Ensinar inglês para crianças

Porque ensinar inglês para crianças?

In janeiro 3, 2020
2423 Views

Aprender um segundo idioma, fundamentalmente o inglês, é de longe uma das competências mais importantes e visadas nos últimos anos. Sejam profissionais iniciantes ou experientes, jovens buscando intercâmbio, ou pais que desejam contribuir com o crescimento e a capacitação de seus filhos, pensar em aprender em inglês é um excelente e necessário investimento. 

Falando especificamente sobre os orgulhosos pais, as opções de escolas bilíngues e cursinhos de inglês para crianças no mercado já são diversas e muitos começam a se perguntar com qual idade o filho deve começar aprender, como se dará esse aprendizado e, principalmente, quais as vantagens reais de ensinar inglês na infância. 

O receio de que ensinar inglês para crianças possa ocasionar dificuldades na assimilação e no aprendizado do próprio português, é também uma das maiores problemáticas discutidas. Porém, as maravilhas do mundo globalizado se tornam ainda melhores apenas para quem for capaz de se comunicar com maior facilidade. 

Assim, a fluência alcançada ainda na infância é um dos maiores benefícios e que podem fazer toda a diferença para expandir o universo da criança desde cedo. Além disso, pode proporcionar um upgrade considerável no currículo, facilitando a participação em programas educacionais no exterior, além do relacionamento com pessoas de todo o mundo.

Nesse contexto, os ganhos destacam também algumas ressalvas que devem ser observadas com máxima atenção, tais como:

  • Durante a infância se aprende uma segunda língua exatamente como se aprende a primeira (nativa), naturalmente. Para isso, as aulas têm que ser lúdicas, didáticas e ter um contexto compreensível da mesma maneira.
  • As crianças entre 2 e 5 anos de idade possuem maior facilidade em aprender uma nova língua, o que vai se perdendo conforme os anos vão passando. Por isso, considera-se esta a melhor fase da vida para ensinar outro idioma para crianças.

Dito isso, os questionamentos podem ter crescido, certo? Então, achamos interessante chamar aqui um componente muito importante para quem deseja entender mais sobre o ensino de inglês para crianças. Com vocês, a palavra da ciência!

O que diz a ciência sobre ensinar inglês para crianças?

Apesar de vários estudos científicos ainda não totalmente conclusivos sobre a idade ideal para inicial o ensino de inglês para crianças, é relevante pontuar que seus benefícios advindo dessa prática para o desenvolvimento cognitivo ainda nos primeiros anos da infância, são consenso comum. 

Segundo pesquisa feita pela Universidade de Nova York e aplicada em Toronto, as crianças bilíngues desenvolvem habilidades que ultrapassam os vocabulários dobrados, incluindo o aprendizado de diferentes maneiras de solucionar problemas lógicos e de lidar com tarefas múltiplas, utilizando parte do que se conhece como ‘função executiva do cérebro’.

Da mesma maneira, um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica que buscava conferir como os bebês percebem a linguagem e como essa percepção molda seu aprendizado. Assim, constatou-se, por exemplo, que quem tem uma mãe bilíngue é capaz de registrar as diferenças entre os dois idiomas ao ouvir suas expressões.

Basicamente, é possível afirmar que as crianças bilíngues desde cedo mostram um desenvolvimento precoce da função executiva, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as monolíngues. Assim, a ciência conseguiu desmistificar vários receios de grande parte dos pais sobre possíveis confusões entre os dois idiomas. Na contramão, ressalta as enormes vantagens do ensino de inglês para crianças.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas das principais. Confira!

Quais os maiores benefícios de aprender inglês na infância? 

1. Aprendizado simultâneo do idioma nativo e do inglês

Conforme ressaltamos com os dados e a palavra da ciência anteriormente, o estímulo ao bilinguismo na infância é imensamente benéfico por ser muito mais fácil nessa fase da vida. Isso em decorrência do cérebro infantil ser destinado aos aprendizados básicos, entre eles a aquisição de um idioma.

Dessa forma, o ensino de inglês para crianças ainda durante o período de alfabetização faz com que se assimile as suas características ao mesmo tempo em que se desenvolve no próprio idioma nativo. Isso proporciona um sentimento de que a criança estará habituando o próprio cérebro com a troca instantânea de idiomas quando necessário. 

Afastando assim, possíveis confusões, vícios anteriores ou sotaques, fatores que dificultam a fluência em outras fases da vida, mas que são muito comuns em idades mais avançadas.

2. Melhora o rendimento escolar

O ensino de inglês para crianças é um fator cada vez mais estimulante para as funções cognitivas dos pequenos, o que, potencialmente, representa algo muito positivo no que concerne o aproveitamento nas outras disciplinas regulares da escola, e a sua capacidade de raciocínio.

O aprendizado de uma segunda língua na infância também pode acarretar um considerável aumento da cognição, da concentração e da autoconfiança, habilidades que podem ser aproveitadas de forma multidisciplinar.

3. Alcance da fluência precoce

Mesmo que a definição de fluência ainda seja abstrata, e podendo variar de uma instituição de ensino para outra, entendemos fluência, de forma geral, como a habilidade para se comunicar em uma língua em diferentes contextos. Fluente é quem consegue ler, ouvir, falar e escrever naquele idioma seja em situações profissionais, cotidianas ou acadêmicas.

Quando se inicia a o estudo de inglês ainda criança é muito mais provável que chegue a se tornar fluente até os primeiros anos da vida adulta do que alguém que só a aprender já adulto e por motivações profissionais, por exemplo. 

Tendo em vista que o inglês é um grande divisor de águas no mercado de trabalho, uma criança que aprende inglês de forma dinâmica e adequada à sua faixa etária tem tudo para ser um adulto sem limites para o que possa alcançar profissionalmente.

4. Formação de um cidadão global

Uma comunicação perfeita em inglês pode ser a chave perfeita para quem busca conhecer diversas culturas, e este é apenas um dos ganhos que se pode ter com o aprendizado do inglês ainda na infância. Ter a oportunidade de falar uma língua universal, que é praticada na maior parte dos países traz benefícios enormes para os futuros cidadãos do mundo.

Forma-se com isso, futuros adultos com muito mais independência para viajar e um maior aproveitamento das experiências em diversos países. Com isso, é possível conhecer diferentes culturas e dialogar com os costumes de várias nacionalidades. Tudo isso contribui também para o desenvolvimento de respeito pelas diferenças, visão globalizada e inúmeras possibilidades.

Agora que você já está super convencido sobre os ganhos do ensino de inglês para crianças, confira mais sobre os nossos cursos de inglês kids

E para quem quer se aprofundar mais no tema, separamos aqui uma matéria super bacana da BBC sobre o tema e as vantagens de acordo com cada idade para aprender um novo idioma.

Deixe um comentário