Franquias de educação valem a pena?

In setembro 25, 2020
731 Views

Investir em um negócio próprio é hoje a o desejo de vários brasileiros. Independente da motivação que leva alguém a sonhar em empreender, é preciso saber que o caminho é longo e os desafios são diversos. Apesar disso, a satisfação de ver o negócio crescer e gerar frutos é o que todos desejam, certo? Por isso, viemos aqui tirar uma dúvida que talvez seja não apenas sua, mas de vários outro empreendedores.

O que você sabe sobre franquias de educação, afinal? Passa pela sua cabeça que não ter experiência prévia no segmento pode ser um problema? Se sente inseguro sobre as possibilidades dentro do mercado? Vamos começar esclarecendo que, apesar do que muitos podem pensar, não é necessário ser ou ter sido professor ou pedagogo para entrar no segmento de franquias de educação. 

Ou seja, um empecilho a menos para que você consiga realizar seu sonho por meio do investimento em um mercado com grandes oportunidades de sucesso! O mercado de franquias de uma forma geral já costuma ser muito bem visto por quem deseja abrir o próprio negócio, justamente por prometer segurança e retornos rápidos. 

Com excelentes dados apontando para seu crescimento, especialmente falando sobre franquias de educação, gostaríamos de te ajudar a entender mais sobre o mercado, suas possibilidades, benefícios e para isso preparamos um conteúdo para te deixar ainda mais seguro sobre este investimento. Então, continue lendo e confira!

O crescimento do segmento de franquias de educação

Começamos muito bem já evidenciando um dado animador para você que quer iniciar sua jornada empreendedora com uma franquia e, obviamente, com sucesso. Cerca de 53,2% dos franqueados desse setor têm o ponto de equilíbrio estabelecido ainda nos primeiros 6 meses, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ou seja, você conta com boas chances de já conseguir equilibrar seu negócio com solidez no mercado antes do primeiro ano! 

O órgão que possui grande peso no segmento de franquias no país, com pesquisas, notícias e dados, têm registrado um considerável crescimento ao longo dos anos nas franquias de educação. A ABF aponta que,  o cenário das franquias de educação foi um dos mais animadores dentro do setor de franchising no ano passado, em que no segundo trimestre de 2019, com a marca de 8,7% a mais se comparado ao mesmo período no ano anterior.

Nós sabemos perfeitamente que 2020 não foi um ano típico e muitas inseguranças podem surgir, contudo mesmo nesse contexto, o crescimento do mercado segue com previsões otimistas, com dados atribuídos principalmente ao fato desse tipo de negócio atender uma necessidade profissional cada vez mais latente no Brasil. 

Quando falamos particularmente às franquias de idiomas, como escolas de inglês, o impulsionamento está diretamente ligado à necessidade, cada vez maior do domínio de uma segunda língua. Sendo o inglês um dos idiomas mais importantes do mundo hoje, não é de se espantar que a procura leve muitos franqueados a terem ótimos resultados nos últimos anos.

O ROI (do inglês “return on investment”, traduzido como “retorno sobre o investimento”) deve ser levado em conta aqui como um dos principais fatores para considerar as vantagens de apostar no segmento de franquias de educação. Considerando claro, diversos outros fatores a serem planejados, avaliados e bem executados para que os resultados estejam dentro do idealizado. Mas como esse crescimento do segmento impactam o retorno do seu investimento, exatamente? 

Retorno rápido para o seu capital

Talvez um dos principais receios de empreendedores iniciantes é demorar muito para que seu negócio retorne parte do investimento inicial. Entendemos que é natural ter cautela com os recursos e querer, de fato, ver o negócio se pagar tão logo quanto possível, e por isso é importante saber que uma das vantagens de investir em franquias de educação é, exatamente, o menor  prazo médio do retorno do investimento inicial. 

Muitos outros segmentos levam médios e longos prazos para dar esse retorno esperado ao investidor, porém em 2019 a própria ABF confirmou que, no caso das franquias de educação, este período vai de um a dois anos para cerca de 57% dos franqueados. Parece animador, não é mesmo? Cerca de 30% estima-se uma média de dois e três anos, um prazo ainda assim significativamente menor do que muitos outros negócios. 

Ainda na linha dos dados animadores, segundo anuário da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios elencando as “Melhores Franquias de 2019/2020”, um importante diagnóstico do setor, nos últimos cinco anos, a média de lucro esperado sobre o faturamento das franquias de educação foi de no mínimo 25%. 

O fato aqui é que, as promessas de crescimento, possibilidade de sucesso e retorno sobre o investimento das franquias de educação, não são apenas promessas. Comprovadas com dados reais, por meio de um trabalho de suporte da franqueadora, muita pesquisa, empenho e boas práticas de mercado você pode obter excelentes chances de sucesso e mais rápido do que imagina.

Possibilidade de contribuir para um mercado em expansão

Você sabia que o  nível de proficiência dos brasileiros em inglês ainda é considerado um dos mais baixos considerando outros países do mundo? A British Council aponta que somos o 41º colocado em um ranking de 70 países, ficando atrás de países como Equador, Chile, Peru e México, por exemplo.

O que isso nos diz? Que investir em uma franquia de idiomas, por exemplo, estando esta muito bem posicionada dentro do setor de franquias de educação, você tem a possibilidade e vantagem de estar investindo em um mercado com grandes possibilidades de expansão e alta procura.

Ao destacar esse problema latente no país, abrir uma escola de inglês representa a oportunidade de manter um negócio com alta demanda e rentabilidade previsível. Dessa forma, sua franquia tem a chance de fazer parte de uma grande mudança de cenário dentro desse contexto e te proporcionar ótimos retornos.

Seja para garantir melhores oportunidades e bons salários no mercado, entretenimento, turismo ou fins acadêmicos, o inglês é um impulsionador e tanto para diversos brasileiros. Mesmo em cenários de crise, demissões e incerteza, é uma realidade o uso dos recursos disponíveis por parte de profissionais para investir em qualificações feitos para tentar driblar esse cenário e conquistar seu lugar ao sol.

Assim, pensar no investimento no mercado de franquias de educação por meio de uma escola de idiomas você estará se inserindo em um mercado promissor e ajudando diversas pessoas a alcançarem seus objetivos.

Contar com metodologias validadas pelo mercado

A essa altura já destacamos importantes pontos e vantagens do investimento nas franquias de educação, mas conforme apontamos anteriormente, as possibilidades que uma franquia de idiomas podem trazer são, certamente as melhores e mais assertivas dentro do mercado, com riscos e até custos menores. 

Garantir ensino de qualidade dentro de um período interessante para que os alunos alcancem suas metas e sintam-se satisfeitos deve ser um dos principais objetivos nesse caso. Portanto, para isso é necessário contar com um franqueador com experiência e um método de ensino comprovado, aumentando as chances de sucesso.

Com o franqueador ideal você poderá usufruir de consultoria periódica de desempenho, suporte na contratação e treinamento inicial para todas as áreas (administrativo, financeiro, marketing e pedagógico), reciclagem de toda a equipe ao longo do contrato, fornecimento do programa de gestão exclusivo, estudo in loco do ponto comercial para definição da atuação e viabilidade do negócio, assessoria para desenvolvimento do plano estratégico de marketing. Esse cenário ideal está mais perto do que você imagina, já que isso e muito mais você garante sendo um franqueado da Hey Peppers. Somos a franquia que mais cresce no interior do RS, conte conosco para realizar o seu sonho. Tire suas dúvidas sobre o processo e torne-se um de nossos franqueados! Ainda possui dúvidas? Confira nessa matéria a inspiradora história (de sucesso) do economista que  trocou sua vida estável para abrir escola de idiomas.

Deixe um comentário