5 livros que todo empreendedor deveria ler
Estudos e pesquisas são certamente fatores fundamentais para as mais diversas atividades profissionais. Adquirir repertório intelectual pode ser o diferencial para o seu sucesso, especialmente ao lidar com situações complexas e na resolução de problemas no dia a dia. Afinal, quem não quer ser o “problem solver number 1” do mercado?
Para empreendedores, sejam novos ou os mais experientes, essa afirmação se torna ainda mais verdadeira, tendo em vista seu papel estrutural dentro do negócio.
Muitos empreendedores de sucesso contaram com a ajuda da livros para se capacitar e extrair importantes lições, refletidas no cotidiano de seus negócios. Alguns desses escreveram suas próprias obras e optaram por compartilhar com o mundo suas experiências, de sucesso e também de falhas. Sentar para aprender com eles é o mínimo que podemos fazer, certo?
Ler, de fato, é um ingrediente importante da receita de sucesso de famosos empreendedores como Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Warren Buffett. Frente à todas as inúmeras opções disponíveis, sejam obras de teóricos do business, marketing, finanças, liderança, dentre outros, resolvemos reunir aqui aquelas consideradas imprescindíveis para você.
Se você está iniciando na jornada empreendedora, recomeçando um negócio ou apenas descobriu recentemente um interesse por empreendedorismo, e está buscando livros que te ajudem a chegar ao topo, continue lendo e confira estes livros que todo empreendedor deveria ler
#1 – Aventuras Empresariais – John Brooks
Considerado um dos livros de cabeceira de (nada mais, nada menos que) Bill Gates, indicado ao fundador da Microsoft pelo megainvestidor Warren Buffett, o livro Aventuras Empresariais reúne uma série de artigos do jornalista John Brooks para o veículo The New Yorker. A obra evidencia o poder que as suas decisões possuem em alavancar ou destruir um negócio.
Foco nas decisões!
“O trabalho de Brooks é um grande lembrete de que as regras para administrar um negócio forte e criar valor não mudaram. Primeiro, há um fator humano essencial em cada empreendimento empresarial. Não importa se você tem um produto perfeito, um plano de produção ou um pitch de marketing; você ainda precisará das pessoas certas para liderar e implementar esses planos”, afirma Bill Gates sobre uma das obras de maior vendagem da editora Best Business.
Gates ainda comenta que, mais de duas décadas após ter recebido essa valiosa indicação de Warren, segue sendo o melhor livro de negócios que leu na vida. Uma memorável história retratada é da Xerox, descrita como fundamental para todos que trabalham na indústria da tecnologia. A empresa que simplesmente ignorou a área de pesquisa responsável pelo início da rede Ethernet e a primeira interface gráfica da forma que conhecemos (como o Windows), acreditando que esses produtos estavam fora do core business da empresa.
Essa e várias outras histórias bem e mal sucedidas compõem uma obra enriquecedora com temas-chave incluindo inovação, estratégia, dinâmica de mercados, ética e negócios.
#2 – O Mensageiro Milionário – Brendon Burchard
Escrito pelo fundador da empresa Experts Academy, é considerado aquele livro que vem para “mudar as regras do jogo”, com um importante conceito focado em descentralizar o conhecimento. Segundo o autor, seria perfeitamente possível lucrar ajudando as pessoas, monetizando o conhecimento de forma sistêmica, especialmente com o suporte da internet.
Utilizando do conceito de “mensagem” e “mensageiro”, é considerado um dos livros que todo empreendedor deveria ler por todo o seu teor tecnológico e inovador. O mensageiro seria você mesmo, empreendedor, que deseja fazer a diferença no mercado em que atua (ou deseja atuar) utilizando seu conhecimento da melhor forma para garantir seu sucesso através do sucesso de seus clientes.
Muitas pessoas (e você, provavelmente é uma dessas) deseja que seu negócio ou ideia, que agrega algum tipo de conhecimento específico, seja visto, admirado e principalmente, comprado por milhares de pessoas, trazendo retorno monetário. Um dos maiores gargalos pode estar em não saber como começar, não ter as ferramentas necessárias para vender sua proposta da melhor maneira.
Se identificou? Então, esse pode ser considerado uma espécie de manual que se propõe a ensinar o passo a passo para você vender a proposta do seu negócio e o conhecimento que deseja compartilhar.
#3 – Pense simples – Gustavo Caetano
Escrito pelo CEO da empresa Sambatech – líder em gestão e distribuição vídeos online na América Latina e uma das empresas mais inovadoras da América Latina segundo a FastCompany- o livro já começa inspirador e brilhando nossos olhos devido ao case de sucesso vindo aqui mesmo da nossa terra brasilis!
A obra traz dicas valiosas para quem deseja começar, de fato, a empreender e destaca a importância de se manter simples (sim, o título não é por acaso), leve e ágil para alcançar os melhores resultados com seu negócio. O autor chega a citar fatores de grande atenção que compõe o chamado “DNA do empreendedor”, e passando a bola para você, destaca que inovar pode ser muito mais fácil do que parece quando você tem a mentalidade certa!
O Gustavo que também é fundador da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) é conhecido nacionalmente por levantar a bandeira do empreendedorismo no Brasil. Foi eleito também como um dos empreendedores mais brilhantes do mundo com menos de 35 anos pelo MIT, e considerado pela Business Insider como o Mark Zuckerberg brasileiro. Olha só que incentivo para ler esse livro, hein?
#4 – Estratégia do Oceano Azul
Escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, professores da escola de negócios INSEAD, “Estratégia do Oceano Azul” (do inglês “The Blue Ocean Strategy”) é uma obra amplamente conhecida no mundo do business, e por si só já entra com mérito na lista de livros que todo empreendedor deveria ler. A obra mostra basicamente uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.
Mas por que isso é tão importante?
O que seria do oceano azul se não existisse um oceano vermelho, não é mesmo? O chamado “oceano vermelho” seria definido como um cenário de extrema competição, levando a margens de lucro muito pequenas e, em alguns casos, à comoditização de produtos e serviços.
Isso pode ocorrer principalmente devido a essa “luta” entre as empresas ter o poder de transformar rapidamente toda a inovação alcançada entre elas em algo obsoleto.
Assim, esse livro vem com a proposta de ensinar de forma didática como detectar e explorar novos mercados, “livres de concorrentes”. Apresentando metodologia, uma série de ferramentas e 8 pontos, praticamente como “mandamentos”, a obra é fundamental para todos os empreendedores que desejam fugir do sangrento e competitivo oceano vermelho para navegar com muito mais sucesso pelas calmas águas e prósperas do oceano azul dentro do seu segmento.
#5 – Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler
Junto a Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Philip Kotler – conhecido por ser o “dinossauro” mais aclamado e estudado por profissionais de marketing no mundo inteiro – se debruça em importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0) nessa atualização de sua famosa obra.
Mas os empreendedores precisam entender tanto de marketing? Não seria mais fácil contratar algum especialista?
A resposta já foi dada no começo desse conteúdo, hein! Afinal, conhecimento no empreendedorismo nunca é demais, ainda mais quando falamos em um ponto tão importante para os negócios como o marketing. Um empreendedor que consegue ter uma visão clara e ampla sobre o mercado, posicionamento e público que deseja atingir, certamente sairá na frente na corrida rumo ao sucesso.
Inclusive, já fala-se bastante no conceito de marketing empreendedor. Então, já sabemos que o tema merece sua atenção total!
Voltando a nossa super indicação, que fecha essa lista de livros que todo empreendedor deveria ler… No Marketing 4.0, os autores mostram não apenas como a conectividade alterou radicalmente o modo como vivemos, mas também como esse tipo de recurso é benéfico para o consumidor na era digital.
Além disso, a obra é de grande valia no que concerne à adoção desse novo conjunto de métricas e práticas de marketing, fundamentais para se desenvolver nesse ambiente tão mutável, complexo e competitivo. A premissa básica é de que o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.
Para identificar as novas tendências e aplicações do marketing digital compreendendo melhor esse “novo” movimento e todo o seu impacto social, essa é a indicação da vez. Com uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro, a obra oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz!
Gostou das nossas dicas? Comenta aqui se você conhece mais livros de empreendedorismo e compartilha com os amigos!