5 ideias de como utilizar inglês com crianças em casa
Se você é mãe, pai, dindo, dinda, conhece ou convive com algum bebê ou criança pequena e adoraria que esta criança pudesse ter contato com inglês desde pequenininha, porém não se sente seguro em iniciar este processo, vem comigo que vou dar algumas dicas de como podemos trazer o inglês para o dia-a-dia da criança, mesmo sem nós, adultos, dominarmos em 100% o idioma.
A primeira dica é: esteja disposto. A disposição é fundamental, pois somente com canais de Youtube, Spotify playlists, series e cartoons na Netflix não teremos o resultado desejado. Estes recursos são fundamentais e nos dão um suporte incrível, porém, crianças pequenas só aprendem com vínculo emocional e muita experiência, por isso, a presença e a interação de outra pessoa é indispensável.
Cante, faça gestos, decore as songs que o Youtube e o spotify nos oferecem até que a criança as reconheça e também interaja com elas. Da mesma forma, explore os vocabulários, os characters e as principais frases dos cartoons, séries e filmes da Netflix. Ajude e estimule a criança a interagir com o enredo e contar o que está acontecendo, utilizando palavras e expressões em inglês.
Quando cantamos ou falamos e conseguimos utilizar gestos, estamos utilizando um recurso chamado TOTAL PHYSICAL RESPONSE, que proporciona uma assimilação mais rápida do gesto com a expressão e o significado, potencializando ainda mais o aprendizado.
Quando cantamos songs como, “The Wheels on the Bus”, “Head Shoulders Knees and Toes”, “If you are happy and you know it clap your hands” e utilizamos os gestos de acordo com a song, temos uma resposta muito mais rápida do que quando não utilizamos os gestos. É como darmos vida e interpretação a música.
Confira a dicas dos canais:
No Youtube, músicas:
Cocomelon
Tem objetivo de engajar as crianças e suas famílias com conteúdo e músicas de entretenimento e educativas.
ChuChu TV
Canal com animações coloridas que apresenta músicas educativas e envolventes.
Dave & Ava
Séries animadas com músicas apresentadas pelos personagens Dave e Ava.
Super Simple Songs
Um canal super bacana que é liderado por educadores que cuidadosamente fazem a seleção das melhores músicas para as crianças.
Lottie Dottie Chicken
Canal com músicas da galinha pintadinha em inglês, que contempla desde crianças pequenas e envolve toda a família.
Little Baby Bum
É um canal para crianças que contempla várias músicas tradicionais e recentes de maneira divertida.
The Crosbys
Canal de uma menina de 7 anos que canta com a família desde os 3 anos.
No Youtube, interação:
Blippi
Blippi leva as crianças a uma linda e divertida jornada de aprendizado, contemplando vocabulários e expressões em diversos contextos.
Na Netflix:
Daniel Tiger
Voltado para crianças de idade de pré-escola traz assuntos relacionadas a família, amizade e imaginação.
Lhama Lhama
Personagem literário adorado pelas crianças, tanto nos livros, quanto na séries trata de assuntos relacionados ao dia-a-dia da família
[Vídeo 1] – Criança com 1 ano e 7 meses interagindo com a música em inglês.[Vídeo 2] – Criança com 1 ano e 7 meses interagindo com a música em inglês.
[Vídeo 3 e 4] – Criança com 3 ano e 5 meses cantando música em inglês.
A segunda dica é: Brinque, brinque e brinque. Explorar todo o vocabulário que os brinquedos da criança possam oferecer. Os toys que as crianças têm são recursos riquíssimos, pois elas já estão familiarizadas a eles.
Busque saber o nome e a pronúncia correta dos brinquedos favoritos da criança, como BALL, CAR, DOLL, BOOK, TENT, TEDDY BEAR… , dos instrumentos musicais que ela possui, dos animais que representam os brinquedos, e depois explore cores, tamanhos, formas. Só aí, temos uma boa revisão de vocabulário para o adulto que estará guiando as brincadeiras e atividades e muito vocabulário para as crianças. Quanto mais você se esforçar para usar inglês com a criança, melhor seu inglês também será.
Muitas famílias pensam que para usar outro idioma precisamos comprar materiais especiais, como livros em inglês ou jogos como memory game e flash cards, por exemplo. É claro que se pudermos ter estes materiais, teremos ainda mais auxílio.
Porém, quando falamos de crianças pequenas, muitas, ainda nem são alfabetizadas e a terceira dica é que podemos utilizar livros em português, contando a estória e também explorando os vocabulários através das imagens, o mesmo com os jogos de memória ou cards que temos em casa, nos quais podemos trabalhar letras, números e profissões utilizando inglês.
Geralmente a representação é a pela imagem do número, da letra e da profissão, por exemplo e não da palavra escrita, o que nos possibilita transportar nossa criança para uma atividade super lúdica, em inglês.
[Vídeo 5] – Criança de 2 anos e 8 meses interagindo com brinquedos comuns.My body! My face! A quarta dica é explorar as partes do corpo, as partes do rosto é uma atividade divertida que pode ser feita com o corpo e o rosto das crianças, dos bonecos e bonecas e também com desenho. Gostamos muito de desenhar e de fazer atividades com movimento. Por exemplo:
- touch my nose
- point to your knees
- kiss mommy’s tummy
- show me your legs
- wave your arms
- clap your hands
- stomp your feet
- blink your eyes
A dica cinco é que em complemento às atividades do corpo podemos utilizar momentos como a hora do banho e de escovar os dentes, que são parte da rotina, para nos divertir com as crianças, explorando os vocabulários e expressões como:
- shower time/bath time
- let’s take a bath/let’s take a shower
- Wash your hair, your feet, legs, neck, shoulders (explorar todas as partes do corpo)
- Brush your teeth
- Levar os toys para o banho e crayons que possibilite a pintura na cerâmica também são atividades lúdicas, que possibilitam uma experiência incrível e podemos usar muito inglês.
A intenção destas dicas é mostrar para vocês, que mesmo não tendo a possibilidade de criar nossos filhos bilíngues, ao trazermos este tipo de atividades para o dia-a-dia conseguimos adiantar muito conhecimento e abrir muitas oportunidades a eles. Se você gostou deste conteúdo e conhece alguma família que também gostaria de ter acesso, compartilhe e fique ligado nas próximas dicas.
Texto escrito por Bianca Dewes, Co-founder da Hey Peppers!