Empreendendo

Suporte ao franqueado: Entenda mais sobre a importância de poder contar com a franqueadora

Um dos fatores mais atrativos e de grande relevância a ser considerado para quem pensa em investir no mercado de franquias é o suporte de operação pela franqueadora. Isso se deve ao fato de que é comum muitos empreendedores iniciantes optarem por investir em um modelo de negócio que oferece a possibilidade de iniciar a jornada empreendedora com uma solução já conhecida, testada e validada pelo mercado, aumentando assim as chances de sucesso.

Isso porque, quando se busca abrir o próprio negócio surgem diversas inseguranças e dúvidas, especialmente com relação a experiência, conhecimento do segmento e sobre gestão de negócios. Afinal, quando não se tem experiência na área de atuação ou até mesmo nunca se administrou um empreendimento antes, tudo é novo e parece ser aterrorizante.

Dessa forma, o suporte ao franqueado, além de necessário no sentido operacional para que o negócio funcione de forma saudável com qualidade e gerando resultados, é fundamental também para transmitir segurança ao futuro investidor franqueado. Se eu sei que posso contar com uma equipe preparada e com todo o know-how necessário para me ajudar a superar desafios que surgem no universo empreendedor, posso me sentir muito mais tranquilo no momento de fechar com uma empresa franqueadora.

Assim, é de grande importância que o futuro franqueado entenda a que possui direito durante suas pesquisas para encontrar a franquia ideal. Essa transmissão de expertise precisa ser facilitada e totalmente aberta aos interessados pela rede franqueadora, responsável por promover e facilitar a transmissão de todo o know-how do negócio. Por isso, preparamos este conteúdo para te auxiliar a entender melhor os aspectos envolvidos nesse suporte ao franqueado e sua relevância. Então, continue lendo e confira!

O que devo esperar do suporte ao franqueado?

Em linhas gerais, conforme destacamos, o suporte ao franqueado é um dos aspectos de maior relevância a ser levado em consideração por ambas as partes, justamente por ser tão comum que o investidor invista no negócio mesmo sem possuir tanta experiência em gestão ou mesmo no segmento da empresa franqueadora. 

Portanto, para garantir que unidades tenham um bom desempenho e sigam um padrão já bem estabelecido e referência no mercado, a rede deve se responsabilizar por fornecer um suporte de qualidade. Mas o que o novo franqueado deve esperar desse suporte?

Isso pode ocorrer mediante treinamentos, procedimentos operacionais padrão e demais acompanhamentos que garantam a transferência de know-how, como documentações, plataformas online e consultorias periódicas. Esse auxílio pode ser prestado em vários aspectos e é justamente reconhecimento e daí que a empresa irá garantir que o valor da marca está sendo mantido com solidez nas franquias da rede. 

Confira alguns dos pontos de contato mais comuns dentro dos planos de suporte ao franqueado:

Suporte pré-operacional

  • Ponto comercial

Esse tipo de aspecto do suporte, como o próprio nome sugere, refere-se ao auxílio dado para escolha do melhor local para a instalação da unidade, no caso de franquias com ponto físico. Esse ponto envolve também aspectos para seleção do visual do ponto e todos os demais fatores que possam agregar para que o público-alvo seja atingido.

  • Financeiro

Algumas redes maiores e/ou mais firmadas no mercado, com a contabilidade em dia investem no no suporte financeiro aos novos franqueados visando crescimento para um curto prazo. Isso pode ocorrer por meio de parcerias com bancos ou as famosas fintechs para que essas novas unidades possam ter facilidades como empréstimos para melhorias nas novas franquias, por exemplo.

  • Treinamentos e capacitações

Um dos fatores mais conhecidos e esperados vindo das franqueadoras para novos franqueados é o apoio com treinamentos e materiais de capacitação visando ajudá-lo a aprender a gerir o negócio da melhor forma possível. É comum que nos planos de capacitação sejam cobertos pontos como gestão financeira, administrativa e de RH, metodologias e processos operacionais próprios a serem seguidos no padrão da rede, dados importantes sobre o segmento, concorrência, público-alvo e práticas do negócio, dentre outro

Suporte Operacional

  • Consultoria de campo

Com a nova franquia aberta e rodando, as empresas franqueadoras deve garantir que, de fato, tudo esteja ocorrendo adequadamente. Uma das práticas mais comuns para que isso seja feito é disponibilizar “consultores de campo”, que são profissionais normalmente da própria empresa ou de alguma assessoria externa visitando as unidades para checar o cumprimento dos processos, identificar e auxiliar eventuais problemas ou não conformidades.

Esse ponto também pode auxiliar na prevenção de perdas e representa um importante aspecto de suporte ativo para a proposição de melhorias e resolução precoce de dificuldades. Pode funcionar como uma forma de fidelizar o franqueado, mostrando segurança, cuidado e proatividade do franqueador. 

  • Reciclagens e atualização

Após determinados períodos de funcionamento da franquia, pode ser necessária a revisão de alguns conceitos ou padrões da rede. Para isso, a empresa franqueadora pode promover cursos periódicos de atualização, funcionando como reciclagens que, não necessariamente, devem ser oferecidas após o surgimento de problemas  e sim como uma tentativa de preveni-los. 

Algumas empresas já possuem um cronograma padrão de atualizações para seus franqueados, cumpridos para uma melhor manutenção da qualidade do serviço prestado aos clientes e consequente nível de satisfação. Esse ponto do suporte pode surgir também quando houver a necessidade de preparar os novos franqueados para eventuais mudanças ou adição de novas soluções, alinhando sempre com períodos sazonais e campanhas específicas de interesse da rede.

  • Marketing

Suporte quanto às ações de propaganda e marketing acaba sendo, junto dos treinamentos, um dos pontos mais esperados e conhecidos quando o assunto é mercado de franquias. Afinal, quando se investe em uma franquia, faz parte do acordo comum dentro do modelo de negócio uma certa padronização e alinhamento de comunicação com o mercado. 

Isto significa basicamente que todas as unidades da rede estarão sempre representando a imagem e o conceito da marca, e certas conformidades não podem se perder no caminho. Para garantir que o marketing institucional esteja sendo cumprido, as muitas empresas franqueadoras contam com o Fundo de Propaganda, um valor pago periodicamente pelos franqueados visando a promoção da marca de modo geral.

Isto é, esse valor é totalmente revertido para pôr em prática estratégias publicitárias e de marketing para toda a rede. Em geral, o valor arrecadado varia entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade, mas há marcas que estabelecem seu próprio valor mensal específico.

É importante frisar que cada franqueado pode (e deve) estimular a imagem da sua franquia localmente, afinal com o tempo ele acaba conquistando um público regional naturalmente. Tais ações regionalizadas são, de fato, recomendadas caso a franquia ainda não esteja plenamente consolidada junto ao público ou em caso do franqueado querer impactos específicos com aquele público. Quer continuar lendo mais sobre o mercado de franquias? Então, confira nosso conteúdo com 4 coisas que você deveria saber sobre esse tipo de negócio!

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