Profissões do futuro

Profissões do futuro: 5 Principais habilidades necessárias para se atualizar

In abril 15, 2020
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O advento dos mais diversos recursos tecnológicos em nossa sociedade têm provocado reações de desconfiança e certo receio em profissionais de vários segmentos. Essa evolução é o que possui o temido potencial de “extinguir” algumas profissões, reconfigurar mercados e criar novas funções. 

A automação de processos e a adoção de sistemas inteligentes não pode ser visto como vilão, visto que otimizou em muito o trabalho operacional feito manualmente. Este distanciamento da manufatura tradicional e da indústria de serviços como as conhecemos já é uma realidade. 

Chegamos na era cognitiva, esta vem sendo impulsionada por inovações tecnológicas, automação e inteligência artificial. Tudo isso permite um nível de criatividade, otimização e colaboração jamais visto.

Nesse cenário, o medo de ser substituído por máquinas  ao mesmo tempo que se fundamenta em alguns casos, não pode causar paralisia nos profissionais, pelo contrário. Este pode e deve ser o impulso para identificar que tipo de competência são necessárias de serem aperfeiçoadas e desenvolvidas para se adequar à profissões do futuro. Não mais importa o que um profissional sabe, mas a velocidade com que ele absorve o conhecimento necessário para aquela atividade/função.

Mas afinal, o que é um profissional do futuro?

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), o termo “profissional do futuro” surgiu diante da necessidade de adaptação aos novos modos de produção e às profissões que têm ganhado mais destaque. O Banco Mundial, responsável pela divulgação do relatório em 2018, ressalta que as crianças do atual ensino fundamental vão trabalhar em setores ou ocupações que ainda não existem. 

Pesquisas da World Economic Forum apresentam dados levantados nos últimos estudos entre milhares de gestores e lideranças. Ao pesquisar sobre as habilidades desejadas nos profissionais a partir desse novo cenário, surgiu o “The Future of Jobs: Employment, Skills and Workforce Strategy for the Fourth Industrial Revolution”.

Neste relatório completo sobre o futuro dos mercados de trabalho diante de todas as mudanças em curso, além dos valiosíssimos dados de evolução por área em relação aos impactos das novas tecnologias na força de trabalho, surgem também algumas habilidades importantes que apresentaram crescimento considerável de 2015 à 2020 por diversos mercados.

Algumas das citadas se referem à resolução de problemas complexos, habilidades sociais, de processos, cognitivas, técnicas e de gestão. Além desta, a conhecida consultoria McKinsey também revelou informações relevantes sobre o tema na pesquisa “Skill shift: Automation and the future of the workforce”.

O relatório que se baseia em dados norte-americanos, aponta que até 2030 as horas trabalhadas em tarefas físicas ou manuais terão uma redução de 14%. Já as tarefas que requerem habilidades cognitivas básicas seguem um caminho semelhante, tendo em vista que assim como as manuais, em certos casos podem ser facilmente substituídas por algum tipo de automação. 

A McKinsey vai ainda mais fundo ao destacar habilidades que estarão em alta nos próximos anos, corroborando com o relatório do World Economic Forum. Surgem as cognitivas avançadas, com crescimento de 8%, habilidades sociais e emocionais, com aumento de 24%, e, por fim competências tecnológicas, com alta de 73%.

Mas o que dados como estes representam para nós na prática? As constantes mudanças do mercado, os novos perfis de consumidor e formas de consumir, as novas tecnologias e a globalização, resultaram em transformações significativas nas profissões

Com isso em mente, a pergunta que vale um milhão é: o que é necessário para se tornar um profissional que seguirá sendo procurado pelas empresas no futuro? Pensando em responder e te ajudar a se tornar um super profissional do futuro, trouxemos as 5 principais habilidades que você precisa desenvolver. Continue lendo e confira!

Habilidades desejadas nas profissões do futuro

#1 Resolução de problemas complexos

Digna de ocupar o primeiro lugar da nossa lista, mesmo que esta não esteja organizada por ordem de relevância, a habilidade de resolver problemas complexos é frequentemente citada em respeitadas pesquisas sobre profissões do futuro, conforme apresentamos aqui.

Dessa forma, vemos o quanto esta é uma competência valiosa, visto que os problemas complexos podem surgir em qualquer contexto corporativo em diferentes momentos. Nesse caso, solucionar problemas se relaciona à capacidade de usar um conjunto de estratégias para responder, de forma eficaz, a determinado problema. 

A partir de um diagnóstico ágil e efetivo sobre problema, surge a proposição de boas alternativas e novas perspectivas, que em sua maioria envolvem grande colaboração até chegar à solução. Vemos aqui também que uma habilidade em si envolve diversas outras, como trabalho colaborativo, pensamento analítico e nosso próximo tópico: criatividade. 

#2 Criatividade

É comum surgir a ideia de que um profissional criativo é apenas aquele que trabalha com artes, design, ou profissões do gênero. Contudo, a criatividade já é uma das habilidades mais úteis para as profissões do futuro, especialmente quando falamos em criar novas formas de executar tarefas e projetos.

Ser criativo no ambiente corporativo significa mostrar para a empresa a valorizada capacidade de inovação, aprimoramento de novas habilidades e consequentemente maximizar a performance. Levar até o gestor soluções criativas que podem ajudar a resolver um problema atípico ou até cotidiano pode ser um importante pontos de destaque.

Muito fala-se que no futuro as máquinas serão os responsáveis pelas respostas e que nós iremos ser os responsáveis pelas perguntas. Assim, devemos pensar sempre em inovar e manter o contato com boas referências, sejam elas profissionais, intelectuais e culturais. 

Esse é o ponto chave para que os profissionais do futuro tenham maior repertório, ou seja, uma riqueza de informações no background, extremamente úteis para trazer criatividade à projetos mais inovadores e disruptivos.

#3 Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma das habilidades de maior interesse por empregadores e como tendência para as profissões do futuro. Isso se deve ao fato do quanto relevante em contextos para opinar de modo construtivo sobre sugestões, equipes e projetos realizados. Esse fator se reforça quando falamos em cargos mais altos, de liderança, por exemplo.

Quando se tem iniciativa e discernimento crítico para auxiliar a detectar erros e a perceber as forças e fraquezas da equipe torna-se muito mais fácil para desenvolver ou suprimir o que for necessário. Tudo isso é o que mais se valoriza na era das profissões do futuro.

Nesse sentido, visualizar os problemas a partir de diferentes perspectivas por trás dos fatos é importante e vem justamente da habilidade de pensamento crítico. Isso por que essa capacidade passa por saber fazer boas perguntas a respeito do que se ouve e no paralelo pensar em alternativas para as proposições.

#4 Inteligência Emocional

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre algumas das habilidades citadas aqui, mas nunca antes se falou tanto de inteligência emocional quanto agora. Esta é vista como uma característica que potencialmente diferencia o nível de performance de um colaborador e um trabalho ou papel, tanto na empresa, quanto na família e sociedade. 

A valorização desta característica só cresce quando falamos nas profissões do futuro principalmente pela relevância que tem um profissional com a capacidade de entender e lidar com as próprias emoções. Dessa forma, o profissional do futuro é muito mais capaz de contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais colegas de trabalho.

Obviamente a inteligência emocional não é apenas uma característica que não pode ser trabalhada e aperfeiçoada. Alguns podem possuir maiores dificuldades e outros mais facilidade em lidar com as emoções. No cenário ideal, o profissional capaz de controlar sentimentos ruins, não os demonstrando e de avaliar corretamente determinados cenários difíceis, se mostra muito mais confiante e focado nos objetivos e no crescimento saudável na carreira.

#5 Habilidades tecnológicas

Chegamos ao último, mas definitivamente não menos importante, habilidade amplamente citada como fundamental para se adaptar às profissões do futuro. Sendo citada como uma espécie de extensão da capacidade de adaptação à novos cenários, o desenvolvimento de familiaridade e domínio de novas tecnologias não exige que todos os profissionais tornem-se experts em códigos.

É praticamente uma habilidade de sobrevivência para diversos mercados, especialmente em cargos técnicos ou que envolvem diretamente a operações de aparato tecnológico. Temos que aprender a lidar com as máquinas, aprender com elas e ensiná-las.

A era tecnológica já chegou e com ela toda agilidade para adaptação é necessária. No ambiente corporativo, profissionais que atuam com o devido domínio das tecnologias gera muito menos retrabalho, economia de recursos, otimização do trabalho, processos e entregas.

Para esta e todas as demais habilidades citadas aqui (e até as que não foram citadas) envolvem a evolução do conhecimento, que deve ser constante. É preciso combinar conhecimento e principalmente se atualizar com frequência para não se tornar um profissional obsoleto nesse futuro que já é agora!

Aproveita todo esse conhecimento já adquirido e compartilha com pessoas do seu vínculo que também estão de olho nas profissões do futuro. E para ajudar ainda mais no seu processo de atualização confere aqui nosso conteúdo com 5 livros que todo empreendedor deveria ler!

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