Organização de tempo: Confira 5 melhores hacks

In março 9, 2021
734 Views

Produtividade talvez seja uma das palavras mais ditas e uma das coisas mais buscadas nos últimos anos. A missão de otimizar as atividades na rotina visando conseguir dar conta de tudo é uma super missão na vida de todos nós. Estabelecer uma rotina saudável sem se pressionar ou deixar de fazer coisas importantes acaba se tornando um grande desafio se o tempo não está bem organizado.

Nossas rotinas estão cada vez mais repletas de tarefas e as demandas cada dia mais exigentes, muitas vezes nos levando a perder de vista a qualidade de vida e o precioso tempo de descanso. Nesse contexto, hábitos e atitudes pequenas dentro das atividades diárias podem ser determinantes para que consigamos, por meio da organização de tempo, encontrar um equilíbrio saudável entre os âmbitos pessoal e profissional da vida.

Para te ajudar nessa importante missão cujo objetivo é tirar a possibilidade de sobrecarga e gerenciar melhor suas atividades diárias, especialmente nesse momento de adoção em massa do home office, separamos algumas dicas. Continue lendo e confira!

Principais dicas para organização de tempo!

  1. Se planeje

Na hora de focar na organização de tempo e em otimizar seu dia o planejamento é fundamental! Mesmo que a sua rotina não seja tão constante é sempre possível pensar no que você precisa fazer ao longo do dia ou da semana mesmo que o nível de precisão não seja de cem por cento.

Lembre-se de pensar com o máximo de antecedência no que irá guiar sua rotina, pode ser pelo menos um dia antes. Assim você já conseguirá reduzir consideravelmente imprevistos, estresse consequente e será capaz de atender perder prazos importantes. Na hora de cumprir prazos e metas mantenha-se atento ao que é prioridade para ser mais objetivo.

Torne uma espécie de hábito o ato de organizar a sua agenda, estipulando tipos de atividades, descrição e prazos dentro de um período específico.

  1. Não hesite em delegar atividades

Tocar novos projetos, atividades e abraçar desafios pode ser ótimo mas também desgastante e muitas vezes atrapalhar sua rotina de atividades frequentes. Mesmo que seja estimulante e tentador buscar destaque, por exemplo, no trabalho por meio de novas atividades, lembre-se que sobrecarregar-se está longe de significar sucesso. 

Não caia na armadilha de deixar de lado atividades que, de fato, dependem de você para serem cumpridas como deveriam para realizar algo que você pode simplesmente delegar. Busque ajuda sempre que precisar e garanta assim otimizar sua rotina profissional, excelência na organização de tempo e entregar melhores resultados.

  1. Estipule metas (e cumpra)

Em meio à rotina é bastante comum que surjam distrações e diversos fatores nos façam querem procrastinar, sabotando o planejamento estipulado e comprometendo a organização do tempo. Porém, uma dica importante para evitar que você desvie do caminho da otimização do seu dia e consiga ser mais produtivo e estipular metas específicas para suas atividades e dentro do período.

Você pode trabalhar com um sistema pessoal de metas e recompensas, estabelecendo um grupo de atividades para serem feitas, por exemplo, no período da tarde e apenas após isso estar concluído dar uma olhada no instagram, comer um doce, algo que te distraia. 

Esse sistema é ótimo para estudantes que possuem um cronograma bem particular para cada assunto, principalmente se você estuda idiomas como o inglês. Separar metas diárias de gramática, por exemplo e em seguida se premiar pela “mission accomplished” (missão cumprida).

  1. Organize seu espaço

Seja você um profissional em home office, um estudante com uma rotina de aulas em casa ou ambos, a importância de manter seu espaço de trabalho/estudos organizado se reforça quando falamos na otimização de tempo e produtividade. Isso se deve ao fato de que um ambiente bagunçado dificulta muito fazer uma gestão do tempo eficiente. 

É fundamental escolher um bom lugar para essas atividades, e investir em mantê-lo organizado de forma que atenda melhor às suas atividades diárias. Tenha sempre a mão o que precisar com frequência, sejam cadernos, livros, pastas, canetas, ou até mesmo aquela garrafa de água, dentre outros itens.

Na hora de otimizar as tarefas e focar na organização de tempo, ter tudo sempre à mão te ajudará significativamente. Além disso, quando você mantém por perto apenas o necessário acaba também por evitar distrações e procrastinação, grandes vilões da produtividade que já destacamos aqui. 

  1. Aproveite bem seu tempo livre

Agora uma das dicas de ouro para fechar nossa lista de dicas para organização de tempo: não negligencie seu tempo livre. Aproveite os momentos de produtividade, entregue, cumpra metas e prazos, mas ao final de tudo isso lembre-se que de nada adianta se significar não dedicar um tempo para você mesmo. 

Seu tempo livre é essencial para garantir descanso, saúde mental e estabilidade emocional evitando sobrecarga de atividades e obrigações do dia a dia. Falamos sobre o sistema de recompensas após cumprir algumas atividades ao longo do dia, mas invista, de fato em períodos de ócio e diversão para si mesmo.

O que te deixa relaxado? Ler um livro? Ver seu filme ou série favoritos? Passe um tempo com a família e amigos, pratique atividades físicas e mantenha assim corpo e mente bem exercitados e relaxados. É imprescindível que compreendamos que o tempo livre também é importante para garantir produtividade e qualidade de vida. Dedique-se à você mesmo e garanta assim que todas as demais dicas possam ser cumpridas com muito mais eficiência! 

Falando em diversão e entretenimento para o tempo livre? Confira agora nossa super lista de filmes para aprender inglês facilmente e aproveite seu descanso enquanto treina um novo idioma!

1 Comentários

Deixe um comentário