aprendizagem de forma realmente poderosa. Então, principalmente no começo, escolha suas músicas preferidas.
Como o seu foco é começar a falar, as músicas mais lentas podem ajudar. Com elas, você vai entender sozinho algumas palavras e perceber que essa quantidade de texto compreensível vai aumentando gradativamente.
Além disso, lembra da articulação que você precisa treinar? É mais fácil dominar o processo com um ritmo menos acelerado, pelo menos no começo. Depois, pode aumentar progressivamente a velocidade!
Assista a vídeos com legendas de músicas no idioma original. Assim você vai associando escrita e som. Repita muitas e muitas vezes. Esse é um dos segredos para o sucesso.
Nos itens anteriores você deu os primeiros passos, ok? Agora é hora de passar para um treino mais hard. Escolha uma música, ouça-a atentamente algumas vezes e tente escrever a letra, sem consultar qualquer legenda.
Sim, pode não ser fácil no começo. Mas você pode começar aos poucos. Inicie fazendo isso apenas com a primeira estrofe da música e vá aumentando aos poucos.
Antes mesmo que perceba, você vai escrever músicas inteiras!
Ao escutar uma música, você vai encontrar palavras desconhecidas aos montes. Pegue a letra em inglês e faça uma relação delas.
Antes de correr para o dicionário, procure entender a palavra diante do contexto. Essa é uma ferramenta útil em muitas conversas que você vai ter, e que nós usamos bastante para interpretar textos em nossa própria língua.
Só depois desse exercício de interpretação, procure a palavra no dicionário e confira se você acertou o significado. Use essa lista para estudar.
Conjugar verbos em inglês é milhões de vezes mais fácil do que no português. Porém, para quem não é nativo, usar o tempo certo no contexto apropriado é um desafio considerável!
Então aproveite as músicas para aprender. Elas trazem diversos tempos verbais. Depois, na hora de usar, você vai se lembrar da letra e vai ficar bem mais fácil usá-los corretamente!
A música é tão incrível para a aprendizagem de um novo idioma que muitas habilidades podem ser desenvolvidas por meio dela: listening, writing, pronúncia, reading, vocabulário…
Para tirar o melhor proveito de todo esse potencial, utilize diversas técnicas. Com elas, você vai ver sua capacidade de falar inglês decolar!
E aí, preparado para ver sua fluência deslanchar de uma vez? Que tal praticar essas dicas e chegar ao próximo processo seletivo afiado para falar inglês com o entrevistador e arrasar?
Se você quer aprender inglês rapidinho e de forma divertida, não perca tempo! Assine a nossa newsletter e receba muitas dicas para ganhar fluência e conquistar todas as oportunidades que esse idioma pode trazer para a sua vida!
Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…
O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…
A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…
A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…
As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…
A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…