Entretenimento gratuito na quarentena: 5 opções para te distrair no isolamento
Enquanto as semanas de quarentena se passam cresce a preocupação com todo esse contexto trazido pelo novo Coronavírus e também surgem situações específicas do isolamento. Como medida de contingência, o incentivo para que as pessoas fiquem em casa torna-se cada dia mais necessário para que possamos reduzir o contágio, permitindo que possamos voltar ao nosso cotidiano gradativamente muito em breve.
Com isso, surge o mais novo e irreverente termo de “quarenteners” e as questões típicas do contexto dessas pessoas, que felizmente conseguem contribuir com as medidas ficando em casa: O que fazer para afastar o tédio após as reuniões remotas, maratonas de séries e faxinas na casa? Nós entendemos perfeitamente que o momento é difícil e que muitas vezes nos pressionamos para tentar manter uma rotina “normal”. Contudo, pensamos que é uma boa dica aproveitar o tempo ocioso como uma boa oportunidade para colocar atividades aleatórias e prazerosas em prática.
Pensando em todas as diversas opções gratuitas de entretenimento e produtividade que surgiram como iniciativas de diversas empresas, resolvemos compilar aqui os melhores e mais diversos itens para que você possa aproveitar. Então, continue lendo e confira o que há de melhor para fazer gratuitamente durante a quarentena!
Opções gratuitas para aproveitar durante a quarentena!
1 – Para os leitores de plantão
Uma das opções de entretenimento gratuito para aproveitar na quarentena que gerou mais repercussão foi a oferta da Amazon Brasil. A empresa disponibilizou um grande catálogo de e-books gratuitos pra baixar e ler no seu dispositivo Kindle ou semelhantes. Os títulos vão desde clássicos da literatura brasileira, infantis, filosóficos, romances, gastronômicos, científicos, acadêmicos, dentre vários outros. Tem livros para todos os gostos!
Além disso, a conhecida plataforma Scribd também disponibilizou uma parte de seu acervo de forma gratuita para você que busca o que ler na quarentena. Após realizar seu cadastro você ganha 30 dias de acesso aos milhões de livros, audiobooks, artigos de revistas e muitas outras opções.
2 – Para quem busca conhecimento de qualidade
Como nem só de filmes e séries vive o “quarentener” há diversas instituições respeitadas no segmento de educação que também entraram nessa corrente do bem disponibilizando conteúdo gratuito. Conheça mais sobre as opções disponíveis e garanta ocupar a mente com conhecimento de qualidade.
- Udemy: Cerca de 40 cursos de formação para áreas diversas, desde design, marketing, tecnologia da informação, negócios, etc.
- Senai: Foram disponibilizados 15 cursos gratuitos para quem busca capacitação em áreas como Tecnologia da Informação, finanças, empreendedorismo, dentre outros.
- Olhar de Cinema: Foram liberados todos os vídeos dos cineclubes, com direito à insights e transmissões ao vivo por 30 dias, especialmente para quem busca capacitação e se integrar na área audiovisual.
- FGV: Um total de 55 cursos online totalmente gratuitos com direito à um respeitado certificado em formações em áreas como marketing e vendas, educação, finanças, direito, economia, dentre outras.
- Harvard: Uma das mais famosas universidades do mundo liberou gratuitamente 100 cursos em 14 áreas, dentre elas: leis e política, artes e design, negócios e gestão, ciências da computação, dentre diversos outros, com todo o reconhecimento de um certificado de conclusão ao final.
3 – Para manter o corpo em movimento
Diversas empresas garantiram que você poderá ter excelentes opções para manter o corpo em movimento durante essa quarentena, então confira a seguir o que está a sua disposição gratuitamente para sair do sedentarismo.
- Boate Class: A conhecida escola de dança está promovendo durante o isolamento social um pacote de aulas de dança gratuitas disponibilizadas sempre na forma de lives no perfil deles no Instagram. Basta colocar uma roupa confortável, alongar e se preparar para dançar hits famosos de divas como Beyoncé. O ritmo está em dia? Não se preocupe pois o que importa é se divertir!
- SmartFit: A famosa franquia de academias liberou para seus alunos uma plataforma de treinos online com aulas em vídeos para os mais diversos objetivos, mas se você não era aluno lá você também pode acessar a plataforma. Basta acessar o site específico do “Treine em Casa”, escolher sua meta e começar a treinar!
- Bodytech: Mais uma rede de academias com uma super opção para os “quarenteners” se movimentarem mesmo dentro de casa. A opção aqui vem através de um aplicativo, o BTFIT, gratuito durante 15 dias para qualquer pessoa acessar aulas e dicas de treinos, sendo aluno ou não da academia.
- 21 dias de Yoga: A conhecida instrutora de Yoga Pri Leite abriu um desafio saudável em seu canal no YouTube, a série “21 dias de Yoga”, com enfoque no amor próprio. Incrível não é? A série de vídeos foi gravada e lançada antes do período de quarentena, mas se mostram muito mais úteis e relevantes para nós neste momento, não acha? Aproveite para treinar corpo e mente
4 – Para os fãs de games
Muitas das mais conhecidas empresas de games também pensaram no seu público e em como poderiam tornar a quarentena ainda mais divertida para todos. Com isso, algumas delas disponibilizaram várias opções de jogos pra você aproveitar gratuitamente! Dá para agradar todos os tipos de gamers e para diferentes plataformas.
Confira a lista da The Enemy aqui e aproveite as opções que vão de Call of Duty: Warzone, Fortine à Dota 2, LOL e vários outros!
5 – Para quem ama um programa cultural
Enquanto temos que manter o distanciamento social e evitar aglomerações torna-se impossível visitas à exposições, festivais, óperas, shows e diversas outras opções culturais, certo? Errado! Várias instituições gringas disponibilizaram para nós um passe VIP para visitas sem precisar sair da segurança e conforto do lar. Confira abaixo mais sobre algumas destas:
- Museu do Louvre: Isso mesmo, o museu mais famoso do mundo está disponibilizando exibições online para quem sempre sonhou em conhecer as obras. Sendo possível inclusive um “tour” por três espaços do Louvre: a ala do Egito Antigo, o fosso (escondido no porão) e a Galerie d’Apollon. É um panorama bem interessante do museu, com a possibilidade de tocar nos objetos expostos para ver mais detalhes de cada obra e mais informações.
- Casa de Anne Frank: A plataforma do Google Arts & Culture está junto com o museu para garantir uma exposição online com imagens em 360ª graus à todos que tenham interesse nesse super programa durante a quarentena. Você pode conferir toda a casa onde viveu a família Frank em Amsterdã. No site também estão disponíveis documentos históricos, como a única fotografia de Anne ao lado da família.
- Metropolitan Opera: Localizada em Nova York e obrigada a cancelar as apresentações, como praticamente tudo que exige interação social, a famosa Ópera norte-americana lançou uma série de óperas online em alta-definição para sua apreciação. Os vídeos ficam disponíveis por mais 20 horas no site oficial.
- Museu Nacional: A tradicional instituição carioca que tragicamente sofreu um grave incêndio em setembro de 2018 agora conta com o suporte do Google Arts & Culture para que possamos visualizar o local exatamente como era antes da tragédia. Felizmente todas as peças foram digitalizadas e podemos realizar um tour virtual pelas instalações do museu e apreciar os cerca de 164 artefatos que foram perdidos.
- Museu do Grammy: A série Programs at Home é iniciativa do Museu do Grammy para disponibilizar online vários conteúdos digitais inéditos em seu site oficial. A promessa é que será possível conferir entrevistas com vários artistas, sendo sempre lançados nas sextas-feiras, com a possibilidade de visualizar também as exibições passadas.
Ufa! Chegamos aqui ao fim das nossas super dicas de entretenimento e produtividade gratuita para aproveitar durante a quarentena e manter o astral em alta no isolamento. Estamos em casa mas não precisamos ficar entediados, não é mesmo? Por isso, confira também nosso conteúdo com os melhores filmes para assistir na netflix e ainda aprender inglês durante a quarentena!
1 Comentários