Vida pessoal X profissional: qual conduta o empreendedor deve adotar?
Não é uma tarefa nada fácil, atualmente, sair do trabalho e simplesmente descansar, sem pensar em nada que foi deixado no escritório, concorda? Isso acontece com profissionais dos mais diversos cargos, personalidades e segmentos, e se reforça consideravelmente no caso dos empreendedores.
Estabelecer um certo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode parecer muitas vezes impossível quando seu cotidiano e a profissão se misturam tanto, ao gerenciar o próprio negócio. Levar o trabalho para casa parece sempre inevitável, e conseguir deixar as preocupações e problemas no escritório junto da papelada e computador é uma missão e tanto.
Partindo do pressuposto que não conseguimos, literalmente, nos dividir em duas pessoas: uma que trabalha e outra que tem vida pessoal, é imprescindível saber balancear esses dois aspectos quando se é um empreendedor. Você tem feito uma autoavaliação colocando na balança sua vida pessoal x profissional?
Traçar as metas e conciliar todas as suas necessidades, interesses, determinar objetivos e prioridades com total clareza tem grande importância ao iniciar nessa jornada empreendedora. Visando manter relacionamentos saudáveis, saúde física e mental, bem estar, e muito sucesso nos negócios, separamos esse conteúdo com algumas dicas valiosíssimas para você.
Continue lendo e confira as melhores práticas para equilibrar a vida pessoal e profissional no caminho empreendedor!
1. Defina o que é, de fato, prioridade
Por mais simples e óbvio que possa parecer essa tarefa, é fundamental dedicar tempo para executá-la bem nos dois âmbitos. Em tempos em que falamos frequentemente que o dia deveria ter mais de 24 horas, e que tudo parece sempre urgente e prioritário, a chave está em compreender que não precisamos resolver absolutamente TUDO naquele momento específico.
A democratização e popularização dos dispositivos móveis e todo esse mundo hiperconectado contribuem fortemente para essa sensação de urgência e imediatismo constante. Contudo na vida pessoal e também na profissional é tão necessário quanto possível estabelecer uma linha lógica de prioridades e encontrar o momento certo para cada coisa ser feita.
No momento em que elegemos a ordem de prioridades em casa e no trabalho, o empreendedor conseguirá reduzir significativamente estresse, o nível de ansiedade, e possíveis atritos, otimizando o tempo e produtividade. Tudo isso sem passar por cima de tarefas, deixar de resolver pendências ou adiar compromissos importantes.
2. Estabeleça o quanto de tempo será dedicado ao trabalho (e cumpra!)
Para dar início à dica que demos anteriormente, é de grande importância, sendo um empreendedor, que você comece a pensar o período que será dedicado exclusivamente ao trabalho, e se esforçar ao máximo para não extrapolar. Sem uma agenda bem definida, com horários determinados para suas atividades, nada vai funcionar.
Tudo é semelhante à rotina de um funcionário comum de uma empresa, porém nesse caso o empreendedor ao possui maior liberdade e flexibilidade na rotina e horários, acaba caindo em uma bênção e também maldição, se não administrar devidamente o tempo de dedicação aos negócios.
Por isso, até para os empreendedores, é uma excelente prática definir um horário de trabalho, com intervalos, e tentar não levar trabalho para casa, evitando desgaste no momento que deveria ser de descanso e relaxamento com família, amigos ou consigo mesmo. A sua agenda profissional deve respeitar esse intervalo, e você deve ter a disciplina necessária para cumpri-la.
3. Separe um (valioso) tempo para você
Ainda seguindo a definição de prioridades, mesmo que pareça fora de realidade ou desnecessário para alguns, separar um período de tempo para você mesmo é uma das práticas mais importantes na conduta do empreendedor. Se você busca equilíbrio na vida pessoal e profissional é péssimo deixar de lado o chamado selfcare e a atenção que você precisar dar à sua família.
Por isso, ter um momento só seu é fundamental para o bem-estar físico e mental e a preservação das boas relações com quem é importante para você. Definir esse período é tão importante quanto respeitá-lo, desconectando-se das mensagens e ligações. O momento do dia e/ou da semana a ser separado independe, desde que nele você faça o que quiser.
A única regra aqui é que você esteja em contato com você mesmo e com o que gosta. Muitos optam por caminhar, ler, meditar, ou qualquer outra atividade que traga tranquilidade, relaxamento e até autoconhecimento.
4. Use a tecnologia como recurso para essa conciliação
Mas será que é possível manter a tecnologia favorável a quem busca se desconectar do trabalho de vez em quando? Claro! Afinal, por que não usá-la como uma ferramenta que pode ajudá-lo a conciliar a vida pessoal e profissional? As inúmeras soluções desenvolvidas para executar tarefas diversas, de forma mais rápida e eficiente, tanto para a gestão da sua empresa como para a vida familiar podem e devem ser bem utilizadas quando necessário.
Os dispositivos móveis como smartphones são bem mais do que meras ferramentas de entretenimento ou exclusivas de trabalho. É importante pesquisar, testar e aproveitar da melhor maneira aqueles que mais se adaptou à sua realidade e cotidiano.
5. Mantenha as finanças do negócio e as contas pessoais bem separadas
É consideravelmente comum, especialmente para os empreendedores iniciantes, que haja certa mistura das contas. Isso costuma acarretar muitos problemas para o empreendedor e também para os próprios negócios. Dessa forma, deve-se entender que cada conta e recursos devem ter suas finalidades.
A exemplo, a conta jurídica é exclusiva da empresa, enquanto a física serve a você e sua família. Uma prática fundamental é não realizar pagamentos, saques ou faça investimentos pessoais na conta empresarial e vice-versa. Para muito além de uma grande confusão com limites de gastos, isso pode atrapalhar bastante os dois orçamentos.
Há ainda a possibilidade de que você venha a enfrentar dificuldades fiscais ao misturar as duas contas nesse caso. Seja rigoroso, evite impulsos e defina regras claras.
6. Assuma a postura de líder nos dois âmbitos e delegue
Habilidades de grande relevância a qualquer empreendedor, aprender a delegar faz parte do que se assume a postura de liderança. Delegar determinadas funções economiza tempo, faz a equipe crescer e acreditar no negócio. Além disso, você expõe sua faceta de líder.
Além disso, a gestão de pessoas é uma habilidade que o empreendedor deve desenvolver para saber lidar com a equipe. Além disso, deve-se conhecer bem sua equipe, para que seja possível delegar com consciência cada tarefa. Escolhendo bem a pessoa mais adequada para cada função e administrando devidamente o tempo de execução.
Mas como isso impacta na vida pessoal? Certamente você já consegue compreender a resposta, certo? Afinal, não há nada pior do que o retrabalho, e do quanto certas atividades podem consumir recursos e tempo de todos, especialmente o seu, como líder. Assim, esse tipo de coisa tem enorme potencial de consumir o tempo que deveria ser dedicado à sua família e a você mesmo.
Nem tudo estará dentro do seu escopo, mesmo que caiba ao empreendedor grandes responsabilidades de análise, supervisão e importantes entregas. Porém, quanto melhor você conseguir liderar e delegar dentro da sua equipe, mais fácil se tornará, junto das demais práticas citadas aqui, manter um perfeito equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
O que achou do nosso conteúdo? Complementando nossas super dicas separamos aqui alguns segredos especialmente para você que deseja ser um empreendedor de sucesso, confira!