Categories: Aprendendo

Teste seu inglês: que tal uma maratona do seu seriado favorito?

Pipoca e refrigerante (bem gelado) a postos, controle remoto na mão e um sofá espaçoso: as melhores e mais divertidas aulas de inglês da sua vida estão prestes a começar! Mas como assim? Simples: estamos falando de testar seu inglês com verdadeiras maratonas dos seus seriados favoritos, uma das formas mais fáceis e eficientes de se captar pronúncia e expandir vocabulário. Isso sem contar que, no final da batelada de episódios, você vai poder até tirar onda com o professor de inglês, desembolando um monte de gírias novas na sala de aula! Neste post, você vai conhecer 6 séries que funcionam muito bem de acordo com os mais variados graus de proficiência no inglês. Veja logo abaixo se seu seriado preferido entrou na lista:

Friends

Essa não tem jeito: é unanimidade. Trata-se de uma série que marcou história na TV mundial em suas 10 temporadas e, mesmo 12 anos após seu fim, continua conquistando mais e mais fãs. Além da química perfeita do elenco, o sucesso se deu graças aos diálogos que, de tão bem bolados, parecem ter sido feitos de improviso. E o melhor de tudo é que o enredo se baseia em situações banais do cotidiano, um contexto que facilita ainda mais o entendimento sobre o que está sendo dito. Por essas e outras, se você quiser dar muitas risadas e se enturmar com gírias e expressões do dia a dia dos norte-americanos, assistir Friends da primeira à décima temporada é a melhor pedida, pode acreditar!

The Walking Dead

Embora apele especialmente para o público masculino, louco por doses de adrenalina e cadáveres picotados pela espada Michonne, esse é outro fenômeno da televisão mundial. E o mais curioso é que essa série deixa tantos fãs alucinados pelos capítulos futuros que faz com que até quem não tenha intimidade nenhuma com o inglês se arrisque em um episódio sem legenda só para saber quem é a nova vítima do grupo do policial Rick Grimes. E como The Walking Dead já teve tantas idas e vindas, realmente compensa uma maratona só para recapitular o que já aconteceu e ficar com o inglês afiado para encarar as novas temporadas! Vai que morre aquele personagem que você jamais espera…

Mad Men

Se Friends e The Walking Dead podem ser considerados fenômenos de audiência, Mad Men é um fenômeno cultural. Nesse seriado, praticamente não há falhas em termos de roteiro, produção, figurino, drama, interpretação e por aí vai. A reconstituição meticulosa dos anos 60 e a jornada do personagem principal, Don Draper, são um passatempo e tanto para quem tem o inglês entre intermediário e avançado. Isso porque os diálogos costumam esconder nuances sobre o perfil psicológico desse publicitário invejado com um passado perturbador que fazem total diferença para uma compreensão completa sobre essa história repleta de insights e camadas de mistério.

Sex and the City

Sex and the City, que aborda as desventuras amorosas da colunista de comportamento Carrie e suas três melhores amigas em uma Nova Iorque super fashion, é daquelas séries com temática tipicamente feminina que deixam até os homens mais brucutus vidrados. Uma maratona de Sex and The City funciona perfeitamente como uma aula primorosa de referências à cultura pop e citações sobre artistas do mundo da moda e do cinema, além de ser um fiel retrato do jeito estabanado e independente de ser da mulher pós-moderna. Teste seu inglês: Sex and the City é para assistir legendado da primeira vez e depois dispensar os subtítulos para não perder nem um segundo sequer das loucuras da pervertida Samantha!

Game of Thrones

Se você curte histórias épicas, não tem para ninguém: Game of Thrones só pode ser seu seriado preferido. E se você quer começar a praticar o inglês pela TV, a série de George C. Martin cairá como uma luva, uma vez que a linguagem é de época, fazendo com que os diálogos apresentem uma estrutura mais próxima da forma culta, facilitando a compreensão. O ideal é assistir à série inteira e ler os livros (de preferência na versão original, em inglês) e fazer o comparativo. Assim você vai ver como há personagens que são extremamente fiéis aos livros, enquanto outros são adaptados para deixar a ação mais fluida para a TV. Só não vale bancar o spoiler e sair espalhando pelas redes sociais que fim terá Jon Snow, beleza?

Lost

Lost é o tipo de série que ou você ama ou odeia. Fez tanto sucesso de audiência na década passada que os roteiristas se viram no meio de uma emboscada para solucionar mistérios praticamente inexplicáveis, estender a participação de personagens fadados a morrer logo no início (Jack, o personagem principal, estava cotado para desaparecer no primeiro capítulo, sabia?) e encurtar a participação de outros que não deram certo (como o brasileiro Rodrigo Santoro, um vilão que não teve nem tempo de dizer a que veio e acabou enterrado vivo). Ao longo de 6 temporadas, foram tantos furos de roteiro que compensa assistir do início ao fim para ver se as peças se encaixam e recordar simbolismos como a fumaça negra e o urso polar, que deixavam os fãs de cabelos arrepiados. No meio do caminho, para prestar atenção em tanta coisa, você nem vai sentir falta da legenda!

Agora que demos um bocado de sugestões legais para você testar hoje mesmo seu inglês na frente da televisão, não se esqueça de alinhar o que aprendeu em casa com o programa do seu cursinho de inglês! O que acha de levar seu episódio favorito de sitcom para discussão em sala de aula? Talvez possa propor o exercício de assisti-lo com legendas em inglês e depois sem subtitles! Afinal de contas, sempre que o ensino de uma língua estrangeira se torna espontâneo (e, por que não, bastante divertido) todos se beneficiam: você, seus colegas e mesmo os professores! E se, por incrível que pareça, os seriados não são muito sua praia, que tal fazer o mesmo com filmes?

Está esperando o que então? Dê logo play nessa ideia e até o próximo seriado! Só não se esqueça de nos contar aqui se sua série favorita por acaso ficou de fora da nossa lista? Qual é? Conte aí nos comentários e nos ajude a estender essa seleção! 🙂

Hey Peppers!

Recent Posts

Hey Peppers! celebra o Pride Month promovendo uma educação inclusiva e respeitosa

Comprometida com a promoção de uma educação de excelência, a Hey Peppers! aproveita o mês…

1 ano ago

Hey Peppers! realiza visitas pedagógicas nas unidades dos três estados do sul do Brasil

O intuito das visitas é o controle da qualidade e a inovação constante nos processos…

1 ano ago

Convenção celebra 10 anos da marca Hey Peppers! com presença do renomado palestrante Marcos Piangers

A Hey Peppers!, franquia de escola de habilidades presente nos três estados da região sul…

1 ano ago

Hey Peppers! participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

A Bett Educar Brasil aconteceu em São Paulo e reuniu 35 mil pessoas Dos dias…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de Congresso Internacional de Vendas em Porto Alegre

As sócias fundadoras da franqueadora Bianca e Tamara Dewes participaram do Congresso Internacional de Vendas…

1 ano ago

Hey Peppers! participa de evento da Associação Brasileira de Fraschising

A franqueadora retorna a sede com muitas ideias e novidades para o próximo período Em…

1 ano ago