entendendo como crianças aprendem

Entendendo Como As Crianças Aprendem

In dezembro 2, 2015
6068 Views

Quero iniciar esta conversa perguntando se você já esteve presente em alguma situação em que pais pedem para os filhos: “Querido, fale um pouco em inglês para a tia ouvir como você sabe” e a criança começa a ficar encolhida tentando se esconder e acaba por não falar nada? Tem uma outra situação que é bem comum e gostaria de saber se você já presenciou: a aula chega ao fim, os pais buscam os filhos e perguntam “O que você aprendeu na aula hoje?” e a resposta é “nada” ou “não sei”.

Se em algum momento você já presenciou situações parecidas e não entendeu porque elas acontecem, sugiro que continue a leitura, porque em seguida você entenderá porque isto é tão comum.

Para a criança o que há de atividade mais importante é a brincadeira. As crianças encaram as brincadeiras com tanta “seriedade” como se fosse o trabalho delas. Poucas coisas fazem tanto sentido para as crianças quanto as brincadeiras e as fantasias que elas criam. Esta é uma razão pela qual as crianças aprendem através de brincadeiras. Quando estamos em uma aula de física e aprendemos somente teorias e fórmulas, muitas vezes não atribuímos sentido e automaticamente não aprendemos, por outro lado, se conseguirmos transferir aquela mesma situação para algo prático e vivenciamos aquilo, imediatamente atribuímos sentido e aprendemos. Com as crianças acontece da mesma forma, pois a aprendizagem é um processo ativo. Quanto mais sentindo a criança tiver no que está fazendo ou com o que está brincando, mais curiosa e mais capaz de aprender a criança será.

Quando a criança está em sala de aula, um contexto é criado para que ela brinque, atribua sentido e aprenda. É importante também tornar físico, ou seja, permitir que as crianças façam, que elas pratiquem, pois, a criança aprende muito mais fazendo do que ouvindo ou simplesmente vendo. Para que as crianças possam fazer, é necessário proporcionar ambiente e materiais para elas, esta é uma boa explicação de porque os professores e as escolas disponibilizam lápis de cor, giz de cera, papéis, tesouras, colas, folhas, jogos, som, computador, tv, cartões com imagens, fantoches e demais materiais que possam instigar a criatividade da criança e “criar cenários”.

Em contextos que fazem sentindo, as crianças são capazes de “reproduzir” para os pais o que elas aprenderam. Ao conversar com as crianças e esperar que elas falem mais sobre suas experiências de aprendizado, os pais devem criar cenários similares aos que os professores criam em sala de aula, ou tornar a conversa mais prática possível, utilizando livros com ilustrações, contos, estimulando a criança a ser uma excelente observadora, explorando cores, formas, tamanhos nomes de objetos, animais… As crianças estudam o mundo que tem a sua volta, então se os pais estiverem passeando com seus filhos, por exemplo, devem explorar tudo o que estiver ao seu redor.

Alguns exemplos de interação, levando em consideração o aprendizado do inglês são:

– Hey Henrique, veja como as rodas deste caminhão são BIG;

– William, qual é a COLOR daquele CAR?

– Joana, onde está o lápis BLUE?

São exemplos simples de ensinar a criança utilizar o que sabe. É muito importante usar uma linguagem clara e positiva e elogiar todo o progresso. As crianças só aprendem coisas novas se receberem estímulos positivos. Outra forma das crianças aprenderem é através do exemplo, se ela observar os pais lendo ou sentando para ajudá-las com os temas e atividades extras, ou até mesmo, revisando as atividades realizados no material, é natural que elas passem a gostar de fazer o mesmo e aprenderão a fazê-lo, tomando gosto por isto. Estímulos positivos resultam em comportamentos positivos.

A tarefa de “fazer com que o seu filho fale inglês para os seus conhecidos” ou “que seu filho conte o que aprendeu na escola” deve ser uma brincadeira de criança, deve fazer sentido para o “mundo” em que seu filho vive e se tornará, inclusive para você, uma gratificante oportunidade de brincar e aprender.

Bianca Dewes

1 Comentários

Deixe um comentário