Como converter minha empresa em franquia?

In março 11, 2021
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Considerando os diversos benefícios que o modelo de franquias pode proporcionar, sua popularidade tem aumentado ao longo dos anos, e a ideia de aumentar a abrangência das suas soluções leva cada vez mais empreendedores a cogitarem embarcar nessa jornada. O empreendedor franqueado consegue ter a vantagem de expandir seu negócio contando com o amparo de uma marca já validada no mercado. 

No mercado é comum surgirem os termos “conversão” ou “rebrand” quando falamos em marketing, quando há algum tipo de reposicionamento de uma marca com o objetivo de mudar a visão do público sobre a empresa. Assim, chegamos ao ponto que, provavelmente, trouxe você até este conteúdo. Não é incomum que empreendedores se deparem com insatisfações em seu negócio, o que pode levar a um desejo de mudança.

Fazer parte de uma rede já estabelecida no segmento como franqueado pode ser uma excelente alternativa que pode render inúmeras vantagens. Porém, como bem sabemos, empreender sempre envolve risco, e por isso é necessário planejamento e pesquisa para encontrar a rede ideal, além de considerar os prós e contras. Por isso, para garantir que possamos te ajudar com essa importante missão, continue lendo e confira mais sobre como converter seu negócio em franquia!

O que significa essa “conversão”, afinal?

Quando falamos na conversão de uma “negócio próprio” em uma franquia, trata-se de uma espécie de adesão empresarial em que o empreendedor que já possui sua empresa busca se ajustar a outro modelo que já existe, nesse caso, a uma franquia. A prática é bastante comum em diversos segmentos como o varejo e em setores de serviços como supermercados e restaurantes e, comparado à forma convencional de adesão ao modelo de franquias, a conversão possui um custo consideravelmente menor para o novo franqueado. 

Por que eu deveria converter minha empresa em uma franquia?

Em todos os segmentos existem diversos desafios diários a serem enfrentados para manter-se competitivo frente ao mercado, conhecer muito bem seu público-alvo, sobre a concorrência, potenciais ameaças e como aproveitar as melhores oportunidades. Estar devidamente direcionado no caminho certo, com suporte para crescimento, uma equipe qualificada e a possibilidade e uma boa posição no mercado, certamente é determinante para o sucesso de uma empresa.

Por esses e diversos outros fatores, adotar um novo modelo de negócio, como a conversão do negócio em uma franquia, pode ser a melhor possibilidade, além de ser uma excelente solução para redução de despesas e para garantir suporte necessário de uma marca consolidada.

Quais as principais vantagens em converter meu negócio em franquia?

  • Menor custo de aquisição

Já destacamos aqui alguns dos pontos de destaque que o empreendedor pode garantir sendo um franqueado, mas se esse já é um desejo, saiba que uma das principais vantagens para quem busca conversão é a possibilidade de ter que arcar com um investimento muito menor, se comparado às franquias tradicionais.

A conversão de marca em franquia envolve gastos menores se deve ao fato de que, um negócio já existente pode já possuir um ponto próprio, muitas vezes o próprio time de colaboradores se mantém e até mesmo matéria-prima (se for o caso) poderá ser uma vantagem financeira. Isso não ocorreria se fosse necessário se tornar um franqueado de forma convencional, abrindo um negócio do zero.

  • Credibilidade e reputação no mercado

Como uma das principais vantagens do modelo de negócio, uma franquia pode oferecer ao franqueado que deseja converter seu negócio, junto com a concessão para uso de seu nome, o histórico de uma marca já conhecida no mercado, com credibilidade consolidada.

Claro que é perfeitamente possível ser um negócio bem consolidado e ter uma excelente reputação sem estar no mercado de franquias, mas se o seu desejo é estar nele, provavelmente não é o caso ou há alguma insatisfação ou motivo forte o suficiente para que isso não seja suficiente. Por isso, ressaltamos aqui que, franquias costumam dispor de uma maior visibilidade, essencial para um negócio em fase de estagnação, garantindo confiabilidade.

  • A previsão de crescimento

Como citamos estagnação anteriormente esse pode ser um benefício de grande valia, se esse é o caso do seu negócio de alguma forma. Infelizmente, esse cenário pode ser comum na jornada empreendedora e quando as possibilidades de crescimento parecem não existir, a conversão para uma franquia faz novas perspectivas surgirem. Isso representa um ganho para o empreendedor, para seu mercado e seu público-alvo.

Enquanto franquia, as possibilidades de expansão  surgem e resultam na troca de conhecimentos entre a franqueadora e o seu negócio, convertido em franquia. Com isso, mais experiência e recursos podem aparecer e contribuem para que a empresa alcance um novo patamar no mercado e consequentemente no faturamento.

Mas como começar?

O empreendedor que busca converter seu negócio em uma franquia precisa saber que existem alguns caminhos possíveis, e um destes é ver se há a possibilidade de ter a iniciativa da própria franqueadora para a proposta. O mercado de franquias está sempre pesquisando e acompanhando com frequência o desenvolvimento de outros negócios menores dentro do mesmo segmento. No caso de haver resultados satisfatórios, mesmo que localmente, e fit com a marca, o negócio pode ser um alvo de interesse das franqueadoras e pode surgir uma proposta.

Outra forma em que a conversão pode acontecer é quando o empreendedor entra em contato com a franqueadora em que possui interesse e apresenta seu negócio, bem como o seu desejo de conversão. Mesmo que seja incomum, algumas empresas já aceitam pedidos dessa natureza em alguns casos. 

Um fato bastante vantajoso e muito comum é que a empresa tenha sua conversão feita gradualmente, sem precisar fechar suas portas em nenhum momento do processo. Porém, apesar de parecer tudo um “mar de rosas”, é necessário destacar aqui que muita pesquisa e planejamento se faz necessário para que a melhor proposta seja fechada com transparência entre ambas as partes.

O empreendedor precisa ser aberto quanto ao seu negócio no momento da negociação com a franqueadora, e comprometer-se a seguir as orientações de implantação e suporte oferecidos pela franquia. É de interesse mútuo que a empresa prospere, por isso é necessário entender que a adaptação, da implantação à entrega da solução pode levar um tempo mas com a devida colaboração e empenho a conversão será um sucesso.

Já pensou em alguma franqueadora que te desperta interesse? Agora você já possui o suficiente para dar os primeiros passos para a conversão do seu negócio e tornar-se um franqueado! Continue lendo sobre o tema e confira mais sobre a importância do suporte ao franqueado.

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